ABF encerra 19ª Convenção com lançamento de inédito programa de mentoria no franchising

Programa Mentoria
André Friedheim (ao centro, camisa azul marinho), celebra o lançamento do Programa de Mentoria com mentores e colaboradores da ABF


Primeira turma do Programa Mentoria ABF está em fase de fechamento e inicia as atividades em novembro; planejamento de expansão, suporte operacional e aspectos comerciais e de negócios estão entre os temas que serão abordados

A colaboração franqueador-franqueado é uma das principais características do franchising. Agora, a ABF pretende expandir ainda mais esta prática promovendo uma troca estruturada de conhecimentos e experiências entre redes e profissionais maduros e players mais jovens do sistema com o Programa Mentoria ABF. A inédita iniciativa foi lançada pelo presidente da entidade, André Friedheim, no encerramento da 19ª Convenção ABF do Franchising, no último dia 26/10, na Ilha de Comandatuba (BA).

A primeira turma do programa terá até 10 participantes, com as primeiras sessões sendo iniciadas em novembro de 2019. O objetivo é, por meio de orientações dirigidas, acelerar o processo de desenvolvimento das redes participantes, contribuindo assim com um sistema ainda mais sadio e sustentável.

As primeiras marcas selecionadas foram Lemax (hamburgueria delivery), Nuvnuv (gelateria), Óticas Mercadótica, Mercadão dos Óculos (óticas), Ambientec (segurança, higiene e saúde do trabalho), Sonho dos Pés (acessórios femininos), Echosis Sistemas (marketing digital) e Caverna do Dino (moda infantil). Totalmente gratuito, o programa é voltado a associados da ABF.

“Promover o desenvolvimento sadio do franchising brasileiro é uma das missões da ABF. O programa de mentoria, uma das propostas da diretoria que assumiu a entidade em janeiro de 2019, visa, justamente, criar um novo instrumento de transmissão de conhecimento e experiências para além dos tradicionais cursos e eventos da ABF. A proposta foi muito bem recebida tanto que atraímos muitos candidatos ao programa e potenciais mentores que são voluntários”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O processo de mentoria se inicia a partir da identificação da necessidade específica do mentorado, em relação aos pontos em que ele precisa de orientação e, a partir disto, é feito um processo de busca por mentores que sejam especialistas no campo da respectiva necessidade dele, processo este chamado de matching. O programa de Mentoria ABF contemplará mentorias individuais e coletivas nos seguintes temas: planejamento financeiro, plano de expansão, venda de franquia, suporte operacional, manuais e programas de treinamento, aspectos jurídicos, gestão do relacionamento com a rede, planejamento de marketing, inovação colaborativa e gestão de negócios.

As redes selecionadas participarão de 2 sessões de mentoria coletiva, em pequenos grupos e através de uma plataforma virtual, e também participarão de uma mentoria individual, a qual poderá ser presencial ou à distância. Cada mentoria coletiva será sobre um tema específico e contará com a participação de um especialista que discorrerá sobre os principais pontos relacionados ao tema e também responderá a perguntas dos participantes. As mentorias individuais ocorrerão em Março/2020.

“Para o mentor ABF, ofertar sua orientação é uma excelente forma de contribuir para o ecossistema do franchising, compartilhando suas valiosas experiências. Para o mentorado, é uma oportunidade de estar em contato com profissionais experientes e acelerar o crescimento do seu negócio de forma mais assertiva”, explica o presidente da ABF.

Até o momento, 63 mentores aceitaram participar do projeto, entre experientes consultores, advogados e redes de franquia consolidadas. Veja abaixo a relação:

Nome do Mentor Empresa
Adir Ribeiro Praxis Business
Adriana Auriemo Nutty Bavarian
Adriana Lima Rei do Mate
Alberto Oyama Multifranqueado
Alessandro Gonçalves Mania de Churrasco
Alessandro Thiry McDonald’s
Alexandre David Alexandre David Advogados
Altino Cristofoletti Junior Casa do Construtor
Ana Cristina Von Jess Von Jess & Advogados
Ana Vecchi Ana Vecchi Business Consulting
André Belz Rockfeller Idiomas
André Friedheim Café do Ponto
Andrea Kohlrausch Bibi Calçados
Andrea Oricchio Andrea Oricchio Advogados
Antonio Carlos Diel Lojas Calci
Antonio Moreira Leite Grupo Trigo
Arlan Roque Cacau Show
Arno Krug Mapple Bear
Bruno Arena Casa do Construtor
Carlos Zilli Café Cultura
Cláudia Vobeto Majô Beauty Club
Claudio Miccieli Giraffas
Cristina Franco Projetos de Franchising
Danyelle Van Straten Depyl Action
Decio Pecin CNA
Delfino Golfeto Água Doce Cachaçaria
Dorival Oliveira Mc Donalds
Eduardo Felix Chilli Beans
Elbio Antonio Armiliatto Usaflex
Fabiana Estrela Caverna do Dino
Fabio Khouri Flytour
Fernando Fernandes Fernando José Fernandes Junior
Fernando Tardioli Tardioli Lima Advogados
Filomena Garcia Grupo Cherto
Flavia Amaral Chiarottino e Nicoletti Advogados
Gabriel Di Blasi Di Blasi, Parente & Advogados
Gustavo Schifino 4All
Isaias Bernardes de Oliveira Chiquinho Sorvetes
Jae Ho Lee Morana
João Baptista da Silva Junior Rei do Mate
José Rubens Oliva Rodrigues Guia-se
Juarez Leão Leão Business Up Grade
Juliano Colares Arezzo
Julio Segala Kumon
Leonardo Lamartine Grupo Bonaparte
Luciana Morse Morse Advogados
Luis Henrique do Amaral Dannemann, Siemsen
Luis Stockler Ba Stockler
Lyana Bittencourt Grupo Bittencourt
Maurício Costa Morse Advogados
Melitha Prado Novoa Prado Consultoria Jurídica
Natan Baril Baril e Advogados Associados
Paulo Mendonça Ponto de Referência
Paulo Moraes Espaçolaser
Peixoto Accyoli Remax
Renato Claro Kick Off
Ricardo Bomeny Grupo BFFC
Rodrigo Cardoso de Melo Hering
Rogério Gabriel Grupo Movedu
Sandra Brandão BOG Advogados
Sidnei Amendoeira MMA Advogados
Tânia Zanin Zanin Advogados
Aristides Newton Anewton Franchising

 

Foto: Keiny Andrade