Especialistas debatem práticas para evitar confrontos judiciais e expandir os valores da marca no digital em encontro da Comissão de Educação.
Dando continuidade à programação do Encontro da Comissão de Educação da ABF, Sylvia Barros (The Kids Club) moderou o painel sobre Comunicação e relacionamento com a rede. “O franchising é um sistema de expansão, mas o relacionamento com os franqueados precisa ser discutido. O setor é uma rede de apoio mútuo entre franqueador e franqueado, porém, muitos conflitos surgem por falta de abertura para um diálogo franco e por cláusulas contratuais mal interpretadas”, afirmou.
Júlio Segala (Kumon) ressaltou a importância da cultura para o engajamento dos franqueados. “Com presença em 611 municípios brasileiros e mais de 1.400 franqueados, lembrar constantemente da história e do propósito inicial da marca é essencial para expandir o método Kumon a mais alunos, sempre com qualidade. Uma dica é inserir Conselhos Consultivos dos Franqueados para que cada um possa falar, ser ouvido e ouvir a nossa proposta de melhora também”, disse.
Fabiana Estrela, diretora-executiva da entidade, destacou que o grau de conflito está diretamente relacionado ao nível de maturidade, tanto pessoal quanto empresarial. “Os franqueados são protagonistas dessa relação e precisam ser ouvidos, o que, em alguns casos, exige coragem. A validação do outro cria um senso de pertencimento. O investimento em treinamento deve focar na equipe da franqueadora, que precisa saber lidar com relações maduras e dinâmicas. É um trabalho de mão dupla, que visa prevenir conflitos ou transformá-los em oportunidades de aprendizado”, explicou.
Com uma perspectiva jurídica, Thais Kurita, do escritório Novoa Prado & Kurita Advogados, enfatizou o papel do advogado em gerenciar conflitos com uma comunicação mais amigável, evitando que escalem para confrontos ou processos judiciais. Ela também mencionou a importância de uma linguagem menos rígida e de processos mais estratégicos para a prevenção de problemas e para a sua resolução no cotidiano.
Expansão nas redes de educação
O último painel do dia abordou algumas práticas importantes para planejar a expansão do seu negócio. Para Rogério Gabriel (MoveEdu), “a boa comunicação colabora e muito para a expansão das marcas, além do jogo do digital – que gera muito trabalho em curtos períodos. Não é simples, é algo muito profissional, mas que contribui com resultados significativos”.
Sobre a comunicação da área e expansão de forma aberta e transparente, “o franqueado mais novo representa a energia e o mais antigo, a sabedoria. Nosso papel como franqueadora é gerir os processos para que esse tipo de colaboração seja fluída. Estamos focados em melhorias do relacionamento das áreas que geram valor para o consumidor”, afirmou Cleiton Lopes (Kumon).
Com 30 anos de experiência no franchising, Sidney Kalaes (Kalaes), acompanhou mudanças de comunicação e expansão do setor. “Você só expande quando tem uma rede de franquias feliz. No passado, a venda de franquias era feita por meio de muito relacionamento comercial e hoje em dia é pela informação digital – internar a expansão e o tráfego do marketing digital é muito promissor”, contou.
Beno Krivkin (Tibecca) pontuou, ainda, que se tivesse que abrir uma franquia hoje ou expandi-la começaria com a geração de lead através de conteúdo digital. “O seu site é o maior em conversão, mas não gera volume. O que gera volume é mídia social – com conteúdos de qualidade para o candidato a franqueado da sua marca se identificar e aguçar os sentidos para querer conhecer. O ideal é fazer os dois, mas pensando nas redes sociais primeiro, como principal e orgânico”, finalizou.
Fotos: ABF/Divulgação