Na Mira Edição 96

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As notícias mais quentes do mercado

SMZTO realiza investimento em rede de brechós
A SMZTO, fundo de private equity especializado em franquias, anunciou em março um investimento na rede de brechós Peça Rara. Fundada em 2006, no Distrito Federal, a marca tem como princípio básico a reutilização. Em 2020, o faturamento da rede foi de R$ 18 milhões e, segundo a SMZTO, tende a crescer rapidamente com o fortalecimento da economia circular. Os valores da transação não foram divulgados. Atualmente, a Peça Rara conta com 13 unidades, sendo oito no Distrito Federal. As demais localizam-se em Recife, São Paulo, Goiânia e Cuiabá. Das 13 lojas, sete são próprias e seis são franquias. Até o final do ano, o plano de expansão prevê um total de 42 pontos de venda em funcionamento, abrangendo todas as capitais do País. As praças prioritárias para a abertura de novas unidades são Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, entre outras capitais. A projeção da marca para 2021 é de um faturamento de R$ 50 milhões. Para 2022, a meta será dobrar a receita, atingindo R$ 96 milhões.
www.smzto.com.br

Grupo Fini anuncia marca corporativa global
Em comemoração aos seus 50 anos na Espanha e 20 anos no Brasil, o Grupo Fini criou a marca corporativa The Fini Company, formada pela Fini (de candies) e Dr. Good (de suplementos vitamínicos em formato de goma), que, juntas, representam 50% dos negócios do Grupo. Liderada pelo Brasil, a criação da marca tem como objetivo unificar os negócios (imagem, valores e estrutura) em todo o mundo. “Protagonistas em seus países, Brasil e Espanha, [as marcas] abrem uma frente de trabalho colaborativo ampliada, que fortalece principalmente as exportações e a atuação em novos mercados e canais”, disse o diretor-geral da The Fini Company Brasil, Donizeti Ferreira. Atualmente, o Grupo Fini conta com mais de 1.400 colaboradores, mais de 300 produtos em seu portfólio, 200 mil pontos de venda e 90 franquias.
www.finistore.com.br

CNA lança dois novos modelos de franquia
O CNA lançou este ano dois novos formatos de negócio: Franquia Escola CNA e Franquia Studio CNA. Com investimento inicial a partir de R$ 35 mil, esses modelos se caracterizam como micro formatos ágeis, de baixo custo. A Franquia Escola CNA foi estruturada para ser instalada dentro de instituições de ensino, tanto por quem já é franqueado da rede quanto para mantenedores de colégios. Já a Franquia Studio CNA prevê um ponto comercial com uma sala de aula, em espaço econômico com até 40 m². Nesse caso, o franqueado precisa ser professor de inglês, espanhol ou dos dois idiomas. Além dos dois lançamentos, o CNA continua oferecendo seus outros quatro modelos de franquia: compacto, pequeno, médio e grande, com investimento a partir de R$ 95 mil. O plano de expansão do CNA para 2021 prevê a abertura de 165 novas franquias. Atualmente, a rede possui 635 escolas em operação. Outra novidade na rede: a mudança de sua sede para a Avenida Paulista, dentro do conceito open space (praticamente sem salas fechadas e sem mesas fixas de trabalho) e com jornada flexível (três dias no escritório e dois onde os colaboradores desejarem).
www.cna.com.br

Divino Fogão investe em película adesiva
Para evitar a disseminação de vírus e bactérias, o Divino Fogão adotou, em parceria com o Grupo Saint-Gobain, a película VirusFree Norton. Produzida com íons de prata, essa película tem efeito antiviral e microbiótico, ideal para aplicação em locais que são pontos de contato comum para muitas pessoas. O projeto-piloto foi implementado na unidade do Internacional Shopping em Guarulhos (SP), tanto nas mesas do salão interno quanto nas bancadas de mármore onde fica o buffet. A expectativa do Divino Fogão é estender a utilização da película para outras lojas. “A película é capaz de eliminar em 10 segundos 99,9% dos vírus pertencentes ao grupo coronavírus, passou por vários testes e ensaios em laboratórios renomados dentro e fora do País, com resultados excepcionais de eficiência”, disse a vice-presidente do Grupo Saint-Gobain Abrasivos, Stephane Artaud.
www.divinofogao.com.br

Park Idiomas é agora Park Education
A Park Idiomas passou a adotar o nome de Park Education com a premissa de se tornar uma plataforma de educação que oferece cursos bilíngues e interdisciplinares, incluindo inovação e tecnologia, empreendedorismo e marketing. A empresa deixa, assim, de ser uma escola de idiomas para se tornar uma edtech, com presença on-line e foco em tornar seus alunos protagonistas na era pós digital. “Investimos em atualizações e inovações de cunho tecnológico, no material didático, em processos e na arquitetura dos ambientes para que estimulem o aluno a, de fato, aprender e absorver o conteúdo de maneira mais eficaz”, disse o CEO e Co-Founder da Park Education, Eduardo Pacheco. O programa educacional Park Work contempla, através de cursos bilíngues, temas como crescimento de carreira, tecnologia, empreendedorismo e gestão de negócios e tem por objetivo desenvolver habilidades como oratória e liderança, entre outros. A rede conta com 116 unidades, sendo que 85 estão em operação e 31 serão inauguradas nos próximos meses.
www.parkeducation.com.br

Mercadão dos Óculos atinge a marca de 500 franquias
Após alcançar a marca de 500 franquias no Brasil, o Mercadão dos Óculos pretende inaugurar mais 200 lojas e comercializar outras 250 até dezembro. Segundo o diretor-executivo da rede, Gustavo Freitas, a empresa pretende ampliar a presença nas capitais e em cidades com até 30 mil habitantes. A rede também aposta nos multifranqueados, que hoje já representam metade das suas franquias. O Mercadão dos Óculos terminou 2020 com 127 lojas inauguradas e 225 unidades comercializadas. Dessas últimas, 54 foram para cidades pequenas e 101 compradas por multifranqueados. No ano passado, a rede também lançou uma nova tecnologia de venda denominada VisioLens, por meio da qual o cliente consegue ver em tempo real, por meio de um tablet, todas as opções de armação e lentes disponíveis.
www.mercadaodosoculos.com.br

Grupo Heineken tem novo redesenho de distribuição no Brasil
O Grupo Heineken, a The Coca-Cola Company e o Sistema Coca-Cola Brasil acordaram um redesenho na parceria de distribuição de bebidas no Brasil. Segundo o contrato, que vigora a partir da metade de 2021, as partes iniciarão uma transição das marcas Heineken® e Amstel para a rede de distribuição do Grupo Heineken no Brasil. O Sistema Coca-Cola continuará a oferecer Kaiser, Bavaria e Sol, e complementará esse portfólio com a marca premium Eisenbahn e outras marcas internacionais, podendo também vender e distribuir demais cervejas e bebidas alcoólicas até uma certa proporção do portfólio do Grupo Heineken. O Grupo Heineken, por sua vez, terá a possibilidade de explorar outras oportunidades no segmento não alcóolico. O acordo terá um prazo inicial até 31 de dezembro de 2026, com possibilidade de renovação automática pelo período subsequente de cinco anos. As empresas concordaram em encerrar todos os litígios relativos a acordos de distribuição anteriores.
www.heinekenbrasil.com.br

Nutty Bavarian inaugura sua primeira loja de rua
A rede de franquias especializada em castanhas Nutty Bavarian inaugurou a sua primeira loja de rua em fevereiro na cidade de São Paulo. Localizada no bairro da Vila Olímpia, na zona Sul da capital, a loja própria servirá para a franqueadora testar o novo modelo, que em 2021 entra também nos planos de expansão da franquia. O valor do investimento inicial ainda não foi definido. Comparada aos tradicionais quiosques da rede, a loja de rua da Nutty Bavarian terá um mix maior de produtos, além de itens para presente e espaço de cafeteria para consumo local. A rede também aposta na abertura de quiosques em locais fora de shopping centers e aeroportos, tradicionalmente ocupados pela marca. Em 2020, por exemplo, foram inaugurados quiosques no Parque do Ibirapuera, na Telhanorte, no Petz e na Vestcasa. “Passamos a olhar para pontos alternativos”, disse a sócia-fundadora da Nutty Bavarian, Adriana Auriemo.
www.nuttybavarian.com.br

5àsec lança novo modelo de negócio: HUB
A 5àsec criou um modelo de negócio com o intuito de aumentar a lucratividade dos franqueados e o adensamento da rede em diferentes cidades brasileiras. O HUB, como é chamado, é um formato mais econômico, com investimento inicial a partir de R$ 80 mil e faturamento médio mensal de R$ 28 mil. Nesse modelo, o novo franqueado atua em parceria com um franqueado já existente na região escolhida, ou seja, as lojas no conceito HUB atuam apenas de forma comercial, captando as peças e oferecendo os serviços têxteis à 5àsec mais próxima. Segundo a rede, a novidade proporciona um incremento de receita com um investimento 60% menor em mercados onde a marca já atua. “Nosso intuito é fechar o ano com, ao menos, 500 unidades em operação, sendo 15 delas nesse novo formato”, explica o diretor de expansão e novos negócios da 5àsec, Alex Quezada. Hoje, a 5àsec tem 468 unidades.
www.5asec.com.br

Pure Pilates quer chegar a 100 franquias
A rede de franquias Pure Pilates pretende alcançar a marca de 100 franquias este ano. Hoje com 90 unidades, o foco principal de expansão da empresa é o interior de São Paulo e as principais capitais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Atualmente, a rede fundada em 2009 tem unidades em São Paulo, Osasco, Guarulhos, Barueri, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema, São José dos Campos, Rio de Janeiro e está em fase de implantação em Jundiaí, Campinas e Porto Alegre. Durante a pandemia de Covid-19, diz a empresa, nenhuma unidade encerrou as atividades e a rede passou a oferecer alternativas como aulas on-line, pacotes promocionais e venda de produtos.
www.purepilates.com.br

Kumon prevê abrir 49 franquias no Sudeste em 2021
O Kumon traçou o plano de abrir 49 unidades até o final deste ano na região Sudeste. Desse total, 36 estarão localizadas no Estado de São Paulo, sete no Rio de Janeiro, cinco em Minas Gerais e uma no Espírito Santo. Nas demais regiões do Brasil, o Kumon pretende abrir outras 44 franquias este ano. Atualmente, a marca conta com mais de 1,5 mil unidades em cerca de 580 cidades brasileiras, somando aproximadamente 180 mil alunos. A rede encerrou 2020 com cerca de 90% do número de alunos, em comparação a 2019. A previsão para o final deste ano é ultrapassar o número alcançado em 2019. A rede disponibiliza aulas on-line, presencial ou no modelo híbrido para atender as necessidades das famílias e o investimento inicial em uma unidade do Kumon parte de R$ 40 mil.
www.kumon.com.br/franquia

Escape 60 lança modelo de microfranquia
O Escape 60, franquia de desenvolvimento de jogos de fuga presenciais no Brasil, lançou o modelo de microfranquia, com investimento inicial de R$ 25 mil. O formato já contempla acesso ao conteúdo de jogos on-line, live e à dinâmica delivery, que foram desenvolvidos com a pandemia de Covid-19. Segundo a rede, o investidor não precisa alugar um ponto comercial para executar o serviço, que pode ser realizado de forma remota, em um escritório ou home office. Os serviços da microfranquia do Escape 60 podem ser oferecidos em happy hours, festas de aniversário, confraternizações, eventos de empresas, entre outros. Hoje, a franquia tem 13 unidades em 8 cidades brasileiras e também desenvolve soluções para os meios corporativos e educacional, além de contar com um e-commerce de jogos desafiadores.
www.escape60.com.br

Açaí da Barra cresce 30% em meio à pandemia de Covid-19
Apesar de um 2020 marcado pelo surto de coronavírus no Brasil, a Açaí da Barra cresceu 30% em número de lojas, e prevê repetir o desempenho este ano. Para manter o equilíbrio das operações, a rede de self-service de açaí apostou no delivery, cuja fatia em relação ao faturamento total da rede aumentou de 10% para 20%. “Enxergamos no delivery uma tendencia que se fortaleceu em 2020 e seguirá cada vez mais forte. Por isso, vamos investir em tecnologia para tornar essa experiência ainda mais simples e prazerosa para os dois lados, consumidor e empresário”, disse o CEO e sócio-fundador do Açaí da Barra, Everaldo Putti. Fundado em 2015 em Barra Bonita, no interior de São Paulo, o Açaí da Barra tem hoje mais de 90 unidades.
www.acaidabarra.com.br

Burger King lança programa de fidelidade
O Burger King lançou o programa de fidelidade Clube BK, que irá oferecer vantagens, descontos e prêmios especiais para os mais de 150 milhões de consumidores que frequentam os restaurantes da rede no Brasil e que estiverem cadastrados no aplicativo. A expectativa da empresa é alcançar, já no primeiro ano, mais de sete milhões de participantes. Disponível em todo o Brasil, o Clube BK é integrado com todos os canais da rede (app, totens de autoatendimento, lojas físicas e, em breve, delivery próprio) e funciona assim: cada R$ 1 em compras equivale a 1 ponto. Os pontos acumulados podem ser trocados por produtos grátis ou descontos nas lojas participantes por meio de QR Code. De acordo com a rede, o cadastro dos consumidores permitirá a identificação de seus hábitos e preferências, além de aumentar sua personalização e a oferta de recompensas para aumentar a sua fidelidade com a marca. Os consumidores fiéis do Burger King representam aproximadamente 15% da base de clientes totais e são responsáveis por mais de 50% de todo o seu volume.
www.burgerking.com.br

Rede Consulting Now inaugura cinco franquias no 1º bimestre
A rede de franquias Consulting Now inaugurou cinco franquias no primeiro bimestre deste ano, alcançando 60 consultores empresariais, divididos em 34 unidades de negócio (incluindo a unidade própria). As regiões que receberam as novas unidades da franquia são: Itaquaquecetuba (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Itajaí (SC) e Florianópolis (SC). “O cenário atual e a necessidade das empresas de atingirem objetivos econômicos, financeiros e organizacionais, evoluindo mesmo em tempos de crise, é o que tem despertado o interesse de novos franqueados, que vislumbram a rede como uma oportunidade de gerar resultados e confiabilidade para os futuros clientes, e um negócio promissor para investir”, afirmou o fundador e CEO da Consulting Now, Vicente Gomes. A Consulting Now é especializada em alavancagem de resultados e reorganização de empresas de pequeno e médio portes.
www.consultingnow.com.br

Calçados Bibi quer 100 lojas internacionais até 2030
A Calçados Bibi pretende alcançar 100 lojas internacionais até 2030. Hoje com quatro unidades no exterior (Peru, Bolívia, Equador e Chile), a rede prevê inaugurar mais 12 pontos este ano fora do Brasil, especialmente em países da América Latina, e avançar com a abertura de e-commerce nessas regiões. Já para o Brasil, o plano é abrir 20 lojas até dezembro, com foco em cidades do interior de diversos estados. “Com o lançamento do projeto de microfranquia em 2020, que conta com um investimento de R$ 90 mil, essa será uma estratégia da Bibi para atuar em pequenos municípios. O modelo é inovador, já que a operação é montada dentro de uma loja multimarca, que oferece outros itens para o público infantil, mas com calçados exclusivos da Bibi”, disse a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
www.bibi.com.br

Doctor Feet nota mudança de público-alvo
A rede de franquias especializada em podologia Doctor Feet notou mudança em seu público-alvo. Com as medidas de isolamento provocadas pela pandemia de Covid-19 e a preocupação com a circulação de pessoas acima de 60 anos, a empresa viu diminuir o atendimento dessa faixa etária e aumentar, em pelo menos 20%, o atendimento de jovens de 20 a 29 anos. “Muitos [jovens] trabalham fora de casa e, com opções de lazer fechadas, viram nos nossos serviços uma forma de relaxar durante esse período”, disse o presidente da rede, Jonas Bechelli, que também acredita que a pandemia desencadeou um maior investimento em autocuidado. Outra novidade na rede: o lançamento do serviço de home care, no qual as profissionais vão até o cliente. Até o momento, o serviço é oferecido em São Paulo em um raio de até 6 km das unidades que já aderiram à novidade. Com 80 unidades em todo o Brasil, sendo 90% delas localizadas em shoppings, a rede comemora 22 anos de mercado.
www.doctorfeet.com.br

Grupo Rão visa abrir 36 unidades no 1º semestre
O Grupo Rão, especializado em delivery de alimentos, trabalha para abrir 36 unidades no primeiro semestre deste ano. O Grupo tem hoje 83 unidades entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e três em Portugal (Lisboa, Porto e Guimarães). Em faturamento, a rede prevê crescer 50% este ano, chegando a R$ 20 milhões por mês. Desde em que foi fundado, em maio de 2013, o Grupo elevou o faturamento de R$ 400 mil ao mês para R$ 15 milhões mensais, uma expansão de mais de 5.500%. O Grupo tem dez marcas que vão de pizza, hambúrguer e sorvete até sushi, comida brasileira e comida árabe: Sushi Rão, Pizza do Rão, Rão Conveniência, Najah Rão, Nuvem Sorvetes do Rão, Horti Rão, Rão Burger, Rão Grill e Dog Rão, além do Boteco do Rão – primeira experiência presencial: um bar raiz com tendências cariocas. Ainda este ano, O Grupo pretende lançar a Pasta do Rão (comida italiana) e o Taco & Chilli do Rão (comida mexicana).
www.gruporao.com.br

Rockfeller Language Center lança programa para multifranqueados
A Rockfeller Language Center lançou o programa Royal Club para oferecer vantagens a quem já é franqueado da rede e quer abrir novas unidades: isenção da taxa de franquia, que varia de R$ 20 mil a R$ 45 mil. “Um franqueado nosso conhece os processos de gestão e, com isso, tem mais facilidade em rentabilizar o negócio e em menos tempo”, disse o gerente de Relacionamento da Rockfeller Language Center, Elson Mota. Hoje, a rede tem 13 multifranqueados. O benefício do Royal Club também se estende aos colaboradores da Rockefeller que desejarem abrir uma franquia. Atualmente, são 18 os franqueados da rede que anteriormente eram funcionários. A Rockfeller Language Center encerrou 2020 com 74 unidades em operação e 22 franquias vendidas. A meta é encerrar 2021 com 120 escolas em operação e receita de R$ 70 milhões, ante R$ 40 milhões de 2020.
www.rockfeller.com.br

Brasil registra recorde de empresas abertas
O Brasil registrou, em 2020, um recorde histórico na abertura de novas empresas e encerrou o ano com quase 20 milhões de negócios ativos. O resultado foi apresentado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Economia no Mapa de Empresas. Segundo dados do governo federal, o País criou 3,4 mil novas empresas no ano passado, o que representa um crescimento de 6% em relação a 2019. A marca inédita confirma que – apesar da pandemia – a economia brasileira tem reagido bem graças às medidas de apoio ao empreendedorismo. O Mapa de Empresas mostra que, ao longo de 2020, foram fechadas pouco mais de 1 milhão de empresas (queda de 11,3% quando comparado a 2019). Com isso, o país teve um saldo positivo de 2,3 mil empresas abertas, ao final de 2020.
www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas

REDEORTO tem mentoria de Carlos Wizard Martins
O empresário Carlos Wizard Martins é o novo mentor da rede de franquias odontológicas REDEORTO. Wizard também irá promover encontros mensais com franqueados por meio de lives nas redes sociais. “Ele irá dividir com nossos franqueados lições importantes adquiridas ao longo das mais de três décadas atuando nesse setor e que o levaram ao sucesso empresarial”, disse o CEO da franqueadora, Rubens Vergani. Wizard ficou conhecido por ter criado a maior rede de ensino de idiomas do mundo, vendida em 2013 para o grupo britânico Pearson por R$ 2 bilhões na maior transação do setor educacional realizada até então no Brasil. Atualmente, o empresário atua em diversos setores, como alimentação, varejo, tecnologia, logística, imóveis, entre outros.
www.redeorto.com.br

Brasileirinho Delivery lança programa de fidelidade
Com as medidas de distanciamento social impostas pelo novo coronavírus, a Brasileirinho Delivery decidiu investir em seu aplicativo. A rede lançou o Programa de Fidelidade Brasileirinho Delivery. Para participar, o cliente deve fazer o cadastro no aplicativo e, a cada um real gasto, ele recebe um ponto. Ao totalizar 300 pontos, é possível trocar por uma refeição individual servida na caixinha. Para realizar a troca de pontos por uma caixinha, o cliente precisa realizar o pedido e, quando estiver no carrinho de compras, poderá escolher entre trocar os pontos ou realizar o pagamento. O aplicativo do Brasileirinho Delivery é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS. A Brasileirinho Delivery oferece mais de 40 opções de pratos caseiros com valor médio de R$ 18,99 a R$ 39,99, dependendo do tamanho do box.
www.brasileirinhodelivery.com.br

Chocolateria Brasileira prioriza expansão na Região Norte
A Chocolateria Brasileira traçou uma estratégia de crescimento em espiral, baseada em estudo de mercado que apontou as regiões com menor concorrência e grande potencial, e decidiu priorizar sua expansão no Norte do País. A meta é abrir 12 lojas na região até o final do ano, em especial Amazonas, Acre, Amapá e Roraima e com prioridade para unidades em ruas e avenidas ao invés de shoppings centers. “No final do ano passado, chegamos à Castanhal no Pará e em Rolim de Moura, em Rondônia, tivemos um grande sucesso e decidimos fazer um planejamento bem detalhado para aumentar a nossa presença nessa parte do País”, disse a gerente de Franquias, Cintia Pitta. Atualmente com 22 lojas, a Chocolateria Brasileira trabalha com dois modelos de negócios: loja e quiosque com cafeteria. O investimento inicial é de R$ 170 mil e R$ 122 mil, respectivamente.
www.chocolateriabrasileira.com.br

Grupo BITTENCOURT e Grupo Your estabelecem sociedade
Para desenvolver a gestão e expansão de redes de negócios e franchising, e fomentar o intercâmbio entre Brasil, Portugal e Espanha, o Grupo BITTENCOURT – consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias –
estabeleceu uma sociedade com o Grupo Your, empresa portuguesa especializada em consultoria em áreas de suporte à gestão. “Faremos missões internacionais e projetos de internacionalização, além de desenvolvimento de conceitos e avaliação dos canais para expansão”, disse a CEO do Grupo BITTENCOURT, Lyana Bittencourt. A operação, que deu o pontapé inicial em fevereiro, vai identificar e implementar a melhor estratégia de canais de venda e distribuição no mercado europeu, criando oportunidades de investimento para quem deseja expandir internacionalmente.
www. bittencourtconsultoria.com.br

OrthoDontic pretende vender 90 franquias este ano
A OrthoDontic pretende abrir 90 unidades em todo o Brasil este ano e alcançar R$ 340 milhões em faturamento. “Estamos atentos ao grande potencial de crescimento, principalmente na região do interior paulista. Observamos que é possível abrir unidades em diferentes cidades (…) Otimistas, acreditamos que podemos superar esse número”, disse o sócio-fundador da OrthoDontic, Fernando Massi. Para a expansão, a rede selecionou as cidades com mais de 50 mil habitantes e as que já possuem uma unidade da rede no Estado de São Paulo. Em 2020, a rede fechou com faturamento de R$ 294,6 milhões em 269 unidades.
www.orthodonticbrasil.com.br

Mais Top planeja multiplicar por dez o faturamento
A rede de serviços de saúde, beleza e bem-estar Mais Top Estética pretende este ano multiplicar por dez o faturamento obtido no ano passado, alcançando R$ 120 milhões em 300 unidades comercializadas. “Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, fechamos 2020 com um ótimo desempenho”, informa Caio Rodrigues, CEO da marca, que, desde 2019, é impulsionada pela aceleradora 300 Franchising. Segundo a rede, uma das estratégias utilizadas para superar a crise gerada pela pandemia de Covid-19 foi a criação de um modelo de negócios voltado a empreendedores individuais. Com investimento de R$ 58 mil, a microfranquia express oferece ao franqueado os equipamentos e o suporte para a prestação de serviços de estética em domicílio. Desde o lançamento, em junho, foram comercializadas 123 unidades neste modelo.
A rede encerrou o ano passado com 200 franquias, sendo 102 em operação e 130 em processo de implantação.
www.300f.com.br

Via Certa Educação Profissional estreia na Bahia
A rede de franquias de cursos profissionalizantes Via Certa Educação Profissional abriu este ano a sua primeira unidade na Bahia, mais precisamente na cidade interiorana de Itaberaba. A rede acredita que esse Estado tenha potencial para abrigar até 190 operações da Via Certa, que expande via FDA (Franqueado Desenvolvedor de Área). Segundo o diretor de Expansão da empresa, Jilo Shimada, cinco regiões da Bahia estão sendo trabalhadas nesse sistema: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro. “Estamos prospectando candidatos a FDA para essas regiões, mas também oferecemos opção para que um possível máster-franqueado assuma o estado todo. Para isso, é necessário dispor de um capital maior, já que comandará sozinho várias regiões”, disse. Em 2020, a rede elevou as vendas de franquias em 50%. Contribuiu para a expansão o lançamento do Sistema Flex, que permite ao aluno estudar 100% em casa, na escola ou de forma híbrida. A Via Certa tem mais de 50 unidades no País.
viacertacursos.com.br

Sorridents aumenta em 143% o ritmo de inaugurações
Nos dois primeiros meses deste ano, a Sorridents Clínicas Odontológicas já inaugurou 17 clínicas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Paraíba, com aumento de 143% em relação ao mesmo período do ano passado. As próximas unidades serão abertas em Goiás e em São Paulo sendo que, até o final do primeiro semestre, a empresa prevê abrir 80 unidades. “Pesquisamos analiticamente as necessidades do mercado da região que queremos crescer para o negócio ser altamente lucrável. Neste ano, iremos apostar nesta estratégia em diversos estados do Brasil e principalmente em São Paulo. Vamos inaugurar clínicas também em locais onde já temos unidades bem-sucedidas”, afirmou o vice-presidente da rede, Cleber Soares. Com mais de 450 unidades, a Sorridents cresceu 20% em faturamento no ano passado e a meta para este ano é elevar a receita em 56%.
www.sorridents.com.br