Trabalho Novo: ações envolvem Giraffas, Sóbrancelhas, Alphagraphics e CNA

Redes demonstram interesse pelo programa e se mobilizam para ajudar pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo

Reunião de colaboradores do Giraffas com Cristina Saturnino (Rede Cidadã) na sede da ABF

Representantes do Giraffas, uma das maiores redes de alimentação do Brasil, reuniram-se na ABF no dia 28 de novembro para conhecer em detalhes o programa Trabalho Novo, da Prefeitura de São Paulo.

Durante a reunião, houve uma rápida vivência do treinamento socioemocional aplicado aos moradores dos Centros de Acolhida (pessoas em situação de rua). A atividade foi conduzida por Cristina Saturnino, coordenadora e facilitadora da Rede Cidadã, ONG especializada em gerar oportunidades de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social, responsável por operacionalizar o programa. “Todos saíram muito tocados, emocionados e sensibilizados com o processo”, observa Eleine Bélaváry, coordenadora do programa na ABF. E dando continuidade à ação, na semana passada, durante dois dias alguns colaboradores e franqueados do Giraffas foram assistir a vivências de renascimento nos Centros de Acolhida da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

Trabalho Novo
Danielle Aguiar (Rede Cidadã) apresenta o programa Trabalho Novo durante a Convenção da Alphagraphics

O apoio da Associação ao Trabalho Novo foi anunciado na ABF Franchising Expo 2017 e ao longo de todo o segundo semestre deste ano, diversas redes de franquias engajaram-se no programa (veja relação abaixo). Dentre outras ações recentes, houve o atendimento da rede Sóbrancelhas a homens, mulheres e transexuais em Centros de Acolhida na zona leste da Capital e no bairro do Bom Retiro, região central da cidade. Em outra iniciativa, durante a Convenção da rede Alphagraphics no último dia 12, Danielle Aguiar, da Rede Cidadã, divulgou o programa para franqueados e fornecedores.

CNA doa bolsas de estudo

Já no mês de outubro, durante sua Convenção anual, o CNA – uma das maiores redes de ensino de idiomas do País – assumiu o compromisso de doar 100 bolsas de estudo de inglês a pessoas em situação de rua da capital paulista, por meio do Programa Trabalho Novo. Do total, 50 bolsas serão concedidas em 2018 e as outras 50, em 2019. As bolsas serão para dois módulos, o que totalizará um ano de curso. “O CNA está dando sua contribuição para ajudar pessoas em situação de rua a retornarem ao mercado de trabalho e, consequentemente, promover uma mudança em suas vidas”, declara Décio Pecin, presidente da rede.

Trabalho Novo

Trabalho Novo

Fotos: ABF/Divulgação