O que você quer?

Se você pudesse tomar uma decisão hoje, qual seria? Quando sabemos aonde queremos chegar e o que queremos conquistar, a estrada fica bem mais fácil de percorrer.

Tempo estimado de leitura: 7min51

Em 3 meses, R$ 54,253 bilhões: esse é o franchising brasileiro

MERCADO

A pergunta de milhões (ou, melhor, de bilhões) desta edição é: quanto faturou o franchising no segundo trimestre deste ano💰? Então, já anota aí: R$ 54,253 bilhões.


Além de ser uma cifra volumosa, o que isso significa abfnius? Crescimento de 12,9% sobre o 2º trimestre de 2022 e mais do que isso: trata-se do oitavo trimestre consecutivo de alta, o que consolida a plena recuperação do período pandêmico.


E sabe o que motivou esse desempenho? + negócios no delivery e em outros canais digitais; + pessoas se movimentando em shoppings centers; + pessoas desejando ter seu negócio próprio, além de muitos outros fatores.


Quer conhecer outros destaques da Pesquisa de Desempenho do Franchising? A seguir, consolidamos alguns, mas o conteúdo completo está em nosso site. Não vai perder né?


* Todos os segmentos cresceram no 2º trimestre, com liderança de Hotelaria e Turismo (+18,5%).


* Houve um saldo positivo de 2,5% entre operações novas e encerradas.


* Foram registrados 1,612 milhão de trabalhadores diretos no setor (+10,9%).


* O número de redes de franquias cresceu 7,7% para 3.196 e o de operações de franquias subiu 6,2% para 188.878.


* Entre os 10 estados que mais cresceram em faturamento de janeiro a junho, 6 têm sua economia muito alavancada pelo agronegócio.


15 a 102 é a quantidade média de funcionários por rede.

Franqueados: chegou a hora de avaliar a rede que você faz parte. Partiu #SEF2024

PESQUISA

Está aberta a temporada de inscrições para o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2024. Mas você sabe o que significa essa pequena sigla que, desde 1991, tem uma grande história? 🤔


Trata-se de um reconhecimento que os próprios franqueados entregam para suas redes franqueadoras. Ou seja, a ABF organiza e promove a premiação 🏆, mas quem decide quem deve receber ou não a chancela são os franqueados. #franchisingíntegro


E como isso ocorre? O instituto responsável pela condução do SEF, a Nielsen, envia um questionário 📋 para todos os franqueados das redes inscritas e pergunta a sua satisfação em relação à franquia, à rentabilidade, ao suporte operacional e ao relacionamento.


Existe todo um regulamento bem detalhado que você deve ler com atenção ⚠️, mas, em suma, as redes que obtiverem nota igual ou superior à nota de corte de 75% (de 100%) são chanceladas com o SEF.


No último dia 12/09, a ABF promoveu o evento Open SEF para contar sobre a abertura das inscrições e as novidades da chancela de 2024. Abaixo listamos algumas, mas você pode conferir a matéria completa no site da ABF. 


* O bloco global, que mede o nível de satisfação geral do franqueado em relação à franquia como um todo, teve seu peso aumentado de 2 para 3.


* O bloco extra ESG, que antes adicionava até 1 ponto na nota final, agora adiciona até 2 pontos para as redes que atingirem, pelo menos, 85% da nota máxima do bloco.


* Marcas que sofreram representação na Comissão de Ética da ABF devem ficar atentas às alterações nos itens 1.5 e 1.5.1 do regulamento.

Resultados: o equilíbrio de coragem, justiça, autocontrole e sabedoria

INSPIRAÇÃO

A mensagem de introdução desta edição já estava pronta – se não leu, volte duas casas – quando os colaboradores da ABF tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo no dia 14/09 sobre 💉 “A Vacina de Resultados e Produtividade”, com o diretor de Marketing e Comunicação da ABF e máster franqueado da AlphaGraphics, Rodrigo Abreu.


O que está lá no topo foi uma das provocações desse encontro e Abreu colocou luz 🔦 nessa jornada ao compartilhar princípios da filosofia estóica para alcançar o equilíbrio na vida, uma vez que felicidade e sucesso são fórmulas individuais e altos e baixos sempre ocorrem com todos.


E não pense que se trata de autoajuda. Nada de “uau” momentâneo, com recompensas de curto prazo ❎. As dicas passam pela decisão do que precisa ser feito (consciência) e pela disciplina na sua execução, com regras, processos e persistência.


A seguir, elencamos alguns desses ensinamentos e que você pode ler mais no livro de Abreu, que leva o título dessa palestra. E já que falamos em persistência, o diretor da ABF se desafiou a correr 🏃 uma ultramaratona de 75km no dia 21/10. Que tal enviar para ele uma mensagem de inventivo nos comentários desta news?

 

1. Tudo pode ser melhorado e isso não significa que o que estava sendo feito antes não era bom.


2.  O que somos é mais importante do que o cargo que exercemos; princípios e valores são inegociáveis.


3.  É importante agarrar as oportunidades. Às vezes, elas não aparecem duas vezes no caminho.


4.  Nunca estamos prontos para um novo desafio, mas devemos sempre estar preparados.


5.  Ame o seu destino, porque não há outro. Agradeça a tudo o que acontece, inclusive as desgraças.


6.  Tenha a sabedoria de, usando a razão, desistir quando a jornada não estiver te levando a lugar algum.


7.  Ajuste sua rota de vida todos os dias, fazendo a coisa certa e não se esquecendo de registrar para a posteridade.


8.  Não perca tempo julgando ou falando mal dos outros. Olhe primeiro para dentro.


9.  Acolha o medo. Ele pode ser maravilhoso, pois, se bem gerenciado, pode te levar para frente.


10.  Coloque-se sempre em primeiro lugar; não se trata de ser egoísta, mas de ser pleno para cuidar dos outros.


11.  Quer ter sucesso na vida? Aprenda a falar "não" e a ouvir “não”. E faça check-list para tudo.


12.  A ansiedade é o mal do século; livre-se de pensamentos negativos.


13.  Não confunda o desejar com o querer. Atitudes é que interessam. E não terceirize culpas, nem dê desculpas para o fracasso.


Nota de Rodapé: Por que 13 dicas e não 10 ou 15? Pelo mesmo motivo que Abreu iniciava a semana na AlphaGraphics às 09:09 toda segunda-feira. 🤭

Tem oportunidade para empresas na 2ª maior economia do planeta

INTERNACIONAL

Você sabia que, em todo o mundo, 1 em cada 3 meias, 8 em cada 10 óculos e 9 em cada 10 dispositivos eletrônicos são produzidos na China? Daí já dá para ter uma ideia da potência desse populoso país da Ásia Oriental 🈺. E foi isso o que uma missão da BTR-Varese com a participação da ABF foi conferir in loco.


De 2 a 9 de setembro, os 52 participantes dessa missão – entre eles, a presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco, e o gerente de Projetos Internacionais, Bruno Amado – trocaram conhecimento sobre os ecossistemas de varejo, e-commerce, varejo cross border, meios de pagamento e tecnologia nos negócios chineses.


E teve pé na “estrada” também 🚶. O grupo realizou visitas técnicas às empresas Alibaba, ANT Group, Bytedance, Hema, Huawei, JD.Com, Tencent.Com e ao Shopping IFC.


Embora no franchising já tenha um pessoal dando bom dia em chinês – Audaces, Bateras Beat, Bibi e Ronaldo Academy são exemplos de franquias que exportam ou já têm operações na China –, o grupo reportou que tem muita oportunidade lá para empresas brasileiras.


Interessou? Quer saber mais sobre negócios na China? Leia a matéria em nosso site e inscreva-se na ABF CON 2023, que trará um painel exclusivo sobre oportunidades na segunda maior economia do planeta.

Do RJ à São José do Rio Preto, o tema é Franquias e Poder Judiciário

JURÍDICO

Olha aí a ABF bonita na foto. 📸 Foi no dia 05/09 que a Associação foi até a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) para estreitar os laços acadêmicos entre as duas instituições.


O diretor Jurídico, Sidnei Amendoeira, e o membro das Comissões de Estudos Jurídicos e ESG da ABF, Gabriel Di Blasi, foram recebidos pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. 


🗣️ “Essa parceria visa desenvolver conhecimento e educação sobre o franchising não só para o público em geral, mas também para os próprios magistrados, uma vez que o contrato de franquia é cada vez mais importante na sociedade e a ABF pode contribuir muito com o conhecimento sobre o tema”, disse Amendoeira.


E do Rio de Janeiro diretamente para São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo, ­­a ABF apoia o evento “Temas Atuais de Franquias no Judiciário”, que ocorrerá no dia 27/09 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB dessa região. Inscreva-se pelo 'zap' (17) 98828-6756.

ABF News Repórter: quem é o futuro consumidor? Onde vive? O que consome?

PESQUISA

Apesar da brincadeira do título, quem responde a essas perguntas é a WGSN. No relatório Consumidor do Futuro 2025, a empresa de previsão de tendências definiu 4 perfis de consumidores que vão ditar os rumos do mercado em 2025.


E, claro, vamos compartilhar com nossos amados leitores e ainda listar 4 estratégias para o sucesso: reduza a pressão nesta era policrise; crie conexões e comunidades; priorize a qualidade, não a quantidade; e ajude as pessoas a transitar entre diferentes realidades.


Como agradecimento, que tal clicar na avaliação da news lá embaixo? 💖


Neo-niilistas: avessos à volatilidade do mundo atual, os neo-niilistas estão buscando a felicidade e um novo sentido de propósito longe do mainstream. Honestidade, autenticidade e humor serão as melhores ferramentas para ganhar a confiança deles.


Redutores: esses consumidores querem reestabelecer suas conexões com o mundo físico e com as comunidades por meio de um toque humano. Eles priorizam a conexão e precisam ter certeza de que os valores da sua marca são os mesmos que os deles.


Protetores do Tempo: para esses criadores de experiências memoráveis, o tempo é o recurso mais valioso. E mais do que gastá-lo, eles querem investir em coisas que tornem a vida mais rica. Eles querem liberdade e flexibilidade para viverem suas vidas ao máximo.


Pioneiros: esse consumidor é como um aparelho eletrônico: é preciso ligá-lo na tomada. Chame a atenção dele por meio de novas ideias e produtos versáteis, capazes de tornar os mundos físico e virtual mais acessíveis. Eles são inspirados por designs inteligentes.

'Tá' com tempo? Então, anota a agenda de 15 dias de eventos no franchising

AGENDA

E nesta segunda quinzena do mês sete, temos muitos eventos no franchising. Aproveite para anotar o que vai rolar e programe-se porque, em outubro, meu bem, começa o último trimestre do ano e a ABF CON. Portanto, é tempo de fechar planilhas e se preparar para muito conhecimento com água de coco 🥥 na Bahia! 


18/09: Encontro Jurídico on-line, das 10h às 12h, sobre como lidar com incidente de segurança LGPD, com a convidada Flávia Amaral da Tech Rossi Watanabe.


19 a 21/09: Latam Retail Show 2023, das 8h às 20h, no Expo Center Norte - Pavilhão Azul (SP).


20/09: ABF Franchising Tour promovido pela Comissão de Transformação Digital, das 8h30 às 18h, no Rio de Janeiro.


20/09: Reunião da diretoria da ABF na sede do Grupo Trigo.


21 a 23/09: Expo Franchising ABF Rio.


22/09: Mesa-redonda virtual Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Franchising, das 10h às 11h30.


27/09: Reunião Regional ABF Nordeste, da 8h30 às 16h30.


27/09: Reunião da Comissão de Educação.


27/09: Curso Expansão e Venda de Franquias, das 9h às 16h30.


27/09: Temas Atuais de Franquias no Judiciário, na sede da OAB de São José do Rio Preto.


28/09: Reunião da Regional ABF Interior de São Paulo, das 9h às 18h, na Bella Capri Pizzaria, em São José do Rio Preto (SP).


28/09:Mentoria Relacionamento com a Rede, das 10h às 11h30, com Claudia Vobeto (CEO Majô Beauty Club e diretora de Capacitação da ABF).


29/09: Reunião de coordenadores de Comissões.

Resultado das franquias no 2º tri ganha destaque na imprensa nacional e regional

MÍDIA

PEGN: Franquias faturam R$ 105,1 bilhões e crescem 15% no primeiro semestre de 2023

 

DIÁRIO DO RIO: Mercado de franquias no RJ arrecadou R$ 10,3 bilhões no 1º semestre de 2023

 

VALOR: Vichi segue no comando da Kopenhagen: "Não entendemos de franquia", diz CEO da Nestlé

 

EXAME: Negócio milionário: 35 franquias que faturam R$ 1 milhão ao ano

 

TV RIO SUL (GLOBO): Empreender mostra o aumento do mercado de franquias e quem aposta nesse modelo de renda na região


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros.


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este