Uma visão 360º do processo de expansão na ABF Franchising Week

Visão
Lyana Bittencourt: "“Os negócios não são mais lineares, são exponenciais”

O Congresso de Expansão de Redes de Franquias 2019 ampliou a visão sobre o crescimento quantitativo das operações dessas marcas. Lyana Bittencourt, diretora-executiva do Grupo Bittencourt, mostrou um “Panorama 360 graus do processo de expansão”.

Para atingir o sucesso na expansão dos negócios, a especialista orienta que se comece com a estratégia. “Não se vende mais franquia como se vendia no passado. O mercado mudou,” disse Lyana.

Segundo a executiva, a interpretação clara dos desafios pode ajudar muitas empresas a evoluírem. “Os negócios não são mais lineares, são exponenciais”, disse Lyana. Exemplificando, afirmou: “O Airbnb foi criado a partir da escassez, hoje ele é exponencial”.

No processo de expansão, Lyana afirma que é necessário repensar o modelo de negócio. O consumidor tem um novo comportamento. “E o franqueado também?”, questionou. “A jornada do franqueado já não é mais a mesma”, observou.

Para a especialista, estar presente, oferecer valor ao candidato a franqueado e ser ágil são atitudes que, se tomadas, ajudarão no processo de expansão.

O primeiro ponto nesse processo é, segundo Lyana, o franqueador decidir quem ele quer para franqueado. Depois, estabelecer relações para crescer onde há presença de marca e identificar potenciais multifranqueados. “Eles podem estar dentro da própria rede”, disse. Dentre outros aspectos, “melhore sua experiência no ponto de venda, se quiser ter multifranqueados”, orientou a palestrante.

Lyana fez referência também à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Privacidade e segurança nunca foram tão faladas, observou a executiva. Para ela, “a nova Lei será também um novo marco da Internet”.

Segundo a executiva, o processo de expansão deve ser consistente e consciente, feito com propósito. “O propósito é a forma como se engaja os franqueados e certamente os consumidores”, disse. Ainda de acordo com Lyana, “o sucesso vem pelo franqueado que conhece o negócio” e “é inegável que franqueados conscientes atraem novos franqueados”.

Foto: Keiny Andrade