Faça média

Se somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos, que tipo de pessoas você tem trazido para perto de si? Pense nisso enquanto toma um “café com news”.

Tempo estimado de leitura: 6min41

Aqui notícia boa é manchete: franchising cresce 13,8% e supera R$ 240 bilhões

DESEMPENHO

Para tudo que esta edição quer menos palavras e mais números 🔢. E não são quaisquer números não, Brasil. É o retrato do franchising em 2023! Bora dar uma espiada 👁️, porque a cobertura completa você acompanha nas notícias do nosso site.


👉 O mercado de franquias no Brasil cresceu nominalmente 13,8% em 2023 e alcançou R$ 240,661 bilhões em faturamento.


👉 O número de operações aumentou 6,2%, para 195.862, e o de marcas cresceu 7,6%, para 3.311 redes.


👉 O contingente de empregos diretos alcançou 1.701.726, com expansão de 7,1%.


👉 Entre as razões para esse crescimento estão: melhora do quadro macroeconômico, aprimoramento de práticas e aprendizados nos últimos anos, avanço da digitalização em várias frentes e adoção de novos formatos.


👉 O saldo positivo entre aberturas e fechamentos de novas operações aumentou de 9,8% para 11,4%, o que quer dizer que abrem muito mais franquias do que fecham.


👉 Os repasses passaram de 2,5% em 2022 para 4,3% em 2023, o que demonstra a crescente maturidade do franchising. 


👉 Todos os 12 segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, com destaque para Alimentação – Food Service (+17,9%).


👉 Para 2024, a ABF projeta um faturamento 10% maior e um aumento de 5,5% em operações e em empregos diretos e de 5% em redes.

As maiores franquias e microfranquias do Brasil em número de operações

RANKING

Quer saber quais são as maiores franquias e microfranquias do Brasil? Confira aqui a lista completa, mas já veja alguns highlights desse importante e esperado ranking anual. Sabia que tem até torcida nas redes para acompanhar o anúncio? É, franchisers lovers, é quase final de Super Bowl por aqui... todo mundo ligadinho!


💡 E lembrem-se que o ranking da ABF é por operações, tá pessoal? Então, vamos logo a alguns destaques dele:


🚩 A Cacau Show manteve a liderança do ranking das 50 Maiores Redes de Franquias, com 4.216 operações (+10,7% sobre 2022).


🚩 Os top 10 desse ranking são: Cacau Show, O Boticário, McDonald's, Colchões Ortobom, OdontoCompany, Lubrax+, Subway, AM/PM, Óticas Carol e Burger King Brasil.


🚩 As marcas que compõem o ranking das 50 maiores franquias de 2023, juntas, somam 50.717 operações.


🚩 Duas marcas estrearam no ranking das 50 Maiores Franquias: Cresci e Perdi e Decor Colors.


🚩 A marca com o maior crescimento percentual no ranking das 50 Maiores Franquias foi Decor Colors (+ 96,9%).


🚩 No ranking das 20 Maiores Microfranquias, a liderança é da market4u, com 2.100 operações, seguida por Prudential (1.686), Seguralta (1.672), Kumon (1.532) e Credfácil (1.009).


🚩 Neste ranking de microfranquias, o destaque de alta foi a É Seguro Corretora (+103%).


🚩 A maior parte das redes das 50 Maiores Franquias (33%) pertence ao segmento de Alimentação. Já entre as 20 Maiores Microfranquias, o segmento predominante (55%) é Serviços e Outros Negócios.


🚩 O formato Lojas lidera em ambos os rankings: 95%, no caso das 50 Maiores Franquias, e 80% no caso das 20 Maiores Microfranquias.

Momento aterrissagem no franchising: Pós-NRF da ABF lota em São Paulo

EVENTO

O dia 08 de fevereiro foi uma espécie de "whey protein" do franchising: teve divulgação dos números do franchising em coletiva de imprensa (já te contamos o final do filme acima, né? 😂) e, antes disso, o tradicional e esperado Pós-NRF da ABF, no Auditório Santander, em São Paulo.


A cobertura completa desse momento de importante compartilhamento de conteúdo que costuma ditar tendências no varejo mundial está em nosso site, mas não poderíamos deixar de trazer aqui pelo menos um insight do presidente da ABF, Tom Moreira Leite. Veja só:


⚠️ “Vivemos em um momento de inflexão desde a criação da internet, que é a aplicação acessível de soluções de inteligência artificial nos negócios. Mas não podemos nos esquecer de que todo o processo de inovação começa e termina com gente. Ou seja, por mais que a tecnologia otimize os processos no setor de franquias e nos seus respectivos segmentos, temos que entender que criar um ambiente onde as pessoas abracem a inovação sem receio de falhar é fundamental."


Em tempo: logo no início do Pós-NRF, a ABF e a Apex anunciaram e assinaram a renovação do programa Franchising Brasil até 2025. E o presidente da Apex, Jorge Viana, esteve lá e declarou: “o franchising brasileiro alimenta a economia brasileira e gera empregos. Não é fácil alcançar o crescimento que o setor tem apurado. Esse é o resultado de um trabalho consistente, com capilaridade”. Parabéns franchising! 👏👏👏

ABF atualiza cartilha sobre Reforma Tributária; tema é foco em 2024

ADVOCACY

A ABF permanece acompanhando de perto o processo da Reforma Tributária, que, após a promulgação da Emenda Constitucional nº 132/2023, deverá começar a ser regulamentada via Leis Complementares 📝 a partir deste ano.


Esses próximos passos são o foco do trabalho de Advocacy da ABF em 2024, sempre com o objetivo de contribuir com o processo legislativo e alcançar os benefícios esperados para o setor de franquias, que é intensivo em mão de obra e porta de entrada 🚪 para o primeiro emprego.


Confira no site da ABF a atualização da cartilha da ABF sobre a Reforma Tributária. Esse material elucidativo é dirigido a todo ecossistema do franchising e pode ser compartilhado com parceiros e público em geral. 🔝

3,7 milhões de novos MEIs, micro e pequenos negócios em 2023

EMPREENDEDORISMO

O franchising é predominantemente formado por micro e pequenas empresas. E você sabe quantas dessas empresas surgiram no País em 2023? 🤔 Foram 859 mil abertas, segundo levantamento do Sebrae com base nos CNPJs da Receita Federal.


A alta foi de 6,6% sobre o ano anterior 📈. Traduzindo em outras palavras, foram 2,3 mil novos empreendimentos desse porte criados por dia. A grande maioria (83%) é de microempresas; o restante é formado por empresas de pequeno porte, com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.


Quando o recorte é por atividades, o levantamento demonstrou que o maior volume registrado foi no setor de Serviços, com destaque para “Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos”. 🦷🪥


E os MEIs?


O levantamento também demonstrou que surgiram 2,9 milhões de novos microempreendedores individuais (MEI) em 2023, com ligeira queda de 0,9% em relação ao ano anterior.


Somando MEI, micro e pequena empresa, foram 3,7 milhões de novos negócios no ano passado. Isso representa 96% do total de empresas criadas no país em 2023, incluindo as de médio e grande portes. 🎯


✍️ E olha que interessante: os pequenos negócios responderam por 8 em cada 10 empregos criados na economia em 2023.


Quer mais dado curioso? 7 em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais e o Instagram é a plataforma preferida. 🤳

Saca só: cartão de crédito é o meio preferido de pagamento do brasileiro

MEIOS DE PAGAMENTOS

Adoramos um estudo e este aqui foi feito por um associado ABF, a F360. O levantamento dessa plataforma de gestão financeira analisou a base de mais de 12 mil clientes, por onde passam cerca de 12% das movimentações do franchising brasileiro, e detectou que o 💳 cartão de crédito é o meio preferido do brasileiro para fazer compras no varejo.


O estudo apontou que o cartão de crédito correspondeu a 40% das transações de janeiro a outubro de 2023. Nesse recorte, entraram as compras feitas na modalidade crédito à vista (32% do total de transações), crédito parcelado (7%) e crédito parcelado em mais de seis vezes (1%). 🧮


Na sequência, o pagamento por cartão de débito apareceu na preferência do consumidor, com 34% do total de transações no mesmo período. Depois surgiu o dinheiro 💵, com 15%, e o Pix, com 6%.


O levantamento da F360 mostrou que, em cidades do interior, por exemplo, ainda é comum a venda por carnês. Já no e-commerce 🌐, atualmente, as opções mais tradicionais são o cartão de crédito e débito, os boletos e o pix à vista ou parcelado.

Eventos no franchising: seja ligeiro e anote o que acontece em fevereiro

AGENDA

Se você pulou no Carnaval 🎭 ou pulou “o” Carnaval, o que importa agora é que, para quem ainda não engatou em 2024, não tem mais desculpas.


Aliás, nem quase mais emendas de feriados: até dezembro, só tem mais 1 feriado prolongado (Corpus Christi, em 30 de maio); o restante ou não dá "liga" ou cai em um fim de semana.🤨


Pelo bem, pelo mal, um 2024 produtivo que já nasceu com um dia a mais (29/02) é sinônimo de 🗓️ agenda agitada na franchising.


Depois de debatermos tendências para os negócios no Pós-NRF da ABF e apresentarmos os números do franchising, a ABF já prepara outros grandes momentos para você 🎁, como uma delegação à Multi-Unit Franchising Conference 2024, de 18 a 23 de março, e o Pós-IFA, no dia 26 de março. Mas, antes, vamos relembrar a agenda de fevereiro:


20/02: Reunião da Comissão de Vestuário
22/02: Encontro Jurídico

23/02: Reunião da Comissão de Microfranquias

26/02: Encontro da Regional ABF Minas Gerais

27/02: Curso Entendendo Franchising

28/02: Evento da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-estar

28/02: Reunião da Comissão de Educação

29/02: Reunião da Diretoria da ABF

Desempenho, fusão, cartão de crédito e cases pautam o franchising na imprensa

MÍDIA

ISTO É DINHEIRO: Mercado de franquias fatura R$ 240,6 bi e cresce 13,8% em 2023, aponta ABF

 

EXAME: Quais são as 50 maiores franquias do Brasil? Veja ranking

 

PODER 360: Cacau Show é a maior franquia do Brasil; leia lista

 

PEGN: Fusão de Arezzo e Grupo Soma deve alçar novas marcas para o franchising

 

TERRA: Cartão de crédito é meio de pagamento preferido nas franquias

 

ESTADÃO: Ele foi boia-fria aos 9 anos e hoje comanda rede de 75 franquias de restaurante com cachaça premium

 

FORBES: Brasileiro transforma em franquias rede que tem Sabrina Sato e Alok como clientes nos EUA

 

ESTADÃO: Franquia de Reserva, Hering e outras: vale a pena investir depois da fusão entre Arezzo e Soma?


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este