Prêmio ABF: Divino Fogão é o Franqueador do Ano e Robinson Shiba, Personalidade de 2019

Divino
Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão, celebra o Prêmio ABF de Franqueador do Ano

A Associação Brasileira de Franchising anunciou na noite da última sexta-feira (26) os vencedores do 25º Prêmio ABF Destaque Franchising. O Divino Fogão é o Franqueador do Ano. Principal premiação do mercado de franquias brasileiro, a honraria presta homenagem às marcas e profissionais que, por meio de sua atuação, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento sustentável do setor nos últimos anos.

O Prêmio ABF Destaque Franchising é dividido em seis categorias: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Ano, Jornalismo, Sustentabilidade e Trabalho Acadêmico. Os vencedores foram homenageados durante cerimônia que reuniu mais de 1.000 convidados no Golden Hall do World Trade Center (WTC) em São Paulo.

Para André Friedheim, presidente da entidade, “ao reconhecer e valorizar a cada ano marcas e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento sadio e contínuo do sistema de franquias no País, a ABF está cumprindo parte da sua missão. Acredito que compomos assim um ciclo virtuoso, promovendo e incentivando as melhores práticas e evidenciando a excelência do franchising no mercado brasileiro. Merecem, de fato, todo nosso reconhecimento as redes, líderes do setor e profissionais premiados”, ressaltou.

A fortaleza e a resiliência do setor também se traduzem em números. De acordo com o balanço de desempenho do franchising em 2018, feito pela entidade, o faturamento das redes de franquias frente ao ano anterior teve uma alta de 7,1%, superando R$ 173 bilhões. O crescimento do número de empregos foi ainda maior no mesmo período, de 8,8%, com um total de 1.299.145 trabalhadores diretos registrados. Já a expansão das unidades chegou a 5,2%, com mais de 153 mil operações distribuídas por todo o país.

Premiados de 2019
Na Categoria Franqueador do Ano, o vencedor é o Divino Fogão. A marca foi criada em 1984 na cidade de São Paulo pelo paulista de Mirandópolis Reinaldo Varela. Franqueada quatro anos depois, a rede tornou-se uma referência nas praças de alimentação dos shoppings brasileiros, com seus restaurantes decorados com azulejos portugueses, um fogão à moda antiga e panelas de barro. Atualmente com mais de 180 unidades, o Divino Fogão leva os aromas e sabores da comida típica da fazenda para clientes em quase todos os estados do País.

Assista o vídeo com o depoimento de Reinaldo Varela, presidente do Divino Fogão:

Personalidade de 2019

Divino
Homenagem e reconhecimento: a esposa Márcia e os filhos de Robinson Shiba recebem de Ricardo Bomeny, presidente do Conselho de Associados, e André Friedheim, presidente da ABF, o Prêmio de Personalidade do Ano

A Personalidade do Ano de 2019 é Robinson Shiba. Fundador das tradicionais redes de culinária oriental China in Box e Gendai, Shiba tornou-se referência no setor. Empreendedor nato, sua notabilidade o levou a ser parte do elenco de investidores do game show de negócios Shark Tank Brasil transmitido pela TV. “Além de uma pessoa boníssima, Shiba tem um papel fundamental na difusão da comida oriental no Brasil por meio de franquias. Mais recentemente, ele foi responsável por colocar o empreendedorismo e nosso setor em evidência na TV aberta. Isso contribui muito com a sensibilização para atrair colaboradores e candidatos a franqueado”, ressalta André Friedheim.

CONFIRA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS

Fotos: Keiny Andrade