McDonald’s é Franqueador do Ano e 5àsec vence como Franqueado do Ano

Prêmio
McDonald's celebra o título de Franqueador do Ano no Prêmio ABF Destaque Franchising

O 1º lugar do Prêmio ABF Destaque Franchising na Categoria Franqueador do Ano é da rede McDonald’s. Líder mundial em restaurantes food service especializados em hambúrguer, o McDonald’s inaugurou sua primeira unidade em solo brasileiro em 1979, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. A marca criada nos Estados Unidos em 1940 contribuiu para difundir o sistema de franquias no Brasil. Atualmente, a rede é formada por mais de 1.900 operações e é a sexta maior em unidades de franquias do País, de acordo com o ranking das 50 maiores marcas divulgado pela ABF. O segundo lugar nesta categoria ficou com a rede O Boticário e na terceira colocação, o Divino Fogão. Este premio é concedido com base no desempenho da rede na pesquisa com franqueados do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e na avaliação qualitativa da diretoria da ABF.

Prêmio
(Ao centro): André Bernardes Castro, da 5àsec, recebe o Prêmio ABF de Franqueado do Ano

O vencedor na Categoria Franqueado do Ano é André Bernardes de Castro, da rede de lavanderias 5àsec – unidades Pampulha e Luxemburgo, em Belo Horizonte, Minas Gerais – pelo case “Desenvolvimento de novos nichos de mercado”. Com o objetivo de conquistar novos clientes, Castro decidiu adotar uma estratégia diferente. Traçou um plano estratégico para fechar parcerias e atender com excelência hotéis da região, oferecendo um serviço de qualidade e com ótimo custo-benefício. Com um intenso trabalho de networking, o franqueado firmou importantes parcerias com hotéis de ambas as regiões, realizando a coleta, limpeza e entrega das peças aos hóspedes. Após um ano de muito trabalho, ele contabiliza 19 hotéis parceiros que utilizam os serviços oferecidos pela 5àsec e conseguiu aumentar em 50% o faturamento das unidades que administra. A iniciativa bem-sucedida inspirou outros franqueados da rede. Atualmente, grande parte dos 457 pontos de operação da 5àsec espalhados pelo Brasil está investindo em ações semelhantes. O segundo lugar desta categoria ficou com o franqueado Antônio Renato Camargo Barcellos, da iGUi, com o case “Compra Programada” e o terceiro lugar com Vicente Queiroz, da Minds English School, com o case “Um robô e muitos sorrisos”.

Sustentabilidade

Prêmio
Farmácia Artesanal recebe o Prêmio ABF Sustentabilidade na categoria Pleno

Desde 2012, a ABF premia franquias enquadradas nas categorias Pleno, Sênior e Máster por suas iniciativas sustentáveis nas esferas social e ambiental. Este ano, o 1º lugar do Prêmio ABF Destaque Franchising em Sustentabilidade na Categoria Pleno (mínimo dois anos e dez unidades) é da rede Farmácia Artesanal pelo projeto Descarte Inteligente. Criado em 2011 a partir da preocupação da rede com o despejo inadequado de medicamentos pelo consumidor, o Programa de Responsabilidade Socioambiental Descarte Inteligente de Medicamentos já deu a devida destinação a mais de cinco toneladas de medicamentos. Desde 2012, a rede se tornou um ponto oficial de coleta de medicamentos, com coletores em todas as suas unidades.

Prêmio
Spé, o Spa do Pé vence em Sustentabilidade na categoria Sênior

Na Categoria Sênior (mínimo cinco anos e 30 unidades), a vencedora é a rede Spé, o Spá do Pé por meio do seu Centro de Aprimoramento Técnico Social. O propósito da empresa com a iniciativa é treinar e aperfeiçoar os profissionais da rede franqueada, oferecendo atendimento a pacientes que não possuem condições de arcar com o tratamento realizado nas lojas Spé, o Spa do Pé. Além disso, são realizados procedimentos em pacientes com pé diabético, úlceras plantares e até com amputações por uma equipe multidisciplinar. Através deste trabalho realizado nos últimos sete anos, surgiu a SBEP (Sociedade Brasileira de Estudos Podológicos), implantada em março deste ano, com foco na disseminação do conhecimento das patologias dos membros inferiores através de cursos por profissionais especializados.

Prêmio
Na categoria Máster, o Prêmio ABF em Sustentabilidade ficou com a Megamatte

Já na Categoria Máster (mínimo dez anos e 60 unidades), o 1º lugar ficou com a rede Megamatte. Em janeiro de 2017, a rede se tornou signatária do Pacto Global, da ONU, unindo-se à comunidade empresarial internacional na adoção de práticas de negócios ligados a valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, detalhados em dez princípios. A partir deste marco, toda gestão da Megamatte foi adequada para dialogar com essas práticas e impactar de modo responsável todos os públicos com quem a empresa se relaciona, e também o meio ambiente.

Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta