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Engajamento ultrapassa a loja e gera resultados

Engajamento ultrapassa a loja e gera resultados
(A partir da esq.) Juliana Almeida (Reserva), Fabiana Estrela (ABF) e Adriano Batistela (Help! Loja de Crédito) no painel: maior engajamento gera resultados

Para exemplificar a importância de cuidar muito bem das pessoas dentro das empresas e promover seu engajamento, o painel na Convenção ABF 2019 moderado pela diretora de capacitação da ABF, Fabiana Estrela, reuniu duas marcas muito diferentes, mas que têm em comum a consciência do incremento nos resultados quando se tem uma equipe envolvida com o propósito da marca.

A Reserva, marca jovem do setor de moda, nasceu há 12 anos com essa premissa. Já a Help! Loja de Crédito passou por uma transformação recente, cresceu rápido e precisava ter seus colaboradores como principais aliados do negócio.

Ambas afirmaram que todo o investimento em programas que visam engajamento e bem-estar dos colaboradores é percebido no resultado final da empresa. “Me perguntam quem paga a conta da licença paternidade de 45 dias que oferecemos. Não tenho essa resposta específica, mas posso garantir que depois de 45 dias esse pai volta com gás total e ainda mais comprometido com a companhia”, explica Juliana Almeida, diretora da Reserva.

Além desse programa, a empresa tem diversas iniciativas aliadas à sua cultura, que envolvem todos os colaboradores: realização de um sonho, vagas para terceira idade, descrição de impostos pagos na nota fiscal do cliente, distribuição de alimentação proporcionalmente as peças vendidas, entre outros.

Além da conexão dos colaboradores com valores genuínos da marca Reserva, são muito os programas que visam ao engajamento. A maioria deles envolve não apenas a operação da Reserva em si, mas o entorno e a sociedade como um todo. “Só utilizamos fornecedores brasileiros e toda nossa produção é feita no Brasil”, afirma a gestora ao explicar que isso é um orgulho para todos os colaboradores que se envolvem também com esse propósito.

“Nós não somos uma empresa de roupas. Somos uma empresa de pessoas que vendem roupa”, explica.

Na Help! o principal desafio é trazer o cliente para a loja. Especializada na oferta de crédito e outros produtos financeiros, a marca ressalta que o franqueado e os funcionários das lojas precisam entender de gente e gostar muito das pessoas. Para isso, precisam também de muita atenção.

“Depois que o cliente entra na loja, nosso protagonista é o atendente”, afirma Adriano Batistela, diretor de franquias da Hep! que está na empresa há pouco mais de 1 ano, levando toda sua experiência em franchising dos vários anos que passou na Hering.

Por: Debora Freire
Foto: Keiny Andrade