“Ser Gentil”: movimento tem apoio da ABF

GentilCampanha criada pela Gentil Negócios, de Glauber Gentil, coordenador da Comissão de Franqueados da ABF, mobiliza e incentiva todos a ser gentil sempre

A ABF – Associação Brasileira de Franchising, tendo em vista mais uma iniciativa solidária frente à pandemia da Covid-19, apoia o movimento “Ser Gentil”.

Criada pela Gentil Negócios, dirigida pelo coordenador da Comissão de Franqueados da Associação, Glauber Gentil, a  iniciativa tem em seu mote sua identidade: “um movimento por ações positivas na sociedade”, e que estimula também o exercício da empatia.

Inspirador, o movimento estrutura-se em quatro objetivos: “semear a prática de atitudes gentis consigo mesmo, com o outro e com a comunidade, tanto nos ambientes físicos quanto virtuais. Propagar otimismo e boas ações na sociedade, que minimizem os impactos negativos provocados pela pandemia. Estimular o diálogo e o intercâmbio de boas práticas nas atividades profissionais e institucionais. Acender a confiança e o estímulo à cadeia produtiva nessa retomada, valorizando o equilíbrio entre saúde e economia”.

A campanha já está presente na mídia digital, com o hotsite www.sergentil.com.br que traz conteúdos práticos com sugestões de atitudes gentis para serem vivenciadas no trabalho, nas relações afetivas e de consumo.

Há também o perfil @sergentilsempre, no Instagram, para estimular o compartilhamento da campanha e de conteúdos sobre gentileza, envolvendo influenciadores e formadores de opinião. Nesses perfis qualquer pessoa interessada pode se engajar e participar do movimento.

Desde o início da pandemia, a ABF tem apoiado e dado espaço às redes associadas e instituições parceiras para que divulguem suas iniciativas solidárias, que são também de gentileza, respeito e amor ao próximo. Veja as ações das redes e as campanhas apoiadas pela ABF, às quais esse belo movimento da Gentil Negócios se soma.

O “Ser Gentil” conta com a poesia e a inspiração do poeta cearense Bráulio Bessa, música de Toquinho e ilustrações de Victor Bulhões. A campanha lançada oficialmente no  dia 4 de agosto culminou com o “Dia da Gentileza”, em 13 de novembro.

Confira na poesia “Ser gentil”, de Bráulio Bessa, o que é o movimento e inspire-se para ser gentil sempre:

Ser gentil é ser semente que faz o bem florescer
Ser gentil é ser humano, é ser muito mais que ter
É ser mestre, é ser aluno, ensinar e aprender
É ser luz, conhecimento que faz o mundo acender
Ser gentil é ser trabalho, ser gentil é ser lazer
É ser balanço de rede, é ser suor a descer
Ser força, resiliência pra superar o sofrer
É ser fé e confiança na vida e no viver
É ser os olhos do outro, é ver o que o outro vê
Sentir a dor da ferida que nem está em você
Pois é, ser gentil é ser semente regada na correnteza
de um grande rio de amor
Pela lei da natureza, quem brota dessa semente
vira um pé de gentileza.”