Com Game Franquias Brasil, ABF e SEBRAE unem capacitação à diversão

Com Game Franquias Brasil, ABF e SEBRAE unem capacitação à diversão - Série de seis jogos virtuais gratuitos do Game Franquias Brasil.

Com Game Franquias Brasil, ABF e SEBRAE unem capacitação à diversão
Gestão Financeira: um dos seis jogos online gratuitos da ABF e Sebrae que simulam o dia a dia de uma franquia

De modo inovador e divertido, a ABF e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) estão capacitando gratuitamente os empreendedores e todos os interessados em franchising por meio do Game Franquias Brasil. Os jogos online integram a segunda etapa do Projeto Franquias Brasil, maior iniciativa no campo da educação empreendedora já realizada no País.

A série é composta por seis games: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Para acessá-los, basta clicar em: www.gamefranquiabrasil.com.br.

Por meio dos jogos virtuais qualquer pessoa interessada, onde quer que esteja, tem a oportunidade de capacitar-se na gestão de franquias de maneira prática e lúdica.

Iniciado em fevereiro, o Franquias Brasil tinha como meta capacitar nos cursos presenciais 3.120 pessoas até o final de setembro. Superadas as expectativas, no período foram formados 4.323 alunos, em 126 turmas de 79 cidades e 19 estados, 17% mais do que o previsto.

De acordo com Cristina Franco, presidente da ABF, “o Projeto Franquias Brasil é uma importante estratégia alinhada à educação e à capilaridade que são pilares da atual gestão da entidade. Os cursos presenciais, primeira etapa do Projeto, e os jogos online, nesta segunda fase, nos mostram que estamos no caminho certo para capacitar empreendedores e disseminar as melhores práticas do franchising”, completa.

Com Game Franquias Brasil, ABF e SEBRAE unem capacitação à diversão
No jogo, usuário assume o papel de dono de uma franquia

“O uso de games facilita o aprendizado ao simular situações reais do cotidiano dos negócios. Nos jogos, o empreendedor pode testar a estratégia da sua loja, verificar a qualidade do atendimento e atuar no controle de estoques e fluxo de caixa. Tenho uma expectativa muito positiva de que os franqueados irão aperfeiçoar sua gestão ao se capacitarem com os games”, afirma João Augusto Pérsico, da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do SEBRAE.

Diversas dicas de gestão são apresentadas durante o jogo, tornando-o mais dinâmico e interativo. De acordo com Ângela Manzoni, diretora de Educação da ABF, “Os jogos educacionais acontecem num ambiente amigável, atraente, em linguagem simples e didática, com conteúdo de qualidade e conceitos essenciais relacionados às boas práticas de gestão de negócios”.

O Projeto Franquias Brasil prevê a realização do Curso Entendendo Franchising em 120 cidades (a maioria do interior), de 19 estados, até o fim de 2016, tendo como meta capacitar 10 mil potenciais franqueadores e franqueados.