Início Notícias ABF em Ação Homenagens, exemplo de superação e novos projetos na 19ª Convenção ABF do Franchising

Homenagens, exemplo de superação e novos projetos na 19ª Convenção ABF do Franchising

Homenagens, exemplo de superação e novos projetos na 19ª Convenção ABF do Franchising
Reinaldo Varela (Divino Fogão) e Márcia Shiba, representando o esposo Robinson Shiba (China in Box), são homenageados no Hall da Fama do Franchising, por André Friedheim, presidente da ABF, e Tom Moreira Leite, vice-presidente (à dir.)

Além de mostrar a força do setor, a abertura desta edição da Convenção ABF do Franchising reservou espaço para muitas novidades e homenagens. Foram anunciados, por exemplo, os novos indicados para o Hall da Fama do Franchising. Organizada pela ABF desde 2016, a iniciativa visa a reconhecer e homenagear a contribuição significativa de profissionais para a construção de um franchising sadio e resiliente no Brasil. Neste ano, passam a compor o Hall da Fama o empresário e piloto de rally, Reinaldo Varela, presidente da rede Franqueadora do Ano Divino Fogão, e Robinson Shiba, fundador e presidente da China in Box.

“Nesses 35 anos de história do Divino Fogão, gostaria de agradecer à minha família, franqueados e equipe que fazem parte dessa grande trajetória de sucesso. Em abril, tive uma emoção indescritível ao receber a notícia de que o Divino Fogão foi eleito o Franqueador do Ano, principalmente porque nas duas últimas edições estávamos entre os três melhores, sempre na esperança de conquistar o primeiro lugar. Agora recebemos a notícia que entramos para o Hall da Fama da ABF. Essa é a melhor maneira de fechar um ano de muitas conquistas para toda a rede. Me sinto totalmente realizado com a premiação e o reconhecimento da ABF, que me consagra como um empreendedor apaixonado pelo que faz”, comemora o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.

Convenção ABF
Alcione Albanesi (Amigos do Bem) fala sobre o projeto de transformação social que lidera no sertão nordestino, em painel com André Friedheim e Cristina Franco (ABF)

Franchising do Bem
No “Franchising do Bem”, Cristina Franco, conselheira da ABF, falou nesta manhã sobre o Projeto “Amigos do Bem”, apoiado pela ABF há alguns anos. O projeto nasceu da iniciativa de um grupo de amigos, liderados por Alcione Albanesi, que levava às famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas. Esse movimento tornou-se um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 75 mil pessoas no estado de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Segundo Cristina, é necessário fazer o bem de maneira estruturada, exatamente da forma como os franqueadores e franqueados fazem nos próprios negócios. “A transformação raiz é a que vem de dentro para fora”, explica.

Alcione Albanesi, fundadora do Amigos do Bem, também falou na manhã de hoje sobre o projeto que começou em 1993 com 20 amigos. “Toda indignação tem que vir com uma ação. O Nordeste é o maior foco de pobreza do País, por isso, é um grande desafio levar emprego para o sertão. Não é fácil fazer o bem, mas é gratificante,” salienta.

A força e a importância do terceiro setor já alcançaram as redes de franquias. Para o empresário Alessandro Pereira, fundador do Mania de Churrasco, não foi difícil explicar a importância do projeto para todos os colaboradores da rede. “Mais de 50% dos nossos funcionários vêm do Nordeste e essa parceria teve uma aceitação imediata. Algumas pessoas da equipe compraram as mãozinhas com a metade do salário, simplesmente para ajudar o projeto Amigos do Bem. Eles perceberam que quanto mais a gente doa, mais a gente ganha”, explica.

Convenção ABF
André Friedheim, presidente da ABF, e Wilson Poit, superintendente do Sebrae-SP, firmam protocolo para promover ações técnicas dirigidas às micro e pequenas empresas do franchising pelo Estado

Franchising pelo Brasil
André Friedheim, presidente da ABF, anunciou um protocolo de intenções entre a ABF e o SEBRAE-SP para cooperação institucional e o desenvolvimento de ações técnicas voltadas à micro e pequenas empresas integrantes da cadeia de franchising.

A principal ação da parceria será a realização de eventos nas 12 Macrorregiões do estado de São Paulo com foco em encontro de negócios, oficinas, palestras e orientações. Serão abordados temas como comportamento empreendedor, legislação do mercado de franchising e gestão empresarial com a finalidade de promover a competitividade e perenidade das franquias no estado.

“Estamos criando uma nova parceria com o Sebrae, para o interior de São Paulo para em um segundo momento crescer para o país inteiro. Queremos criar um evento acessível e que estabeleça o contato próximo dos franqueadores e os possíveis franqueados”, diz o presidente da ABF.

Wilson Poit, superintendente do Sebrae-SP, também comemorou a parceria firmada entre as entidades e ressaltou a importância do empreendedorismo no Brasil. “Estamos vivendo um momento em que as pessoas procuram diretrizes eficientes para começar o próprio negócio, porém elas são sedentas de orientação. Precisam de acesso para entrar no mercado e o franchising será esse caminho. Vamos percorrer o interior de São Paulo com vários modelos de negócios. O Sebrae está junto da ABF mais do que nunca”, afirma.

Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta

Confira na Galeria de Fotos diversos momentos da Abertura Oficial da 19ª Convenção ABF do Franchising: