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Associados fazem visitas técnicas a marcas chanceladas com o SEF 2019

Associados fazem visitas técnicas a marcas chanceladas com o SEF 2019
Grupo de associados durante visita à sede do Grupo L'Occitane

Como forma de gerar mais valor aos associados, a ABF realizou na sexta-feira (26/4) uma rodada de oito visitas técnicas (VTs) a redes chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2019.

É o segundo ano consecutivo que a entidade realiza essas visitas técnicas. Um dos objetivos é otimizar a viagem de associados de fora de São Paulo que vêm para participar da cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e do Prêmio ABF Destaque Franchising.

Nesta 29ª edição do SEF, as marcas anfitriãs dos grupos de associados visitantes foram: Chilli Beans, China in Box e Gendai (Grupo TrendFoods), CNA, Espaçolaser, Flytour, L’Occitane au Brésil e L’Occitane en Provence (do grupo de mesmo nome), Mania de Churrasco e McDonald’s.

Visitas técnicas
Grupo em visita técnica ao CNA junto com gestores da rede: benchmarking do setor

Uma das mais tradicionais redes do franchising brasileiro, o CNA Idiomas conta com 579 escolas e 700 franqueados. O grupo de visitantes foi recebido na Sede Nacional da marca pelos diretores Marcelo Barros (Educação), Luciana Fortuna (Marketing e Comunicação), José Carlos de Souza (Operações) e pela gerente executiva Eloísa Crivellaro. No edifício localizado no Jardim Paulista trabalham 190 colaboradores, já a rede emprega cerca de 10 mil pessoas.

Os diretores detalharam a trajetória da marca criada há 45 anos, seu propósito, toda infraestrutura, processos de gestão e operacionalização da rede. Após as apresentações, os visitantes fizeram um tour pela sede. “Franquia é relacionamento e criação de vínculos verdadeiros entre franqueadores e franqueados”, disse Barros.

Reconhecido como um benchmarking do setor, o CNA recebeu um grupo de visitantes formado por redes educacionais e de outros segmentos. Na VT estiveram representantes das marcas: Alphagraphics, Damásio Educacional, Empresta, Escolinha Guga, Flytour Franchising, Jorge Bischoff e SUPERA – Ginástica para o Cérebro.

Para Karina Lima, responsável por expansão, implantação, auditoria e programas de excelência da Damásio Educacional, a visita foi muito agregadora. “Tirei vários insights que vou levar como lição de casa”, afirmou.

A opinião foi compartilhada pelas representantes da rede SUPERA Vanessa Galvão, Patrícia Prata, Jéssica Schmidt e Neide Pereira. Segundo elas, a experiência foi enriquecedora. “Trouxe muitos insights para nossa operação do dia a dia. (…) Fantástico, gostei muito de ter essa oportunidade”, disse Patrícia.

Mania de Churrasco
A Mania de Churrasco, rede com 57 lojas e 32 franqueados, recebeu um grupo bem heterogêneo em sua sede, localizada no bairro da Vila Olímpia, que conta com cerca de 30 colaboradores. Participaram da visita representantes da Havaianas, 10Pastéis, Usaflex, Spedini, Sterna Café, Nutty Bavarian e Casa Pilão.

“Mesmo operando em segmento diferente, essa troca de experiências é sempre muito rica. É bom saber que os principais desafios das franqueadoras são parecidos: processos e pessoas”, afirmou Andréia Giacomelli, gerente de operações da Usaflex.

Alessandro Pereira, um dos fundadores da Mania de Churrasco, sempre apostou no benchmarking. Já pediu conselho para a China in Box, Água Doce, Habib’s e muitos outros. “É um prazer receber outras marcas aqui e ter a oportunidade de compartilhar o nosso aprendizado também”, afirmou. “Um dos principais benefícios de participar da ABF é criar essas conexões e pular as etapas de aprendizados”, disse.

Depois de muito bate-papo, o que ficou para todos é a cultura muito presente do Mania de Churrasco. “Nós não franqueamos apenas a marca. Franqueamos a cultura e os sonhos também”, afirmou Julia Sampaio, responsável pelo RH da rede, compartilhando a visão da marca. “Entre a velocidade e a qualidade, ficamos sempre com a segunda opção”.

L’Occitane
A visita ao grupo L’Occitane foi também bastante elogiada. Segundo Ronise Sibinelli, integrante do corpo diretivo da Farmelhor, a experiência foi bastante agradável, pois teve a oportunidade de conhecer as soluções e os desafios que uma outra marca traz para o mercado, ou seja, know-how na essência.  “A L’Occitane é uma marca consolidada, com alto índice de aproveitamento junto aos franqueados e, por essa razão, levo como lição de casa a necessidade de sermos cada vez mais atentos às necessidades do nosso franqueado. A nossa meta é sempre prezar pela excelência, pois franqueado feliz é resultado de uma franqueadora saudável.  Experiências como a de hoje, de vivenciar o dia a dia de uma rede reconhecida no franchising e no varejo, só agregam”, disse.

Daniela Lombardi, do CNA, afirmou que “a oportunidade de realizar a visita técnica à L’Occitane foi a prova de que a experiência vale mais que o produto. Não importa se você entrega produto ou serviço, o importante é você também oferecer experiência e o carinho que o cliente merece”, comentou.

Andrea Gomes, gerente de franquias das Farmácias Roval, rede de farmácias de manipulação do Nordeste, disse que “a experiência da visita técnica foi uma grande oxigenação”. Segundo ela, além de sair da reunião com vários insights, leva para a sua própria rede diversas novidades e conhecimentos do mercado de franquias.

Visitas técnicas
Associados são recebidos na sede das marcas China in Box e Gendai: entre as precursoras em culinária oriental no Brasil

China in Box e Gendai
Para Janete Cozer, da Não + Pello, participante da visita técnica à sede das marcas China in Box e Gendai, “ter uma oportunidade de conhecermos as dores e poder compartilhar as boas práticas é enriquecedor. Mesmo que não trabalhemos no mesmo segmento, é uma troca de experiências superválida para fazermos o dever de casa”, afirmou.

Danilo Tanaka, da Nutty Bavarian, observou: “Essa ação contribui muito para o universo em que vivemos. Essa troca com outras redes gera uma atualização. É muito importante esse tipo de reunião, pois cada marca tem a sua especialidade e com isso podemos ver se cometemos os mesmo erros e trazer como lição de casa para os nossos negócios”.

Fotos: ABF/Divulgação