Confira a composição da nova diretoria da ABF para o próximo biênio

Diretoria
Parte da nova diretoria da ABF eleita: (a partir da esq.) Fernando Tardioli, Fabiana Estrela, André Friedheim, Alessandro Pereira, Antonio Moreira Leite, Alberto Oyama, Adriana Auriemo e Sidnei Amendoeira Jr

A ABF – Associação Brasileira de Franchising realizou nesta quinta-feira (22/11) sua Assembleia Geral Ordinária, na qual foram eleitos os novos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2019-2020 (veja a composição da chapa abaixo). Conforme estabelece o Estatuto da ABF, cabe ao Conselho Diretor implantar as ações que visam cumprir a missão da ABF, isto é, promover o desenvolvimento do franchising brasileiro nacional e internacionalmente, além do fortalecimento institucional da entidade. Já o Conselho Fiscal é responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da ABF.

A presidência da entidade no período será exercida por André Friedheim. Máster-franqueado da rede Café do Ponto, Friedheim assumiu a vice-presidência da Associação neste ano de 2018, o último da gestão de Altino Cristofoletti Junior. Atuante na ABF há mais de 12 anos, o executivo foi também diretor internacional da entidade nas duas últimas gestões e, anteriormente, respondeu pela diretoria de Marketing. Já a vice-presidência ficará a cargo de Antonio Moreira Leite. Sócio-fundador e CEO da rede Spoleto, Leite é graduado em Economia e possui MBA em Marketing pela PUC Rio, além de especialização na IE Business School.

Na ocasião, foram anunciados os nomes dos diretores regionais, que exercerão suas funções pelo mesmo período (veja o quadro completo abaixo), o novo presidente da Comissão de Ética, Jae Ho Lee, e o novo diretor executivo, Marcelo Maia que assume o cargo a partir deste mês. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maia foi secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) de 2015 a 2018, e acumula mais de 20 anos de experiência no setor de varejo. O executivo possui, ainda, especialização em Direito Econômico pela FGV e MBA em Finanças pelo IBMEC, além de ter estudado finanças e administração na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos). Para o novo presidente da ABF, “Maia é um executivo que alia grande experiência nos setores público e privado, com ênfase no varejo, e esta experiência, sem dúvida, contribuirá muito com o trabalho desenvolvido pela ABF”.

Principais propostas

Em linha com o mercado e o próprio País, a ABF também vem se transformando. De acordo com Friedheim, “a nova gestão tem como principais propostas tornar a ABF mais ágil, mais moderna e mais digital”. Ainda segundo o novo presidente, o corpo diretivo da entidade trabalhará para tornar mais evidente a atuação da ABF para além do setor, valorizando ainda mais as empresas associadas e os segmentos em que atuam. “Pretendemos entregar mais valor para os associados, realizar ações que envolvam todos os stakeholders do setor e o mercado como um todo, fortalecer e ampliar as parcerias, expandir e aprofundar a presença da ABF nas cidades e nos meios digitais”, afirma.

A capacitação no franchising continuará a ser uma área-chave da ABF na nova gestão, que inicia a partir de janeiro de 2019. “Vamos lançar um programa de Mentoria, capitaneado por alguns dos principais líderes do franchising brasileiro. Vamos, por exemplo, investir mais no aplicativo da ABF, que terá ainda mais funcionalidade, novos conteúdos e poderá ser utilizado pela pessoa interessada a qualquer momento, onde e quando ela desejar”, adianta Friedheim.

O atual presidente Altino Cristofoletti Junior passará, a partir de janeiro de 2019, a compor o Conselho da ABF, atuando ao lado dos demais membros: Ricardo Bomeny (do Grupo BFFC), novo presidente do Conselho em substituição a Artur Grynbaum (Grupo Boticário); Maria Cristina Cameirão Franco, Carlos Alberto Zilli (Imaginarium), Claudio Luiz Miccieli dos Santos (Giraffas), Luiz Henrique Oliveira do Amaral (advogado sócio da Danemann Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira Advogados), Juarez Leão (fundador e presidente da consultoria Leão Business Upgrade), Marcelo Raposo Cherto (sócio-fundador da Cherto Consultoria Empresarial).

Além dos conselhos Diretor e Fiscal eleitos, dos diretores regionais e do presidente da Comissão de Ética nomeados, a ABF conta também com um staff formado por cerca de 30 profissionais do mercado que atuam nas áreas de Educação, Marketing e Eventos, Jurídica e Administrativo-Financeira. “Todos os colaboradores da ABF, diretores voluntários e profissionais contratados, estão dedicados e com o fiel propósito de cumprir a missão da entidade que é essencialmente ‘divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios’ que é o franchising”, conclui André Friedheim.

Em chapa única, foram eleitos por aclamação os seguintes membros:

Conselho Diretor:

DIRETORIA ABF 2019-2020
CARGO NOME MARCA MINI CV
Diretor Presidente André Friedheim Café do Ponto Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EASP-FGV), pós-graduado em Marketing e Finanças pela mesma instituição. Foi Diretor Internacional da ABF de 2013 a 2017. Antes, entre 2000 e 2008, foi Diretor de Marketing. O executivo é máster franqueado das redes Café do Ponto e Casa Pilão e é sócio-diretor da consultoria FRANCAP.
Diretor Vice-Presidente Antonio Bento Moreira Leite Spoleto Formado em Economia e com MBA em Marketing pela PUC Rio, possui também especialização na IE Business School.
Diretora Administrativa-Financeira Bruna Brunet Saraiva Nasser Habib’s Graduada em Administração pelo Insper, atua desde 2011 no Grupo Habib’s com trajetória nas áreas de Gestão de Projetos, Inteligência Corporativa e Planejamento Estratégico. Atualmente, é Diretora Executiva da empresa franqueadora do Grupo e responsável pela diretoria de Estratégia das redes Habib’s e Ragazzo.
Diretor Jurídico Fernando Tardioli Lúcio de Lima Tardioli Lima Advogados Formado em Direito e especializado em Direito Processual Civil e em Direito Empresarial pela FGV-SP, foi Diretor Institucional e Diretor Jurídico da ABF nas duas últimas gestões. Anteriormente, já atuou como membro da Comissão de Ética e da Comissão Jurídica da ABF. Tardioli é também Secretário Jurídico da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) e do World Franchise Council (WFC).
Diretor Internacional Fabio Khouri de Oliveira Flytour Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade de Miami, possui especialização em Publicidade pela Miami Ad School. Ingressou no Grupo Flytour em 1991, passando por diversas áreas, como Diretor de Operações, Diretor de Marketing e hoje é Diretor Flytour Franchising.
Diretora de Capacitação Fabiana Estrela Caverna do Dino Formada em Fonoaudiologia, possui mestrado em neurociências e MBA em gestão de empresas. É Diretora da Estrela Franquias e foi Diretora Regional Sul da ABF de 2015 a 2017.
Diretor de Marketing e Comunicação Alessandro Gonçalves Pereira Mania de Churrasco! Sócio-fundador do Mania de Churrasco!, rede de restaurantes especializada em levar cortes de carnes nobres às praças de alimentação de shopping centers, que conta, atualmente, com mais de 60 unidades em operação. Formado em Administração de Empresas pela FAAP (1998) e com MBA Executivo em Marketing pela ESPM (2002), Pereira atuou como sócio-administrador franqueado em 5 operações Habib’s e Ragazzo, entre 1998 e 2010. Participou, também, do Grupo Dirigido Avançado (GDAP) em Psicodinâmica Aplicada a Negócios pela Cogni-MGR (2010-2017). Junto da rede Mania de Churrasco!, participa de trabalhos voluntários pelo Projeto Abraço, desde 2008, e com a ONG Amigos do Bem, parceira da ABF, desde 2016.
Diretor Institucional Sidnei Amendoeira Junior MMA Advogados Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado em São Paulo. Professor de Direito Processual Civil dos cursos de graduação da Direito GV e de pós-graduação em Direito do Processo Civil do GVLAW. Associado ao IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual e membro da Comissão de Franchising da OAB/SP. Árbitro cadastrado pelo CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo. Autor de diversos artigos e das obras: Poderes do Juiz, Fungibilidade de Meios e Tutela Jurisdicional e Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento (procedimento em primeiro grau de jurisdição), todos pela Editora Atlas e Manual de Direito Processual Civil, vols. 1 e 2, pela Editora Saraiva.
Diretor de Franqueados Alberto Tadassi Oyama L’Occitane au Brésil O empresário atua na área de franquias e varejo há mais de 14 anos e é multifranqueado ou franqueado multiunidades. Foi membro da Comissão de Ética da ABF e membro do Comitê de Franqueados da entidade.
Diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos Adriana Auriemo Miglorancia Nutty Bavarian Sócia-diretora da Nutty Bavarian do Brasil. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, é também membro do Comitê de Microfranquias e da Comissão de Ética da ABF e Mentora Endeavor.

Conselho Fiscal:

Nome completo Empresa
Fernando José Fernandes Junior Fernando José Fernandes Junior Advogados
Sylvio Korytwski Hope
Leonardo de Almeida Cubiça Damásio Educacional

ABF Seccional Rio de Janeiro (Presidente eleita em 2017):

Cargo NOME COMPLETO EMPRESA
Presidente ABF Seccional RJ Eliane Bernardino Mister Pizza

Foram nomeados diretores regionais os seguintes membros associados:

REGIONAIS 2019-2020 NOME COMPLETO EMPRESA
Diretor Regional Sul Antonio Carlos Diel Lojas Calci
Diretora Regional Centro-Oeste Claudia Vobeto Posé Beleza
Diretora Regional Minas Gerais Danyelle Van Straten Depyl Action
Diretor Regional Nordeste Leonardo Lamartine Grupo Bonaparte
Diretor Regional Interior de São Paulo Rogério Gabriel MoveEdu

Comissão de Ética:

Cargo NOME COMPLETO EMPRESA
Presidente Jae Ho Lee Grupo Ornatus


Foto: ABF/Divulgação