O profundo impacto da pandemia de Covid-19 na sociedade fica cada vez mais evidente, principalmente nas porções menos favorecidas da população. Vários indicadores mostram queda brusca de renda, desemprego e até insegurança alimentar, um cenário muito desafiador que levou várias redes de franquia em todo o País a mobilizarem atenção, recursos e seus franqueados em ações de assistência.
Para conhecer melhor esse movimento, a ABF fez um levantamento entre seus associados com foco em ações sociais recentes. Recebemos 25 contribuições, entre projetos de curto e longo prazo, com foco específico na pandemia ou ações mais gerais que tiveram sua importância maximizada dado o contexto extremo atual.
Por exemplo, identificamos iniciativas de doação de alimentos (ou cestas básicas), itens de higiene e saúde, educação, produção emergencial de álcool em gel, apoio a hospitais e outras instituições assistenciais. Já outras redes se engajaram no apoio à vacinação, doação de ovos de Páscoa, brinquedos, refeições e serviços, além de coleta de materiais reciclados.
Destaque ainda para um projeto de terapia assistida por pets, a transformação de unidades franqueadas em pontos de arrecadação para campanhas e até a doação de uma piscina para instituição de mulheres em situação de vulnerabilidade social e de 1.000 pizzas para profissionais de saúde. Esses projetos dão suporte a crianças, adolescentes, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade e populações carentes de forma geral em quase todo o Brasil.
Também a ABF se engajou em campanhas solidárias, com destaque para parcerias com a ONG Amigos do Bem, a Vagas no Varejo, Tudo de Máscara e ao Projeto Repouso Limpo, voltado a instituições cuidadoras de idosos.
Confira abaixo um resumo das ações solidárias de várias marcas associadas à ABF:
Acesso Saúde
A Acesso Saúde atua como uma empresa socialmente responsável. Patrocina o Projeto Valentes do Futuro, que tem como objetivo disseminar o esporte na modalidade Jiu-Jitsu para crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas com risco de vulnerabilidade social. A rede também apoia o Pequeno Príncipe, maior Hospital pediátrico do Brasil, com parte do lucro das vendas de todos os produtos do Clube Acesso Saúde. O Pequeno Príncipe é uma instituição centenária, filantrópica, que destina 70% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em média e alta complexidade em 32 especialidades médicas.
Anjos Colchões & Sofás
O Projeto Anjos Solidários, que foi firmado em parceria com as mais de 100 unidades franqueadas da rede, tem o objetivo de atuar de maneira propositiva nas cidades onde tem unidades, beneficiando asilos, abrigos, centros de reabilitação para dependentes químicos, além de comunidades atingidas por catástrofes da natureza. Com a meta de atingir o número de 240 entidades até o fim do ano, o número de doações deverá chegar em 4.800 produtos.
Bob’s
O Bob’s apoia o posto de vacinação contra Covid-19 localizado no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. O local é um dos pontos escolhidos pelo Movimento da sociedade civil, Unidos Pela Vacina, idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Trajano e que conta com mais de 3.000 pessoas, entre empresários, artistas, atletas e representantes de instituições, entidades setoriais e comunidades, com o objetivo de tornar viável a imunização de todos os brasileiros até o final de setembro deste ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 2.160 pessoas já foram vacinadas na ação em Madureira.
Cacau Show
Na Páscoa, por exemplo, em parceria com o Instituto Cacau Show fazemos a doação de 1 milhão de Ovos de Páscoa para diversas instituições pelo Brasil (ONGs, Hospitais e outras instituições). Durante o inverno, realizamos a Campanha do Agasalho, nossas lojas arrecadam vestimentas para doação. Para o Dia das Crianças as lojas arrecadam brinquedos para doação.
CleanNew
O CEO da rede, Fritz Paixão, realiza mensalmente aportes financeiros para uma instituição de caridade de Salvador chamada Cidade de Luz. A escolha da instituição tem a ver com a proposta alinhada à evangelização que o CEO recebeu e aos trabalhos que oferece, de suporte e assistência às famílias mais vulneráveis.
Rede de escolas CNA
Em 2002, o fundador do CNA, sr. Luiz Gama, criou a Associação Moacyr Nogueira da Gama, hoje conhecida como Instituto CNA, organização sem fins econômicos que oferece educação, alimentação e cuidados especiais para crianças entre 4 e 6 anos na zona sul de São Paulo. O Instituto CNA é um projeto plenamente alinhado ao negócio da rede CNA, que é oferecer uma educação de qualidade. A instituição é agente de disseminação, motivando franqueados e colaboradores para a realização de outras ações sociais em suas localidades.
Divino Fogão
O Divino Fogão, rede de restaurantes especializada em comida da fazenda, realiza anualmente uma ação solidária chamada Natal Feliz. O objetivo da ação é levar para algumas lojas da rede crianças e adolescentes de uma instituição previamente escolhida para que possam almoçar e, com apoio do shopping e de outras marcas, promover entretenimento e doação de presentes. Em 2020, por conta da pandemia e para manter a proteção da garotada, a ação teve um novo formato. De 14 a 23 de dezembro do ano passado, foi enviado álcool em gel para as instituições escolhidas em cada região, em parceria com a Coca-Cola. Também foram entregues uma refeição completa por meio de delivery, composta por prato principal, sobremesa e suco, e presentes de Natal. E, para deixar ainda mais mágico, as crianças puderam interagir virtualmente com o Papai Noel por meio de um tablet.
DrogaVet
Amor animal por todas as vidas. Esse é o propósito da DrogaVET que vai ao encontro do trabalho realizado pelo IBETAA (Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais), que atua com terapias e visitas assistidas, por animais, em hospitais e instituições de apoio à criança e ao idoso. A Instituição trabalha com técnica de educação e terapia assistida com cavalos (equoterapia), cães (cinoterapia) e gatos no tratamento, por exemplo, de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, transtornos de comportamento ou deficiência físico-motora. Além disso, o IBETAA realiza atendimentos à pessoa física (gratuito ou particular), em hospitais públicos e privados, escolas particulares e até empresas.
Enjoy
Possui o Instituto Enjoy, focado no acolhimento e ensino de jovens e crianças da periferia de Carapicuíba, na Grande São Paulo (SP). O Instituto Enjoy atua com mais de 450 crianças, adolescentes e jovens (de 07 a 18 anos), oferecendo aulas de esportes, teatro, dança, percussão, além de inglês e tecnologia, gratuitamente. A instituição significa uma saída para muitos jovens que passam o contraturno nessas oficinas. Atualmente, a Enjoy Franchising destina 1% de seu faturamento para o Instituto, que hoje já é visto pelos moradores da região como uma extensão de casa. Mesmo durante a pandemia, o Instituto tentou manter (respeitando os decretos estaduais/municipais) suas oficinas pedagógicas, consideradas ambientes destinados ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades laborativas, orientadas por professores capacitados, além de oficinas para geração de renda.
Espetto Carioca
Rede de Porto Alegre se uniu ao Banco de Alimentos, Prefeitura e outras instituições para doar alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, já que 1 milhão de quilos de alimentos próprios para consumo são descartados em Porto Alegre por ano, segundo o Programa Mesa Brasil Sesc. A primeira instituição contemplada foi a Casa Madre Giovana e outras instituições também receberam doações.
Grupo Kalaes (Além do Olhar, Instituto Ana Hickmann, Maislaser e Odonto Special)
As marcas do Grupo Kalaes iniciarão o mês de maio com uma grande ação solidária. As redes de franquias Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, Instituto Ana Hickmann, Maislaser by Ana Hickmann e Odonto Special tornarão suas unidades pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis e, assim, ajudar quem mais precisa neste momento delicado que estamos vivendo. O grupo acredita que, com a distribuição de franquias pelo Brasil e a união de forças para esta ação, inúmeras instituições e famílias se beneficiarão no país inteiro. Para participar, basta doar 3kgs de alimentos não perecíveis – clientes, franqueados e colaboradores também poderão contribuir com as doações. A ação irá acontecer durante todo o mês de maio, com possibilidade de ser estendida por mais tempo.
iGUi
A iGUi – maior fabricante de piscinas de poliéster reforçado com fibra de vidro do mundo – contribuiu com a doação de uma piscina completa para uma instituição de mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional. Além disso, contribuiu com kits de alimentos e higiene para asilos da região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A rede promoveu um workshop no intuito de capacitar profissionalmente meninas e meninos do Instituto As Valquírias, de Rio Preto; e doou mensalmente produtos de limpeza para manutenção de uma piscina também doada. A iGUi utilizou, ainda, sua fábrica de produção química para a produção sem fins lucrativos de álcool em gel.
Limpeza com Zelo
A rede em parceria com o IRAPA – Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil – atendeu cerca de 1.500 institutos de longa permanência para idosos, no estado de São Paulo. A campanha Repouso Limpo teve o objetivo de desinfetar os ambientes, minimizando as chances de contágio da doença. Além disso, também arrecadou doações – em dinheiro, equipamentos e produtos de limpeza – para essas instituições.
Megamatte
Foram oito anos consecutivos revertendo a renda de um dia de vendas do mate orgânico da rede para instituições sociais. Desde 2014, o evento já arrecadou fundos para ONGs como Saúde Criança, atual Instituto Dara, e Favela Verde. Mas em 2021, a já tradicional MegAção foi ampliada e acontecerá em três datas ao longo do ano, cada uma com um produto diferente. A primeira onda aconteceu de 19 a 23 de abril, com as vendas do Megashake. Em julho, o produto será o Açaí de Ovomaltine. E em novembro, a MegAção receberá parte da venda do mate orgânico.
Maria Brasileira
O Olhar de Maria é uma associação sem fins lucrativos idealizada pela Maria Brasileira, maior rede de franquias de serviços e cuidados residenciais e corporativos. Surgiu com o intuito de contribuir com a classe de profissionais de limpeza, que muitas vezes não conseguem suprir as suas necessidades e também realizar sonhos. O projeto social é mantido por meio de doações e serviços voluntários dos próprios colaboradores da empresa, franqueados da rede, empresas parceiras e pessoas que acreditam na iniciativa, para que famílias passem cada vez menos por dificuldades sociais e também possam realizar sonhos. O projeto-piloto começou na pandemia, em abril de 2020, quando arrecadou 28 toneladas de alimentos. Até agora, mais de 6.500 pessoas já foram beneficiadas, em mais de 280 municípios brasileiros, com mais de 206 ações realizadas.
Minds English School
O projeto no Norte do país de doações de alimentos já existe há mais de 10 anos. Com a pandemia, conseguimos unir forças e entregamos 15 mil cestas básicas em 2020, e em 2021 já foram mais de 5 mil cestas doadas. Todos os alimentos são direcionados às comunidades carentes de Belém do Pará. Além dessa doação de alimentos realizamos cursos gratuitos de capacitação. Entre eles: manicure, cabeleireiro, e bolsas de estudos de inglês para crianças na Minds.
Oral Unic
A Oral Unic realizou no início da pandemia, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e cestas básicas para apoiar comunidades menos favorecidas e bastante afetadas com a pandemia causada pelo novo coronavírus, na região de Camboriú, em Santa Catarina. A cesta padrão escolhida para a ação tinha o valor de R$ 50 e continha 13 kg de alimentos. As pessoas interessadas em contribuir podiam fazer um depósito diretamente na conta bancária do supermercado Meschkle, que forneceu as cestas. O supermercado entregou as cestas na sede da Oral Unic, em Balneário Camboriú, no litoral catarinense. As doações também podiam ser entregues diretamente na Oral Unic (Rua Gaturamo, 140, Ariribá). A Oral Unic Franquia doou 4 Toneladas de alimento de saída. A entrega dos alimentos foi feita no dia 16 de maio na Instituição Casa do Voluntário, em Camboriú.
Pizza Prime
Sensibilizado pela incessante luta dos profissionais da área da saúde, que trabalham de forma árdua, dia e noite sem descanso, o CEO da Pizza Prime Gabriel Concon criou o projeto “1.000 Pizzas pelo Brasil”, pelo qual visa a distribuição gratuita e voluntária de 20 pizzas por loja àqueles que se dedicam de forma louvável e incessante em prol de todos. Cada unidade franqueada poderá escolher entre hospital público, hospital de campanha, pronto atendimento do SUS, UPA, UBS, que contenha agentes e profissionais da saúde.
Prudential do Brasil
Todo ano, operações da Prudential pelo mundo dedicam um dia para o trabalho voluntário: o International Volunteer Day (IVD). Nesse dia, funcionários, prestadores de serviços e seus familiares, além de clientes e representantes técnicos das corretoras franqueadas promovem atividades capazes de melhorar a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos. O IVD acontece no Brasil há mais de 20 anos, engajando colaboradores, franqueados, clientes e familiares em prol de uma sociedade mais justa. As ações incluem reformas em asilos, creches e demais instituições e, ações educativas como maneira de compartilhar o conhecimento de temas relevantes para a sociedade, além de recreação para levar alegria e diversão para as crianças que são acolhidas pelas instituições. Para completar essas ações realizadas pelos voluntários, foi criado, em 1996, o Challenge Grant Program, que beneficia as instituições participantes do IVD com a doação de mil dólares.
REDEORTO
A REDEORTO (www.redeorto.com.br) – rede de clínicas odontológicas – adquiriu, via franqueadora, 100 cestas básicas que estão sendo distribuídas junto a instituições de Ribeirão Preto (SP), sede da rede. A partir de maio, a REDEORTO irá iniciar uma campanha junto aos franqueados. A ideia é colocar cada clínica como ponto de coleta e os franqueados terão autonomia para direcionar às instituições locais. A meta da REDEORTO é arrecadar 3.000 cestas básicas no Brasil todo. Pioneira no sistema de rede de franquias odontológicas no Brasil, a REDEORTO conta com 130 unidades em 17 estados e no Distrito Federal. Com sede em Ribeirão Preto, a REDEORTO foi criada em 1999 pelo dentista Rubens Vergani, CEO da empresa, tornando-se franqueadora em 2006.
Rockfeller Language Center
A Rockfeller Franchising auxilia diretamente o projeto mundial Playing for Change, sediado aqui no Brasil na cidade de Curitiba. Trata-se de uma ação que retira crianças em estado de vulnerabilidade social das ruas através da música. A Rockfeller oferece o ensino do idioma inglês para essas crianças, fornecendo treinamento do professor, estrutura e material didático para os alunos.
Sestini
A rede referência no segmento de mochilas e malas aproveitou o mês do Dia Internacional da Mulher para fomentar o empreendedorismo feminino e reforçar a importância de investir em pequenos negócios. Durante todos os finais de semana de março, o cliente que realizasse compras acima de R$ 100,00 ganhava uma máscara personalizada, com frases estampadas de exaltação e empoderamento da mulher na causa feminista como: “Lugar de mulher é onde ela quiser”, “Com você para o que der e vier” e “Viva a força feminina”. As máscaras foram elaboradas pela Fashion Masks, que nasceu durante a pandemia com o objetivo de promover o trabalho de costureiras.
Sphere International School
Rede de escolas inovadoras e internacionais do Grupo SEB, tem como missão formar jovens lideranças que fazem uma diferença positiva no mundo. E isso começa pela comunidade que eles estão inseridos. Por isso, seus alunos participam de ações sociais constantemente, como arrecadação de dinheiro para instituições locais e doação de cestas básicas. Outro projeto é o Recycling for Fun (Reciclando por diversão, em inglês) em que alunos transformam resíduos como tampinhas, copos plásticos, revistas, embalagens, cápsulas para máquinas de café e até materiais descartados por indústrias locais, como tecidos e novelos, que são reutilizados pelos próprios alunos em projetos educacionais das mais diferentes disciplinas. Os alunos já ajudaram algumas escolas públicas da cidade de São José dos Campos e até em outros estados a montarem seus espaços dedicados à reutilização de materiais. A feira do livro também viabiliza doações para outras escolas, instituições parceiras, ONGs e organizações sem fins lucrativos. A preocupação com saúde e o meio ambiente também se estende às novas unidades que estão sendo construídas. Elas já contam com o planejamento sustentável de captação de água da chuva, sistema com placas solares, projeto de reutilização de sobras de alimentos para gerar gás para a escola, entre outros.
Sóbrancelhas
À frente dos nossos negócios, temos a oportunidade e honra de ajudar diversas pessoas carentes que precisam de apoio, através do Sóbrancelhas Truck, onde levamos um pouco de carinho, atenção e beleza! Com o Projeto Truck do Bem oferecemos o serviço de design de sobrancelhas e toda atenção das nossas colaboradoras para os participantes, além da comodidade da loja Sóbrancelhas. A ação com o nome Truck do Bem já atendeu mais de 10 mil pessoas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e a ideia não para por aí! A Sóbrancelhas tem planos para levar o Truck do Bem para todos os estados que possuem unidades da marca e ainda dar a oportunidade para o franqueado também fazer o bem.
YES! Idiomas
A responsabilidade social faz parte da trajetória da YES!, que sempre investiu em parcerias e incentivou o relacionamento das unidades franqueadas com as comunidades localizadas nos seus arredores. E foi assim que, em 2012, a empresa passou a atuar em conjunto com a conceituada Fundação Gol de Letra, dos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. A Gol de Letra tem programas de educação integral para crianças e jovens, e ações socioeducativas para famílias e moradores de comunidades socialmente vulneráveis. O primeiro projeto lançado por meio dessa parceria foi “YES!, um passo à frente”, que oferecia ensino de inglês com foco em turismo para estudantes na faixa etária dos 17 aos 30 anos. Após a formação, os jovens puderam adquirir experiência no mercado, durante eventos ligados à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas do Rio, de 2016. Com o sucesso da ação, a Fundação lançou o programa “Juventude e Oportunidade”, com cursos de qualificação profissional em 8 áreas, além de curso preparatório para o Enem. Desde então, a YES! manteve a oferta de cursos de inglês para moradores do Caju, e ainda passou a dar bolsas de estudo de até 50% para alunos da Fundação Gol de Letra de outras regiões do Rio de Janeiro, ampliando os conhecimentos dos estudantes e suas chances de inserção no mercado de trabalho. A YES! também oferece oportunidades de emprego, nas unidades da rede, aos alunos que se destacam durante o curso.
Imagem: Pinterest – STILLFX by Getty Image