Despertar o sentimento de proximidade se faz necessário, segundo especialistas presentes no Congresso de Franqueados da ABF Franchising Week 2024
Para dar continuidade à programação do segundo dia da ABF Franchising Week, o Congresso de Franqueados abordou o tema Transformar Conversas em vendas, ministrado por Gustavo Schifino (Stone), que contextualizou como os conteúdos digitais estão transformando o ambiente e hábitos de consumo, principalmente nos pontos físicos. No ranking dos países que mais usam redes sociais, o Brasil é o líder com 5,4 horas/dia, segundo a NordVPN. “Esta é uma oportunidade de ampliar ainda mais os e-commerces, e a presença do varejo nas redes sociais junto ao marketing digital”, disse.
Além disso, cerca de 51% das vendas realizadas pelo varejo global acontecem em e-commerces. “Os negócios precisam ir atrás dos clientes para gerar vendas, se relacionar e entrar nas redes de conexão – onde as pessoas têm valor”, afirmou. O executivo também falou sobre o potencial de atingir diferentes gerações nas redes ao se apresentar como uma marca: inspiradora, autêntica, amiga e parceira dos consumidores.
Canal Conversacional: transformando conversas em vendas
Sob a moderação de Sandro Alves (Franqueado Depyl Action), o debate mostrou que o conceito de “conversacional commerce” é mantido e apenas a abordagem muda. “Isso deixou de ser apenas para o futuro e é para o agora”, comentou.
Para Adriana Godoy (Franqueada Twenty Four Seven/Chilli Beans), fidelizar os colaboradores é o primeiro passo para fidelizar o cliente. “Gerar experiência ainda é o coração do varejo”, assinalou. Além disso, a personalização e individualização dos clientes também.
Schifino comentou, ainda, que as parcerias com os influencers digitais são fundamentais, visto que eles representam a “humanização do produto e da marca. O storytelling nunca esteve tão em alta e levar as pessoas que utilizam as redes sociais para a sua landing page é certeiro”, observou.
Venda por diferenciação
“Estamos em um jogo do finito versus o infinito. Aumentar a chance de vencer é o mote, mas não podemos esquecer do sentimento gerado no consumidor”, comentou Carlos Busch (BUSCH Advisory/Forbes Business Council).
Além disso, o painelista relembrou que antigamente as decisões empresariais eram voltadas para os dados da média e não da individualização. “Quando alguém pensa diferente gera um desconforto. Mas, tudo que é pensado na média é estar no passado”, disse.
Nesse contexto, o executivo compartilhou cinco reflexões para o seu negócio: o cliente sempre toma decisões pela emoção com justificativas racionais, ou seja, foque nos desejos do seu cliente e não se distraia; pensar diferente aumenta as chances de sair na frente; seja mais interessante para as pessoas do que interesseiro; aprenda a fazer o jeito que te fará vencer; encare as oportunidades por outros ângulos.
Fotos: Keiny Andrade