Marca de eyewear, a Chilli Beans promove uma revolução de sua operação no exterior e chega à final do Prêmio
A Chilli Beans, líder de mercado no Brasil e a maior franquia do segmento de acessórios óticos na América Latina, chega na final do Prêmio Destaque de Internacionalização graças ao sucesso de sua reestruturação estratégica no mercado global.
Essa é a primeira edição da premiação promovida pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O prêmio tem como objetivo consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.
A Chilli Beans iniciou em 2006 as suas operações no exterior, com uma loja própria nos Estados Unidos e a atuação internacional foi um sucesso: hoje, a Chilli Beans tem 50 pontos de vendas franqueados espalhados pelo mundo, em países como Colômbia, México e Kuwait. A expansão internacional, porém, nunca começou de forma estrategicamente planejada.
No ano de 2018, a rede decidiu repensar a sua presença global e iniciou um processo de reestruturação e reposicionamento de marca quase revolucionário. O início das mudanças começou com a a contratação de uma nova gerente para o departamento internacional, Tatiane Vita dos Santos.
“Antes, a estratégia da empresa era buscar profissionais de mercado com experiência em departamento internacional, mas sem a experiência de operações da própria corporação. A nova liderança trouxe um olhar técnico e um diagnóstico com visão de dentro do que precisava mudar para destravar nosso crescimento global”, explica Tatiane.
Ponto de virada
Em 2018, o processo foi fazer um diagnóstico profundo da área internacional com visitas locais a cada país e uma investigação completa de todos os aspectos das unidades internacionais. Foram feitos focus groups nos países para entender a visão de clientes, potenciais clientes e não clientes. Além disso, a Chilli Beans realizou um estudo aprofundado de estoque, análises financeiras, recursos humanos, entendimento das localizações de ponto, tamanho de backoffice, entre outros aspectos considerados chave para o sucesso da marca.
No ano de 2019, com toda essa informação em mãos, a marca iniciou a reestruturação. Na área de produto a Chilli Beans repensou a sua oferta e adequou mensalmente suas coleções, lançamentos e materiais de visual merchandising de acordo com a realidade de cada país. Outro ponto importante foi a criação de estoque dedicado ao internacional e a possibilidade de os franqueados trabalharem com pré-pedidos das coleções mais importantes.
“Em 2020 iniciamos com um plano definido de expansão, com reforma de pontos de venda antigos e novos projetos de loja e quiosque especialmente desenhados para o mercado internacional. Além disso focamos na revisão feita de perfil de franqueados com busca ativa de repasses necessários”, conta Tatiana.
Ela explica ainda que com uma visão expansionista ativa, o departamento implantou ainda novos canais como: e-commerce; market place; social selling; aumento do portfólio de produtos com venda de lentes; wholesale e até mesmo a distribuição e potenciais colaborações com o segundo maior player do mercado mundial de Eyewear.
“Entendemos que saber para onde estamos indo é parte principal para consistência e a resiliência necessária ao sucesso desta empreitada. Começamos a colher frutos com fechamento de negócios importantes que serão fundamentais para o nosso crescimento e relevância futura no mercado global. E avançamos, certos de que o árduo trabalho dos últimos três anos renderá frutos permanentes para a marca”, finaliza.
Sobre a Chilli Beans
A Chilli Beans nasceu em 1997 em uma feira de moda alternativa em São Paulo (Mercado Mundo Mix), com a proposta de reinventar a maneira tradicional de vender óculos de sol, que costumava ser trancada nas vitrines das lojas. A proposta é a de trazer o conceito de autoatendimento para o varejo, com produtos em exibição para que as pessoas pudessem tocar, experimentar e se divertir. A marca mudou o relacionamento dos consumidores com o segmento de óculos e permitiu que os fãs tivessem mais de uma peça para diferentes situações de uso.
Única marca do setor mundial a lançar 40 skus de óculos de sol, 20 skus de armações de grau e relógios por semana, a Chilli se diferencia por ser uma ótica monomarca, fast fashion, de produtos colecionáveis, com qualidade e preço justo.
Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, categoria criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex- Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.