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ABF FW: maior evento de franquias da AL volta ao híbrido

ABF FW: maior evento de franquias da AL volta ao híbrido
FW reúne especialistas do setor de Food Servie

Evento acontece de forma presencia’ no Expo Center Norte, em São Paulo, com transmissão ao vivo e digital pelo ABF Transforma

20/06/2022

Teve início nessa segunda-feira, a 7ª edição ABF Franchising Week, semana que reúne o maior congresso de franquias da América Latina e a maior feira de franchising do mundo, a ABF Franchising Expo. Após duas edições totalmente digitais em função da pandemia do coronavírus, a semana de imersão no mundo das franquias acontece no formato híbrido, com participações presenciais e transmissão online e ao vivo. Além da parceria da Caixa e do Governo Federal.

A abertura oficial do megaevento da Associação Brasileira de Franchising foi realizada pelo presidente da entidade, André Friedheim, e vice-presidente, Antonio Moreira Leite. Os líderes agradeceram a participação de todos os presentes e conectados digitalmente, falaram da importância do setor durante a crise sanitária e econômica causadas pela covid-19 e suas consequências que seguem sendo enfrentadas e fortalecendo cada vez mais o setor.

Em seu discurso de abertura, Friedheim, destacou a importância do engajamento do setor e da força colaborativa do franchising, que estará reunido essa semana no Expo Center Norte, em São Paulo, após novos desafios nos últimos dois anos. “Ninguém estava preparado para a pandemia. Ela mudou nossas vidas pessoal e profissionalmente. Mas estamos aqui em plena retomada dos negócios e juntos para abrir os trabalhos dessa semana incrível pois o franchising passou por tudo isso de cabeça erguida”, afirmou ao comentar que esse ano o faturamento do sistema no Brasil deve ultrapassar a marca dos R$ 200 bilhões.

“O franchising mostrou maturidade e organização passando por todo esse período de cabeça erguida. Queremos e iremos quebrar a barreira dos R$ 200 bilhões de faturamento  neste ano. Hoje, contamos com um sistema de franquias muito mais digital, multicanal e fortalecido pelo seu DNA colaborativo”, ressaltou Friedheim.

Antes de finalizar, agradeceu os patrocinadores do evento, a diretoria da entidade e os colaboradores pelo empenho e dedicação ao preparar todos os eventos da semana. Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Presidente da ABF, André Friedheim, e o vice-presidente, Tom Moreira Leite, durante abertura da ABF Franchising Week
Presidente da ABF, André Friedheim, e o vice-presidente, Tom Moreira Leite, durante abertura da ABF Franchising Week

Seminário setorial de Foodservice

Dando início ao seminário, João Baptista Silva Junior, coordenador da Comissão de Food Service da ABF e Diretor de Franquias e Expansão do Rei do Mate, foi convidado ao palco pelo vice-presidente da entidade e agradeceu a todos os patrocinadores do simpósio: 6place, Heineken, Link, Sodexo e apoio da Pizza Creck.

João Baptista Silva Junior, coordenador da Comissão de Food Service da ABF e Diretor de Franquias e Expansão do Rei do Mate

“Franchising é a arte de estar em conflitos, o que pode ser muito bom para você se desafiar e buscar novos desafios”, afirma Junior.

Performance do Franchising no Segmento de Alimentação e Pesquisa Setorial

Em seguida, a Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, Alexandre Santoro, CEO do Grupo International Meal Company (IMC) e Tom Moreira, vice-presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo, subiram ao palco para ministrar a palestra Performance do Franchising no Segmento de Alimentação e Pesquisa Setorial de Food Service.

De acordo com Simone , 54% do faturamento do franchising brasileiro é composto pelo setor de alimentação, o que colabora para a representatividade das 68 marcas que responderam à Pesquisa Setorial 2021/22, entre os dias 11 de abril e 17 de maio de 2022.

A nova edição do Setorial de Food Service mostra que 82% das lojas integram seus dados com a franqueadora, 91% das redes possuem multifranqueados, 46% apontam unidades com menu reduzido como principal alternativa de expansão, 56% adaptaram seus menus para exposição digital e 94% concordam que programas de fidelidade são importantes. A amostra da pesquisa representa 54% do faturamento e 44% das unidades do segmento.

Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, Alexandre Santoro, CEO do Grupo International Meal Company (IMC) e Tom Moreira Leite, vice-presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo

Para Leite, o delivery foi impulsionado nesses últimos anos, no entanto, os desafios aumentaram significativamente, como o disparo da inflação no setor. “A retomada do atendimento balcão – presencial – nos restaurantes, bares, lanchonetes etc. ainda é mil vezes mais importante e se faz cada vez mais necessário, é a partir daí que você conquista o delivery”.

Finalizando o painel, Santoro falou sobre os principais desafios que uma grande empresa de alimentação enfrenta para garantir a eficiência das operações “é um constante ponto de atenção nas lojas e nos restaurantes”. Além do auxílio da tecnologia com o estreitamento da relação com o cliente.

Foto: Keiny Andrade.