Veja os cases das 4 franquias vencedoras do 1º Prêmio Destaque de Internacionalização

Confira os cases das 4 franquias vencedoras do 1º Prêmio Destaque de Internacionalização do Programa Franchising Brasil, iniciativa da ABF e Apex-Brasil:

Hot n’ Tender (HNT) – Vencedora na categoria Geral
2020 trouxe uma série de conquistas para a Hot n’ Tender (HNT), franquia brasileira de frango crocante que possui 47 unidades no Brasil. No ano passado, a empresa fechou um investimento ao lado de um máster franqueado, e com isso inaugurou seis lojas nos Estados Unidos em um período de apenas seis meses. Por meio do Programa, a Hot n’ Tender participou de feiras de franchising na Colômbia e Argentina, além do evento norte-americano Multi-Unit Franchising Conference. A marca estudou o mercado dos Estados Unidos por meses antes de começar a movimentação. Como diferencial, a empresa de fast-food tem em seu menu itens como frango frito desossado, bowls com frango grelhado, opções saudáveis de acompanhamento e  sanduíches de frango super crocantes. Veja mais informações.

Coife Odonto – Vencedora na categoria Geral
A Coife Odonto, franquia de clínicas odontológicas, chegou à China com muito sucesso em 2020. A história da empresa no mercado chinês começou ainda em 2016, no congresso internacional da ABF, quando o CEO Rodolfo Magalhães ouviu um discurso sobre o mercado chinês. Intrigado com os bons números, descobriu que franquias brasileiras ainda não estavam em peso no país, e começou de imediato os estudos preliminares. Em outubro do mesmo ano, o time da Coife Odonto fez sua primeira visita à China, visitando várias províncias e avaliando o território para um possível investimento. Durante a oportunidade, os empresários realizaram contatos com a associação odontológica do país, que pode guiá-los quanto aos caminhos a serem tomados. Em 2018, a Coife Odonto realizou uma nova visita ao país, participando da CIIE (Exposição de Importações Internacionais da China), uma das maiores feiras do mundo, onde teve a oportunidade também de exibir sua marca em uma emissora local. O projeto se concretizou entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020, quando inaugurou sua primeira clínica no país, a VIP Dental, em fevereiro na cidade de Shenzhen. Veja o case completo aqui.

Maple Bear – Vencedora na categoria Geral

A Maple Bear, que já conta com 4 escolas no México, se prepara para abrir pelo menos mais 4 no país e para dar o pontapé de suas operações por meio de franquias na Argentina, no Paraguai e no Peru. As conquistas são resultado de um processo consistente da expansão latino-americana da rede de escolas bilíngues, que começou em 2018. Hoje, a Maple Bear é uma referência no setor de educação bilíngue. Com origem em North Vancouver, no Canadá, a marca possui mais de 508 escolas, sendo destas 341 unidades em operação e 161 em implantação. Atualmente, a rede atende 41 mil alunos espalhados em 20 países, que aprendem por meio da metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. A expansão na América Latina surgiu após o Grupo SEB se tornar dono da master franquia brasileira Maple Bear. Ao final de 2018, o grupo passou a ter a concessão de expansão no continente, e adquiriu quatro unidades marca já existentes no México. Atualmente, o Grupo SEB é sócio da Marca Maple Bear globalmente. Veja o case aqui.

Chilli Beans – Vencedora na categoria Estratégia e Consolidação
A Chilli Beans, franquia de acessórios óticos, se sagrou vencedora graças ao sucesso de sua reestruturação estratégica no mercado global. A Chilli Beans iniciou em 2006 as suas operações no exterior, com uma loja própria nos Estados Unidos e a atuação internacional foi um sucesso: hoje, a Chilli Beans tem 50 pontos de vendas franqueados espalhados pelo mundo, em países como Colômbia, México e Kuwait. A expansão internacional, porém, nunca começou de forma estrategicamente planejada. No ano de 2018, a rede decidiu repensar a sua presença global e iniciou um processo de reestruturação e reposicionamento de marca quase revolucionário. O início das mudanças começou com a contratação de uma nova gerente para o departamento internacional. Em 2018, o processo foi fazer um diagnóstico profundo da área internacional com visitas locais a cada país e uma investigação completa de todos os aspectos das unidades internacionais. Foram feitos focus groups nos países para entender a visão de clientes, potenciais clientes e não clientes. Além disso, a Chilli Beans realizou um estudo aprofundado de estoque, análises financeiras, recursos humanos, entendimento das localizações de ponto, tamanho de backoffice, entre outros aspectos considerados chave para o sucesso da marca. No ano de 2019, com toda essa informação em mãos, a marca iniciou a reestruturação. Na área de produto, a Chilli Beans repensou a sua oferta e adequou mensalmente suas coleções, lançamentos e materiais de visual merchandising de acordo com a realidade de cada país. Outro ponto importante foi a criação de estoque dedicado ao internacional e a possibilidade de os franqueados trabalharem com pré-pedidos das coleções mais importantes. Mais informações aqui.