Início Notícias ABF em Ação Transformação Digital: Seminário enfoca AR, marketplace e o futuro do delivery

Transformação Digital: Seminário enfoca AR, marketplace e o futuro do delivery

Transformação Digital: Seminário enfoca AR, marketplace e o futuro do delivery
Andrea Iorio: “Estamos vivendo um momento único na história, onde a combinação entre a transformação digital e a aceleração exponencial das tecnologias, e a crise do Covid forçaram uma mudança radical nas expectativas e nos comportamentos do cliente e do consumidor, independente do setor em que se esteja”

Especialistas trataram, ainda, sobre outras tendências na transformação digital, inteligência artificial, meios de pagamento digitais e apresentaram startup que é case de sucesso internacional.

O universo da tecnologia envolveu a ABF Franchising Week na manhã desta quinta (24/6), penúltimo dia do megaevento. Especialistas destacaram as principais tendências, como realidade aumentada (AR, na sigla em inglês), pagamento digital, marketplace e inteligência artificial (IA). A abertura e contextualização coube a Julio Monteiro (Megamatte), coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF e a Gustavo Schifino (DX.Co), membro da Comissão.

Fábio Garcia (AREA – AR) falou sobre como revolucionar a estratégia de marketing no varejo por meio da realidade aumentada, que sobrepõe elementos virtuais no mundo real. O especialista fez, ainda, distinção entre a AR e a realidade virtual (VR). Segundo ele, a VR modela o mundo em 3D e promove uma experiência mais imersiva, é de desenvolvimento mais complexo, porém de melhor qualidade e que funciona muito bem para o setor de educação. O especialista distinguiu, ainda, a AR da realidade mista (MR) e estendida (XR), onde os elementos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real.

De acordo com Garcia, somente no ano passado foram investidos US$ 17,67 bilhões em AR no mundo. O palestrante afirmou que entre as grandes tendências em XR estão o uso de filtros nas mídias sociais, como Facebook, Tik Tok e principalmente no Instagram; da webAR, em que varejistas inserem a realidade aumentada em seus sites ou e-commerce, e o try-on e-commerce, que possibilita experimentar o produto. Outra grande tendência que, segundo o especialista, está chegando este ano e deve bombar até 2022 é o “environment tracking” (envolvimento maior com o ambiente em que o usuário está). “Você consegue ter uma realidade aumentada hiper-realista, em que consegue se esconder até atrás de objetos”, explicou.

Marketplaces
No painel “Marketplaces e plataformas”, Andrea Iorio, palestrante e autor best-selling sobre Transformação Digital, destacou que é importante compreender o período atual. “Estamos vivendo um momento único na história, onde a combinação entre a transformação digital e a aceleração exponencial das tecnologias, e a crise do Covid, que forçou uma mudança radical nas expectativas e nos comportamentos do cliente e do consumidor, independente do setor em que se esteja”, disse. Ao criar um marketplace num app próprio, o empreendedor cria, segundo o especialista, algo importante: frequência de uso. “Esteja no celular do seu cliente”, aconselhou.

A Reef Technology é um verdadeiro case internacional de sucesso de transformação digital provocada pela pandemia, como mostrou o painel conduzido por Dany Levkovits (Hot n’ Tender). A empresa que começou como uma gerenciadora de estacionamentos, com a Covid-19 se transformou numa startup de delivery dentro deles.

Segundo o vice-presidente Rohan Jetley, a Reef – com 14 mil colaboradores e presente nos EUA, Canadá, Reino Unido e Espanha – congrega atualmente 150 marcas, atua com dark e cloud kitchens. Na visão do executivo, o futuro do delivery envolve não só rapidez e comodidade, mas também sustentabilidade. “Na economia sob demanda dos dias atuais, os clientes e consumidores vão querer fazer vários pedidos de diversas marcas ao mesmo tempo, incluindo lojas de varejo e bens de consumo embalados, e ter tudo entregue dentro de algumas horas ou, em alguns casos, em minutos. Porém, à medida em que entramos nessa realidade, precisamos pensar de forma crítica sobre logística sustentável para que as marcas que amamos e compramos possam crescer sem prejudicar as metas climáticas”, ressaltou.

O Seminário enfocou, ainda, outros temas fundamentais. Eduardo Goni (ELO) discorreu a respeito dos Meios de Pagamento/Pagamento Digital. Segundo ele, o dinheiro em papel tende a acabar e é importante que os empreendedores estejam atentos a isso. Oswaldo Ferreira Junior (IBM DATA & AI SALES EXECUTIVE) falou a respeito da Inteligência Artificial. Para o especialista, “a IA é a nova eletricidade”.

Acesse aqui a apresentação feita durante o Seminário de Transformação Digital da ABF Franchising Week Virtual 2021.