Oncogenética

Oncogenética - investiga síndromes hereditárias de câncer

Oncogenética investiga síndromes hereditárias de câncer

Dicas de Saúde A.C. Camargo Câncer Center

Entre 5% e 10% dos casos de câncer são resultantes de síndromes hereditárias, ou seja, tem origem em uma alteração genética herdada. A Oncogenética, área da Medicina derivada da Genética, avalia e aconselha pacientes cujas características sugerem aumento de risco para  câncer de origem hereditária.

Dra. Maria Isabel Waddington Achatz, Diretora do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center, explica que a consulta com oncogeneticista para investigação é recomendada a pessoas que apresentam vários casos de câncer na família, tiveram doença oncológica em idade mais precoce que o usual ou tumores múltiplos de origens diferentes ou bilaterais (nos dois rins ou nas duas mamas, por exemplo).

Atualmente já são conhecidos vários genes que, quando alterados, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, cólon, melanoma e próstata e uma variedade de tumores raros. Na consulta com o oncogeneticista é realizado o exame clínico e em seguida a elaboração da árvore genealógica em relação à ocorrência de câncer em outros membros da família. Após essa avaliação, é possível indicar exames que terão como intuito o diagnóstico precoce e a prevenção de lesões relacionadas. Em alguns casos há indicação de testes de rastreamento molecular ou de sequenciamento de DNA, que são importantes para a identificação da mutação que está relacionada à síndrome.

Entre os benefícios do aconselhamento genético está o de conscientizar as famílias sobre a síndrome e os riscos de desenvolvimento de tumores. Com isso, é possível acompanhar mais de perto esses pacientes com objetivo de diminuir o risco de desenvolvimento do câncer ou diagnosticar a doença na fase inicial, quando as chances de êxito do tratamento são maiores.

Para mais informações, acesse o site www.accamargo.org.br

Acompanhe o A.C.Camargo nas mídias sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: https://twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/116795949778584833222/about
YouTube: http://www.youtube.com/user/accamargovideos
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/accamargo

Fonte: Dra. Maria Isabel Achatz, Diretora do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 105322.

Publicado em 01/10/2015