![McDonald’s é Franqueador do Ano e 5àsec vence como Franqueado do Ano McDonald’s é Franqueador do Ano e 5àsec vence como Franqueado do Ano](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/abf_sef_2018_franqueador_do_ano_foto_keiny_andrade-e1524496452329.jpg)
O 1º lugar do Prêmio ABF Destaque Franchising na Categoria Franqueador do Ano é da rede McDonald’s. Líder mundial em restaurantes food service especializados em hambúrguer, o McDonald’s inaugurou sua primeira unidade em solo brasileiro em 1979, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. A marca criada nos Estados Unidos em 1940 contribuiu para difundir o sistema de franquias no Brasil. Atualmente, a rede é formada por mais de 1.900 operações e é a sexta maior em unidades de franquias do País, de acordo com o ranking das 50 maiores marcas divulgado pela ABF. O segundo lugar nesta categoria ficou com a rede O Boticário e na terceira colocação, o Divino Fogão. Este premio é concedido com base no desempenho da rede na pesquisa com franqueados do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e na avaliação qualitativa da diretoria da ABF.
![Prêmio](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/abf_premio_2018_andre_castro_5asec_red_foto_marcel_uyeta.jpg)
O vencedor na Categoria Franqueado do Ano é André Bernardes de Castro, da rede de lavanderias 5àsec – unidades Pampulha e Luxemburgo, em Belo Horizonte, Minas Gerais – pelo case “Desenvolvimento de novos nichos de mercado”. Com o objetivo de conquistar novos clientes, Castro decidiu adotar uma estratégia diferente. Traçou um plano estratégico para fechar parcerias e atender com excelência hotéis da região, oferecendo um serviço de qualidade e com ótimo custo-benefício. Com um intenso trabalho de networking, o franqueado firmou importantes parcerias com hotéis de ambas as regiões, realizando a coleta, limpeza e entrega das peças aos hóspedes. Após um ano de muito trabalho, ele contabiliza 19 hotéis parceiros que utilizam os serviços oferecidos pela 5àsec e conseguiu aumentar em 50% o faturamento das unidades que administra. A iniciativa bem-sucedida inspirou outros franqueados da rede. Atualmente, grande parte dos 457 pontos de operação da 5àsec espalhados pelo Brasil está investindo em ações semelhantes. O segundo lugar desta categoria ficou com o franqueado Antônio Renato Camargo Barcellos, da iGUi, com o case “Compra Programada” e o terceiro lugar com Vicente Queiroz, da Minds English School, com o case “Um robô e muitos sorrisos”.
Sustentabilidade
![Prêmio](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/abf_premio_2018_farmacia_artesanal_red_foto_keiny_andrade.jpg)
Desde 2012, a ABF premia franquias enquadradas nas categorias Pleno, Sênior e Máster por suas iniciativas sustentáveis nas esferas social e ambiental. Este ano, o 1º lugar do Prêmio ABF Destaque Franchising em Sustentabilidade na Categoria Pleno (mínimo dois anos e dez unidades) é da rede Farmácia Artesanal pelo projeto Descarte Inteligente. Criado em 2011 a partir da preocupação da rede com o despejo inadequado de medicamentos pelo consumidor, o Programa de Responsabilidade Socioambiental Descarte Inteligente de Medicamentos já deu a devida destinação a mais de cinco toneladas de medicamentos. Desde 2012, a rede se tornou um ponto oficial de coleta de medicamentos, com coletores em todas as suas unidades.
![Prêmio](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/abf_premio_2018_spe_o_spa_do_pe_red_foto_keiny_andrade-1024x683.jpg)
Na Categoria Sênior (mínimo cinco anos e 30 unidades), a vencedora é a rede Spé, o Spá do Pé por meio do seu Centro de Aprimoramento Técnico Social. O propósito da empresa com a iniciativa é treinar e aperfeiçoar os profissionais da rede franqueada, oferecendo atendimento a pacientes que não possuem condições de arcar com o tratamento realizado nas lojas Spé, o Spa do Pé. Além disso, são realizados procedimentos em pacientes com pé diabético, úlceras plantares e até com amputações por uma equipe multidisciplinar. Através deste trabalho realizado nos últimos sete anos, surgiu a SBEP (Sociedade Brasileira de Estudos Podológicos), implantada em março deste ano, com foco na disseminação do conhecimento das patologias dos membros inferiores através de cursos por profissionais especializados.
![Prêmio](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/abf_premio_2018_megamatte_red_foto_keiny_andrade-1024x683.jpg)
Já na Categoria Máster (mínimo dez anos e 60 unidades), o 1º lugar ficou com a rede Megamatte. Em janeiro de 2017, a rede se tornou signatária do Pacto Global, da ONU, unindo-se à comunidade empresarial internacional na adoção de práticas de negócios ligados a valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, detalhados em dez princípios. A partir deste marco, toda gestão da Megamatte foi adequada para dialogar com essas práticas e impactar de modo responsável todos os públicos com quem a empresa se relaciona, e também o meio ambiente.
Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta