Evento acontece de forma presencia’ no Expo Center Norte, em São Paulo, com transmissão ao vivo e digital pelo ABF Transforma
20/06/2022
Teve início nessa segunda-feira, a 7ª edição ABF Franchising Week, semana que reúne o maior congresso de franquias da América Latina e a maior feira de franchising do mundo, a ABF Franchising Expo. Após duas edições totalmente digitais em função da pandemia do coronavírus, a semana de imersão no mundo das franquias acontece no formato híbrido, com participações presenciais e transmissão online e ao vivo. Além da parceria da Caixa e do Governo Federal.
A abertura oficial do megaevento da Associação Brasileira de Franchising foi realizada pelo presidente da entidade, André Friedheim, e vice-presidente, Antonio Moreira Leite. Os líderes agradeceram a participação de todos os presentes e conectados digitalmente, falaram da importância do setor durante a crise sanitária e econômica causadas pela covid-19 e suas consequências que seguem sendo enfrentadas e fortalecendo cada vez mais o setor.
Em seu discurso de abertura, Friedheim, destacou a importância do engajamento do setor e da força colaborativa do franchising, que estará reunido essa semana no Expo Center Norte, em São Paulo, após novos desafios nos últimos dois anos. “Ninguém estava preparado para a pandemia. Ela mudou nossas vidas pessoal e profissionalmente. Mas estamos aqui em plena retomada dos negócios e juntos para abrir os trabalhos dessa semana incrível pois o franchising passou por tudo isso de cabeça erguida”, afirmou ao comentar que esse ano o faturamento do sistema no Brasil deve ultrapassar a marca dos R$ 200 bilhões.
“O franchising mostrou maturidade e organização passando por todo esse período de cabeça erguida. Queremos e iremos quebrar a barreira dos R$ 200 bilhões de faturamento neste ano. Hoje, contamos com um sistema de franquias muito mais digital, multicanal e fortalecido pelo seu DNA colaborativo”, ressaltou Friedheim.
Antes de finalizar, agradeceu os patrocinadores do evento, a diretoria da entidade e os colaboradores pelo empenho e dedicação ao preparar todos os eventos da semana. Para saber mais sobre a programação, clique aqui.
Seminário setorial de Foodservice
Dando início ao seminário, João Baptista Silva Junior, coordenador da Comissão de Food Service da ABF e Diretor de Franquias e Expansão do Rei do Mate, foi convidado ao palco pelo vice-presidente da entidade e agradeceu a todos os patrocinadores do simpósio: 6place, Heineken, Link, Sodexo e apoio da Pizza Creck.
“Franchising é a arte de estar em conflitos, o que pode ser muito bom para você se desafiar e buscar novos desafios”, afirma Junior.
Performance do Franchising no Segmento de Alimentação e Pesquisa Setorial
Em seguida, a Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, Alexandre Santoro, CEO do Grupo International Meal Company (IMC) e Tom Moreira, vice-presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo, subiram ao palco para ministrar a palestra Performance do Franchising no Segmento de Alimentação e Pesquisa Setorial de Food Service.
De acordo com Simone , 54% do faturamento do franchising brasileiro é composto pelo setor de alimentação, o que colabora para a representatividade das 68 marcas que responderam à Pesquisa Setorial 2021/22, entre os dias 11 de abril e 17 de maio de 2022.
A nova edição do Setorial de Food Service mostra que 82% das lojas integram seus dados com a franqueadora, 91% das redes possuem multifranqueados, 46% apontam unidades com menu reduzido como principal alternativa de expansão, 56% adaptaram seus menus para exposição digital e 94% concordam que programas de fidelidade são importantes. A amostra da pesquisa representa 54% do faturamento e 44% das unidades do segmento.
Para Leite, o delivery foi impulsionado nesses últimos anos, no entanto, os desafios aumentaram significativamente, como o disparo da inflação no setor. “A retomada do atendimento balcão – presencial – nos restaurantes, bares, lanchonetes etc. ainda é mil vezes mais importante e se faz cada vez mais necessário, é a partir daí que você conquista o delivery”.
Finalizando o painel, Santoro falou sobre os principais desafios que uma grande empresa de alimentação enfrenta para garantir a eficiência das operações “é um constante ponto de atenção nas lojas e nos restaurantes”. Além do auxílio da tecnologia com o estreitamento da relação com o cliente.
Foto: Keiny Andrade.