Início Notícias ABF em Ação Uma visão 360º do processo de expansão na ABF Franchising Week

Uma visão 360º do processo de expansão na ABF Franchising Week

Uma visão 360º do processo de expansão na ABF Franchising Week
Lyana Bittencourt: "“Os negócios não são mais lineares, são exponenciais”

O Congresso de Expansão de Redes de Franquias 2019 ampliou a visão sobre o crescimento quantitativo das operações dessas marcas. Lyana Bittencourt, diretora-executiva do Grupo Bittencourt, mostrou um “Panorama 360 graus do processo de expansão”.

Para atingir o sucesso na expansão dos negócios, a especialista orienta que se comece com a estratégia. “Não se vende mais franquia como se vendia no passado. O mercado mudou,” disse Lyana.

Segundo a executiva, a interpretação clara dos desafios pode ajudar muitas empresas a evoluírem. “Os negócios não são mais lineares, são exponenciais”, disse Lyana. Exemplificando, afirmou: “O Airbnb foi criado a partir da escassez, hoje ele é exponencial”.

No processo de expansão, Lyana afirma que é necessário repensar o modelo de negócio. O consumidor tem um novo comportamento. “E o franqueado também?”, questionou. “A jornada do franqueado já não é mais a mesma”, observou.

Para a especialista, estar presente, oferecer valor ao candidato a franqueado e ser ágil são atitudes que, se tomadas, ajudarão no processo de expansão.

O primeiro ponto nesse processo é, segundo Lyana, o franqueador decidir quem ele quer para franqueado. Depois, estabelecer relações para crescer onde há presença de marca e identificar potenciais multifranqueados. “Eles podem estar dentro da própria rede”, disse. Dentre outros aspectos, “melhore sua experiência no ponto de venda, se quiser ter multifranqueados”, orientou a palestrante.

Lyana fez referência também à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Privacidade e segurança nunca foram tão faladas, observou a executiva. Para ela, “a nova Lei será também um novo marco da Internet”.

Segundo a executiva, o processo de expansão deve ser consistente e consciente, feito com propósito. “O propósito é a forma como se engaja os franqueados e certamente os consumidores”, disse. Ainda de acordo com Lyana, “o sucesso vem pelo franqueado que conhece o negócio” e “é inegável que franqueados conscientes atraem novos franqueados”.

Foto: Keiny Andrade