Home Notícias ABF em Ação Prêmio ABF Destaque Franchising 2020 tem novos vencedores

Prêmio ABF Destaque Franchising 2020 tem novos vencedores

0
Prêmio ABF Destaque Franchising 2020 tem novos vencedores

Marcas e profissionais celebram a conquista no Prêmio ABF nas categorias Sustentabilidade, Trabalho Acadêmico e Jornalismo

Projetos criados e implantados pelas redes de franquias com resultados concretos em prol da sustentabilidade ambiental e social. Teses acadêmicas que aprofundam o conhecimento sobre o franchising. Profissionais do jornalismo que com seu trabalho, para além de informar o público com qualidade, também contribuem para a evolução do setor. Marcas e profissionais que se destacaram nessas três áreas são os vencedores de importantes categorias do Prêmio ABF Destaque Franchising deste ano: Sustentabilidade, Trabalho Acadêmico e Jornalismo.

A Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar os vencedores. De acordo com o presidente da ABF, André Friedheim, “reconhecer e valorizar redes de franquias, pesquisadores e profissionais da imprensa na principal premiação do franchising brasileiro é parte da missão da ABF. Eles contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor, para difusão das melhores práticas do franchising e estimulam mais redes, pesquisadores e jornalistas a realizarem novas iniciativas a cada ano. Em nome de toda a ABF, parabenizo a todos os vencedores”, completa.

Na edição deste ano do Prêmio ABF Destaque Franchising de Sustentabilidade, sagraram-se vitoriosas por seus projetos três redes. A Espaçolaser, na categoria Pleno, conquistou o 1º lugar por seu Programa de Gestante EL. Criada em 2018, a iniciativa voltada às colaboradoras consiste na promoção de encontros trimestrais, com café da manhã saudável, palestras com profissionais de saúde e recursos humanos, acompanhamento e suporte, sorteios de brindes e no fim cada gestante recebe um mimo. Ao voltar da licença maternidade, a colaboradora passa o dia no setor de Recursos Humanos, que analisa sua estrutura emocional e procura dar maior flexibilidade para que ela se sinta mais confortável.

A Portobello Shop foi a vencedora na categoria Máster. O Projeto Lastras Portobello – Porcelanateria Sustentável teve início em 2019, com a inauguração da primeira fábrica do Brasil voltada à produção de superfícies gigantes em porcelanato. A produção de lastras na fábrica da Portobello possibilita um aproveitamento de matéria-prima que chega a 99%. Do total de resíduos gerados, 95,5% são reincorporados ao processo produtivo como matéria-prima, 4,2% encaminhados para reciclagem e apenas 0,1% destinados ao aterro sanitário.

A Cia. Hering conquistou a vitória na categoria Mega pelo Programa de Gestão de Fornecedores. Instituído em 2012 para garantir o alinhamento dos fornecedores aos valores e compromissos da companhia, por meio do programa, um comitê se reúne mensalmente, discute temas relevantes para a sustentabilidade desses parceiros e define iniciativas relacionadas ao tema. Uma das ações é o Prêmio Abra: uma premiação que reconhece os fornecedores com as melhores práticas de qualidade, compliance e gestão do negócio. Na prática, as confecções são avaliadas quanto ao índice de qualidade das peças que enviam, à flexibilidade de produção de itens mais elaborados e tempo de entrega do pedido e à atuação em compliance. Considerando variáveis relacionadas a condições de trabalho e responsabilidade ambiental, a Cia. Hering identifica os premiados com medalhas ouro, prata e bronze. Ao longo de 2019, 358 confecções participaram do prêmio e foram entregues 92 medalhas de ouro, 367 prata e 425 bronze. Os bons resultados do prêmio tornam a cadeia de fornecedores mais forte, sólida, formada por empreendedores que respeitam leis, o meio ambiente e as pessoas.

Consultoria especializada em estratégia corporativa, a Dom Strategy Partners é a parceira da ABF responsável pela avaliação dos projetos inscritos. As redes vencedoras são aquelas cujos projetos obtêm a maior pontuação nos seguintes critérios: Alinhamento estratégico, Relação com o core business, Investimento realizado, Abrangência nos franqueados, Impacto e retorno social, ambiental e econômico, Criatividade e inovação.

Jornalismo

O Prêmio ABF Destaque Franchising 2020 de Jornalismo reconheceu os trabalhos de profissionais da imprensa publicados no ano passado em quatro subcategorias. Em Jornal Impresso a vencedora foi Ana Carolina Diniz, do O Globo, por sua reportagem “Shopping 4.0”. Fabiano Candido, de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sagrou-se vitorioso em Revista, autor da matéria “A urgência da transformação digital”. Na Mídia Digital, Márcia Rodrigues, do portal Plena Mulher, conquistou o 1º lugar com sua reportagem “Mulheres no comando do franchising brasileiro”. Por fim, na Mídia Regional, a vencedora foi Amanda Araújo, do jornal O Povo, do Ceará, assinando a matéria “Donos de franquias”. Cada um dos jornalistas receberá, além de um certificado de reconhecimento, um prêmio no valor de R$ 6.000,00.

Trabalho Acadêmico

Com sua tese de mestrado focada nos multifranqueados do segmento de Moda, Jonathan Piccolo de Lima foi o ganhador deste ano do Prêmio ABF Destaque Franchising de Trabalho Acadêmico. Intitulada “Multifranqueados: oportunidades e desafios no segmento de moda e vestuário no Brasil”, a tese foi defendida em 2019 no Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pela vitória, além de um certificado de reconhecimento, Lima recebe um prêmio financeiro no valor de R$ 5.000,00.

De acordo com o autor, “franquias ganham cada vez mais relevância social e econômica no Brasil e no mundo. Apesar da variedade de perspectivas teóricas usadas para explicar o fenômeno, uma de suas dimensões continua pouco explorada: a dos multifranqueados”. Ainda segundo Lima, entre outras, os resultados do trabalho trazem uma contribuição singular à literatura de franchising ao discutir a questão do Simples Nacional – regime tributário específico ao contexto brasileiro e que tem efeitos significativos não só sobre multifranqueados, como também sobre os modelos de negócios de franquias no País.

Foto: Keiny Andrade