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Painéis vão do ICMS à propaganda no fim do 13º Simpósio Jurídico ABF

Painéis vão do ICMS à propaganda no fim do 13º Simpósio Jurídico ABF
(A partir da esq.) Hermann Mahnke (General Motors Mercosul), José Cavaleiro Machado (Associação Portuguesa de Franquias) Gabriel Di Blasi (ABF Rio/Di Blasi, Parente & Associados) e Melitha Prado (ABF/Novoa Prado) no painel sobre "Propaganda Comparativa e seus limites"

Três painéis com temas diversos encerraram o 13º Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial e os eventos de conteúdo da ABF Franchising Week 2019. A semana do setor de franquias brasileiro terminou no domingo (30/6), após o último dia da 28ª ABF Franchising Expo, com a 1ª FRUN – Corrida e Caminhada do Franchising.

Jurídico
Roseli Canal (Cacau Show) e Marco Araújo (A2M Consultoria) analisam o ICMS e a Substituição Tributária

A questão fiscal foi tratada no painel “ICMS e Substituição Tributária e os seus desafios para o franchising”. Roseli Canal, gerente tributária da Cacau Show, e Marco Araújo, sócio-diretor da A2M Consultoria, debateram o assunto.

Jurídico
Jae Ho Lee (Grupo Ornatus), Lyana Bittencourt (Grupo Bittencourt) e Maurício Costa (ABF/Morse Advogados)

Já o “Repasse de unidades” e seus aspectos mereceram atenção de Jae Ho Lee, fundador e CEO do Grupo Ornatus, e de Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt. O painel foi moderado por Maurício Costa, coordenador da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF e sócio do Morse Advogados.

Encerrando o evento, a “Propaganda comparativa e seus limites” entraram em foco. Representante da Associação Portuguesa de Franchising (APF), José Cavaleiro Machado, e Hermann Mahnke, diretor executivo de marketing da General Motors Mercosul, debateram o tema. A moderação coube a Gabriel Di Blasi, diretor jurídico da ABF Rio e sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados, e Melitha Prado, membro da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF e sócia-fundadora da Novoa Prado Consultoria Jurídica.

Fotos: Keiny Andrade