Cofundador e CEO da Casa do Construtor, empresário entrou para o Hall da Fama do Franchising em 2012, foi presidente da ABF, da Comissão de Ética e é membro do Conselho da entidade.
O Prêmio ABF Personalidade do Franchising deste ano laureou Altino Cristofoletti Junior, sócio-fundador e CEO da Casa do Construtor, que ingressou no Hall da Fama do Franchising em 2012. Atual membro do Conselho, Altino foi presidente da Associação entre 2017 e 2018, tendo sido vice-presidente por dois mandatos, além de presidente do Conselho de Ética. Ao lado do sócio Expedito Arena, o franqueador foi responsável por criar a pioneira e maior rede especializada em locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem da América Latina. Fundada em 1993, atualmente a Casa do Construtor conta com mais de 650 operações no Brasil, além de cinco no Paraguai e duas no Uruguai.
“Ao receber este prêmio, volto no tempo e me recordo da minha juventude, quando Expedito e eu entendemos que, para mudar de vida, teríamos que estudar e nos aprimorar. E foi o que fizemos: estudamos, nos aprimoramos e fizemos da Casa do Construtor o que a empresa é hoje. Sem o franchising não teríamos chegado até aqui e devo boa parte do que sou a este setor que emprega tanta gente e que ajuda a fomentar o empreendedorismo no Brasil. Obrigada ABF! A partir de agora, me dedicarei ainda mais!”, comemora.
A honraria foi entregue na última sexta-feira (3/5) durante a cerimônia de entrega do 28º Prêmio ABF Destaque Franchising e 32º Selo de Excelência em Franchising, realizada no WTC São Paulo.
Sebrae homeneageado
Parceiro da ABF nas iniciativas de educação empreendedora, o Sebrae foi homeneageado pela entidade durante a cerimônia. A diretora nacional de Administração e Finanças, Margarete Coelho, recebeu das mãos do presidente da ABF, Antonio Moreira Leite, a homenagem à instituição.
“Um dos aspectos mais marcantes do setor de franchising no Brasil é a prevalência de pequenas empresas, que compõem uma parte significativa do segmento de franquias, destacando a importância desses negócios para impulsionar a inovação, criar oportunidades de emprego e promover o crescimento econômico. Essas pequenas empresas servem como motores das economias locais, contribuindo para a prosperidade das comunidades em todo o país. E é por isso que existem diversos objetivos em comum entre Sebrae e a ABF. Uma parceria relevante e estratégica”, explicou Margarete.
“Este é um momento ímpar que fala muito sobre a capacidade empreendedora brasileira e em especial sobre a capacidade de nós promovermos o que eu chamo de ‘inclusão empreendedora’. É uma festa de comemoração não só do empreendedorismo, mas também uma celebração à brasilidade e à maneira como os brasileiros conseguiram se reinventar em tão pouco tempo após a pandemia. Alcançamos R$240 bilhões de faturamento em 2023”, comemorou o presidente da ABF.
Foto: Marcel Uyeta