Convenção ABF: abertura mostra liderança e pioneirismo do franchising brasileiro

Convenção Franchising
André Friedheim, presidente da ABF, abre a Convenção 2019: "O tamanho de nosso mercado e a presença de vocês aqui hoje são um sinal forte do protagonismo e relevância do franchising brasileiro"

As lideranças do franchising nacional se reuniram em peso em Comandatuba para prestigiar a abertura da 19ª Convenção ABF. Com mais de 750 participantes, esta é a edição com maior público até hoje. “O tamanho de nosso mercado e a presença de vocês aqui hoje são um sinal forte do protagonismo e relevância do franchising brasileiro. Temos inclusive projeção internacional, sendo benchmark para associações de outros países e até de outros setores”, disse André Friedheim, presidente da ABF.

O executivo ressaltou que, nestes dias do evento, assim como em outras atividades da entidade, convidava os participantes a trabalharem com o conceito de “Coopetition”, ou seja um misto de colaboração e competição. “Embora alguns de nós sejamos concorrentes, estamos aqui para aprender uns com os outros e crescer cada vez mais. É como se pegássemos um pouco do espírito de cooperação entre franqueado e franqueador e aplicássemos também ao nosso mercado de forma geral”, disse Friedheim.

Convenção Franchising
“Pitch de vendas”: termo em alta é atividade cotidiana do franchising

Em tempos de transformação digital, o franchising tem mostrado que está em linha, ou até mais avançado, em muitos conceitos da nova economia. “É o caso, por exemplo, das startups. Novas unidades de franquia são abertas no Brasil todos os dias. Ou seja, somos experts em formatar, implantar e desenvolver novos negócios e de forma acelerada”, afirma o presidente da ABF. Outro termo da moda é o “pitch de vendas”, atividade cotidiana para franqueadoras que visam atrair candidatos a franqueados para suas redes.

Convenção Franchising
Participantes da Convenção ABF acompanham a abertura: transformação digital em foco

Talvez os termos em que o setor esteja mais adiantado sejam “scale-up”, “cocriação” e “delivery”. “Desenvolver a escala de um negócio é a essência do franchising. Já os conselhos de franqueados ajudam a rede a desenvolver novos produtos e serviços. Redes de franquia foram responsáveis por disseminar o delivery pelo país há mais de 20 anos. Ou seja, somos um setor que tem tudo para surfar essa nova onda da transformação digital”, concluiu André Friedheim.

Na ocasião, foi anunciado ainda que a ABF trabalha para aprovar um projeto de lei com um novo marco regulatório para o franchising nacional, que mantém as conquistas da lei anterior e introduz avanços importantes. A expectativa é que essa nova lei seja aprovada pelo Congresso Nacional até o fim do ano.

Veja na Galeria de Fotos momentos da chegada dos Congressistas e da Abertura da Convenção ABF 2019:

Fotos: Keiny Andrade