Início Notícias ABF anuncia chancelados no Certificado de Franquia Internacional 2022

ABF anuncia chancelados no Certificado de Franquia Internacional 2022

ABF anuncia chancelados no Certificado de Franquia Internacional 2022

Quarta edição contempla 52 marcas franqueadoras com atuação além-fronteiras.

 11/10/2022

A Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveram na quinta-feira (06/10), na sede da ABF, a entrega do Certificado de Franquia Internacional: uma iniciativa do Franchising Brasil, o programa de internacionalização fruto da parceria entre as instituições. Em sua quarta edição, foram chanceladas 52 marcas, sendo nove estreantes em relação ao ano anterior.

O certificado foi criado com o objetivo de reconhecer e promover as redes que possuem operações fora do País, além de engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócios, eventos e outras iniciativas. A chancela conta com quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação tem como base o número de unidades e a quantidade de países nos quais as marcas estão presentes.

Bruno Amado apresenta a Cerimônia de Premiação do Certificado de Franquia Internacional 2022, na sede da ABF em São Paulo

A cerimônia de premiação, apresentada pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli, contou também com a participação da gestora da Apex-Brasil, Karen Hayashi; do gerente executivo do Franchising Brasil e de Internacionalização da ABF, Bruno Amado, e da diretora-executiva da ABF, Silvana Buzzi.

“Esta nossa iniciativa já é um sucesso, apesar de dois anos de dificuldades, devido à pandemia. Por meio desta chancela reconhecemos o esforço das marcas em ampliar sua atuação além do território nacional, em locais de língua e cultura muito diferentes do Brasil. Muito do resultado deste trabalho se deve à atuação da Apex e engajamento das marcas associadas à nossa entidade”, disse Amado.

Karen, da Apex, também endossou a importância do certificado. “Um dos objetivos da Apex é ajudar as marcas brasileiras a aumentar sua presença fora do Brasil. E o número de empresas apoiadas aumenta a cada ano. Em 2022, foram 9,6 mil, sendo que, deste total, duas mil são novas”, diz.

Já Silvana fez questão de frisar o quanto é importante as empresas se inscreverem nesta premiação. “Poder contar com o selinho de Franquia Internacional no site, nas redes sociais e nos materiais de divulgação das empresas reforça a seriedade do trabalho realizado. Quando um futuro franqueado ou investidor se depara com esta chancela, tem a certeza de que se trata de uma empresa séria”, disse. A executiva também comentou sobre os outros serviços e benefícios que as redes encontram na Associação.

Crescimento – O número de redes de franquias brasileiras presentes além das fronteiras subiu de 163, em 2020, para 183, em 2021, o que equivale a um avanço de 12,27%. Este total envolve todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.

Entre as nações top 10 com maior presença de franqueadoras brasileiras, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras. Com relação aos segmentos, Moda, historicamente, permanece com a maior participação do franchising brasileiro no exterior, acompanhado por Saúde, Beleza e Bem-Estar e Alimentação.

Equipe da Açaí Concept recebe a chancela na categoria Máster pela quarta vez

O que dizem as marcas chanceladas
Quem ressalta a importância do apoio oferecido pelas duas entidades é o português radicado no Brasil, Miguel Teixeira da Silva. Em parceria com o brasileiro Rodrigo Mello, ele criou a Açaí Concept, da categoria Máster, e que recebeu a chancela pela quarta vez. “Já temos mais de 300 unidades na rede e cerca de 30 funcionando fora do País. Empreender no exterior é muito difícil e este trabalho se mostra ainda mais árduo porque apresentamos um produto típico de um país e desconhecido pelo resto do mundo”, disse.

Equipe da Sóbrancelhas recebendo a chancela pela quarta vez

Também entre as agraciadas pela quarta vez está a Sóbrancelhas. Fundada por Luzia Costa, a empresa conta com 260 unidades, sendo 28 em países como a Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos e Paraguai. “Estou muito orgulhosa com este reconhecimento da ABF. Passei por muitas dificuldades antes de me consolidar como empresária e, ao olhar para trás, vejo que todo esforço valeu a pena”, afirmou Luzia.

Equipe da LEntrecôte de Paris sendo chancelada pela 1ª vez

Já a L’Entrecôte de Paris, do Grupo SMZTO, faz parte do time das estreantes e conta com unidades em Lisboa e na cidade de Cascais, em Portugal. “Esta chancela representa um marco na nossa história, não apenas pelo desafio, como pela superação. Em dois anos, saímos de nove para 50 operações e, a partir daí, estamos nos firmando no exterior”, contou a gerente de Expansão, Elaine Sousa.

Equipe da Bateras Beat Music School recebe a chancela pela segunda vez

Chancelada pela segunda vez, a Bateras Beat Music School está no mercado há 30 anos. Ao todo, são 36 unidades no Brasil e 10 unidades no exterior, sendo oito na Itália, uma em Portugal e outra na China. “Escrever um método do ensino do zero e ver que pessoas na Europa e na Ásia aprendem a tocar bateria de forma prática e rápida é um presente, um reconhecimento de todo o estudo e tempo dedicado à música, que é a minha paixão”, disse o CEO e fundador, Dino Verdade.

 Confira a lista das marcas chanceladas: 

CATEGORIA PLENO

CAFÉ DU CENTRE

EMPORIUM DA BELEZA*

FAST AÇAÍ

FÓRMULA ANIMAL

HOT N’ TENDER

KINGDOM AÇAÍ

L`ENTRECÔTE DE PARIS*

LEZ A LEZ

LIMPEZA COM ZELO

LIZ LINGERIE

MAGRASS

NTW CONTABILIDADE

NUMBER ONE CHICKEN

ONODERA ESTÉTICA

PATRONI PIZZA

SORRIFÁCIL CLÍNICA DENTÁRIA*

SUPERGEEKS

TURQUESA ESMALTERIA

 

 

CATEGORIA SÊNIOR

ACQUAZERO

ANJOS COLCHÕES

BATERAS BEAT MUSIC SCHOOL

CARICANECAS

CASA DO CONSTRUTOR

CLEANNEW

DANK IDIOMAS*

DIOLASER

DOUTOR SOFÁ

EMAGRECENTRO

ENCONTRE SUA VIAGEM*

GOOLA AÇAÍ *

HAPPY*

HERING STORE*

HOPE LINGERIE

INSTITUTO EMBELLEZE

MORANA

ODONTOLATINA

PIZZA CREK

PUKET

SÓBRANCELHAS

SUSHIRÃO

WIZARD BY PEARSON*

 

CATEGORIA MÁSTER

CALÇADOS BIBI

ESPAÇOLASER

SOBRANCELHAS DESIGN

USAFLEX

 

CATEGORIA MEGA

AÇAÍ CONCEPT

CHILLI BEANS

IGUI

KUMON

LOCALIZA

MAPLE BEAR

OAKBERRY AÇAÍ BOWLS

 

(*) Redes que passaram a figurar no ranking em 2022

Fotos: Keiny Andrade