SEF 2018 inaugura série de visitas técnicas a redes de referência no franchising

Visitas
Troca de experiências: grupo de franqueadores durante visita técnica à sede da Flytour

Uma atividade inédita marcou a 28ª edição do Selo de Excelência em Franchising (SEF). Representantes de marcas chanceladas participaram de uma rodada de visitas técnicas a redes de referência no setor, também selistas.

Visitas
Grupo Ornatus recebe representantes de marcas chanceladas em sua sede

Amplamente aprovada pelos participantes, a atividade tem por objetivo principal intensificar a troca de experiências entre franqueadores. Especialmente para os representantes das redes de fora de São Paulo, as visitas técnicas são uma oportunidade de aproveitar ainda mais a vinda à cidade para a cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising. As visitas foram realizadas no dia 19 de abril, véspera do evento.

Visitas
Selistas em visita técnica à sede do Grupo Trend Foods

Divididos em cinco grupos, os representantes das franqueadoras visitaram as sedes de Flytour, Grupo Ornatus (que reúne as marcas Morana, Ballonè Fashion Bijoux, Love Brands e Little Tokyo), Grupo Trend Foods (formado pelas redes China in Box e Gendai), Habib’s e Nutty Bavarian.

Visitas
Habib’s abriu sua sede para receber grupo de franqueadores

Durante as visitas, os franqueadores puderam trocar experiências sobre temas do cotidiano do franchising e da relação franqueado – franqueador como: gestão estratégica, modelos de negócios, canais de comunicação, conselho de franqueados, pesquisas de satisfação, turn over na rede, indicadores de performance, estratégia digital, publicidade, expansão internacional e transmissão de cultura dentro da rede.

Visitas
Grupo de marcas chanceladas durante visita técnica à Nutty Bavarian

Confira os depoimentos de alguns participantes:

Visita à Flytour:

“Foi uma tarde enriquecedora em que pudemos aprender e viver toda essa cultura de uma empresa tão renomada como a Flytour. Foi enriquecedor, a cabeça sai fervendo de ideias e a gente sai com vontade de executá-las logo. Foi excelente”.
Andrea Gomes da Silva – Farmácia Roval

“Foi muito agregador estar aqui com o Fábio [Khouri, , com toda a equipe. Foi uma troca de experiências fantástica, estou aqui com um check list para poder aplicar na franquia Damasio também. Foi show de bola, parabéns”.
Karina Silva Lima – Damásio Educacional

“A ideia da visita foi maravilhosa. Pudemos trocar muitas informações e acredito que os franqueadores saíram satisfeitos”.
Fábio Khouri , diretor da Flytour

Visita ao Grupo Trend Foods (China in Box e Gendai):

“Como eu sou da área de operações, acho ótimo poder reunir um grupo desses que enfrenta os mesmos desafios, porque você consegue falar de boas práticas. Quanto mais pudermos fazer estes eventos com um direcionamento claro e um grupo qualificado, mais vantajoso é. Quando a gente compartilha informações desta forma, em vez de perder tempo estamos é ganhando tempo.”
Alexandre Nacagami Otsuka, diretor de franquias do Grupo Trend Foods – China In Box e Gendai

“Achei muito rica essa troca de experiências, principalmente ao ter na mesma mesa pessoas do mesmo segmento”.
Marcio Alves – Departamento de franquias da  Arcos Dorados – McDonald’s

“Quero agradecer porque para mim está sendo uma verdadeira aula esse momento aqui”.
Marcelo Golfieri, presidente da rede Cata-Vento

Visita ao Habib’s:

“Ficamos muito felizes em poder receber todo mundo, nessa parceria com a ABF. Eu acho que essa troca de experiência é muito importante entre os franqueadores e pessoas que acreditam no franchising brasileiro. Então, quando teve essa oportunidade de abrir as portas, a gente fez questão, para incentivar os franqueadores que têm interesse em conhecer a nossa história e para a gente ouvir também. Quando se compara com outros mercados, o franchising é uma coisa nova no Brasil, mesmo com todas essas décadas, então a gente precisa sempre estar se apoiando. Por isso, ficamos muito felizes com essa oportunidade e nos sentimos um time do franchising brasileiro”.
Bruna Saraiva, diretora de estratégia do Habib’s

“Estamos aqui para aprender boas práticas, e o Habib’s é um grande exemplo para todos os franqueadores, com mais de 400 unidades, de um porte muito grande, então espero poder absorver mais experiências, ideias e ver o que cabe para a Maria Brasileira. São setores e serviços diferentes, mas boas ideias e insights podem vir de onde a gente mesmo espera, então vamos ver o que a gente pode aplicar na nossa rede”.
Felipe Buranello, sócio-proprietário da Maria Brasileira

“Eles foram abertos e transparentes, mostraram tudo, e o grande encantamento aqui é que a gente anda e está todo mundo alegre. Foi encantador”.
Marcos Almada, diretor geral da Sorrisus

Visita à Nutty Bavarian:

“Eu acredito demais nessa troca de experiências, mais ainda quando você pode falar no teu ambiente. Acho que a coisa fica muito mais natural e muito mais real. É uma abertura diferente, tanto para quem visita, quanto para quem recebe. Eu também aprendi muito com eles hoje. E, para mim, falar também me faz refletir. O que eu sinto também, me arrisco a dizer, é que o franchising é o segmento que mais compartilha. A essência do franchising já é de compartilhar, ele já traz isso no seu DNA”.
Adriana Auriemo, fundadora e sócia-diretora da Nutty Bavarian

“É um momento importantíssimo, viemos para uma marca que tem um forte recall de mercado e tem um grande exemplo, há muitos anos já no modelo de franquia. Então, é muito bom ouvir as empresas mais maduras e a gente se inspira para poder chegar ao mesmo patamar. Acho muito importante participar desses eventos para troca de informações”.
Anderson Abreu, diretor de varejo da Sestini

Confira abaixo a galeria de fotos

Fotos: ABF/Divulgação