Quarta edição contempla 52 marcas franqueadoras com atuação além-fronteiras.
11/10/2022
A Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveram na quinta-feira (06/10), na sede da ABF, a entrega do Certificado de Franquia Internacional: uma iniciativa do Franchising Brasil, o programa de internacionalização fruto da parceria entre as instituições. Em sua quarta edição, foram chanceladas 52 marcas, sendo nove estreantes em relação ao ano anterior.
O certificado foi criado com o objetivo de reconhecer e promover as redes que possuem operações fora do País, além de engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócios, eventos e outras iniciativas. A chancela conta com quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação tem como base o número de unidades e a quantidade de países nos quais as marcas estão presentes.
A cerimônia de premiação, apresentada pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli, contou também com a participação da gestora da Apex-Brasil, Karen Hayashi; do gerente executivo do Franchising Brasil e de Internacionalização da ABF, Bruno Amado, e da diretora-executiva da ABF, Silvana Buzzi.
“Esta nossa iniciativa já é um sucesso, apesar de dois anos de dificuldades, devido à pandemia. Por meio desta chancela reconhecemos o esforço das marcas em ampliar sua atuação além do território nacional, em locais de língua e cultura muito diferentes do Brasil. Muito do resultado deste trabalho se deve à atuação da Apex e engajamento das marcas associadas à nossa entidade”, disse Amado.
Karen, da Apex, também endossou a importância do certificado. “Um dos objetivos da Apex é ajudar as marcas brasileiras a aumentar sua presença fora do Brasil. E o número de empresas apoiadas aumenta a cada ano. Em 2022, foram 9,6 mil, sendo que, deste total, duas mil são novas”, diz.
Já Silvana fez questão de frisar o quanto é importante as empresas se inscreverem nesta premiação. “Poder contar com o selinho de Franquia Internacional no site, nas redes sociais e nos materiais de divulgação das empresas reforça a seriedade do trabalho realizado. Quando um futuro franqueado ou investidor se depara com esta chancela, tem a certeza de que se trata de uma empresa séria”, disse. A executiva também comentou sobre os outros serviços e benefícios que as redes encontram na Associação.
Crescimento – O número de redes de franquias brasileiras presentes além das fronteiras subiu de 163, em 2020, para 183, em 2021, o que equivale a um avanço de 12,27%. Este total envolve todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.
Entre as nações top 10 com maior presença de franqueadoras brasileiras, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras. Com relação aos segmentos, Moda, historicamente, permanece com a maior participação do franchising brasileiro no exterior, acompanhado por Saúde, Beleza e Bem-Estar e Alimentação.
O que dizem as marcas chanceladas
Quem ressalta a importância do apoio oferecido pelas duas entidades é o português radicado no Brasil, Miguel Teixeira da Silva. Em parceria com o brasileiro Rodrigo Mello, ele criou a Açaí Concept, da categoria Máster, e que recebeu a chancela pela quarta vez. “Já temos mais de 300 unidades na rede e cerca de 30 funcionando fora do País. Empreender no exterior é muito difícil e este trabalho se mostra ainda mais árduo porque apresentamos um produto típico de um país e desconhecido pelo resto do mundo”, disse.
Também entre as agraciadas pela quarta vez está a Sóbrancelhas. Fundada por Luzia Costa, a empresa conta com 260 unidades, sendo 28 em países como a Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos e Paraguai. “Estou muito orgulhosa com este reconhecimento da ABF. Passei por muitas dificuldades antes de me consolidar como empresária e, ao olhar para trás, vejo que todo esforço valeu a pena”, afirmou Luzia.
Já a L’Entrecôte de Paris, do Grupo SMZTO, faz parte do time das estreantes e conta com unidades em Lisboa e na cidade de Cascais, em Portugal. “Esta chancela representa um marco na nossa história, não apenas pelo desafio, como pela superação. Em dois anos, saímos de nove para 50 operações e, a partir daí, estamos nos firmando no exterior”, contou a gerente de Expansão, Elaine Sousa.
Chancelada pela segunda vez, a Bateras Beat Music School está no mercado há 30 anos. Ao todo, são 36 unidades no Brasil e 10 unidades no exterior, sendo oito na Itália, uma em Portugal e outra na China. “Escrever um método do ensino do zero e ver que pessoas na Europa e na Ásia aprendem a tocar bateria de forma prática e rápida é um presente, um reconhecimento de todo o estudo e tempo dedicado à música, que é a minha paixão”, disse o CEO e fundador, Dino Verdade.
Confira a lista das marcas chanceladas:
CATEGORIA PLENO
CAFÉ DU CENTRE
EMPORIUM DA BELEZA*
FAST AÇAÍ
FÓRMULA ANIMAL
HOT N’ TENDER
KINGDOM AÇAÍ
L`ENTRECÔTE DE PARIS*
LEZ A LEZ
LIMPEZA COM ZELO
LIZ LINGERIE
MAGRASS
NTW CONTABILIDADE
NUMBER ONE CHICKEN
ONODERA ESTÉTICA
PATRONI PIZZA
SORRIFÁCIL CLÍNICA DENTÁRIA*
SUPERGEEKS
TURQUESA ESMALTERIA
CATEGORIA SÊNIOR
ACQUAZERO
ANJOS COLCHÕES
BATERAS BEAT MUSIC SCHOOL
CARICANECAS
CASA DO CONSTRUTOR
CLEANNEW
DANK IDIOMAS*
DIOLASER
DOUTOR SOFÁ
EMAGRECENTRO
ENCONTRE SUA VIAGEM*
GOOLA AÇAÍ *
HAPPY*
HERING STORE*
HOPE LINGERIE
INSTITUTO EMBELLEZE
MORANA
ODONTOLATINA
PIZZA CREK
PUKET
SÓBRANCELHAS
SUSHIRÃO
WIZARD BY PEARSON*
CATEGORIA MÁSTER
CALÇADOS BIBI
ESPAÇOLASER
SOBRANCELHAS DESIGN
USAFLEX
CATEGORIA MEGA
AÇAÍ CONCEPT
CHILLI BEANS
IGUI
KUMON
LOCALIZA
MAPLE BEAR
OAKBERRY AÇAÍ BOWLS
(*) Redes que passaram a figurar no ranking em 2022
Fotos: Keiny Andrade