Na Mira Edição 94

Na Mira Edição 94

As notícias mais quentes do mercado

63% dos empresários vão investir em 2021, aponta Sebrae
Pesquisa realizada pelo Sebrae junto aos donos de pequenos negócios mostra que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, a maioria dos empresários (63%) continua otimista e pretende realizar investimentos em 2021. Os aspectos prioritários onde os empresários pretendem aplicar seus recursos são: divulgação (13%), modernização de produtos e processos (13%), ampliação do atendimento ou capacidade produtiva (9%), ampliação do mix de produtos/serviços (9%), entre outros. Ainda segundo o levantamento, um em cada quatro empresários (27%) afirmam não ter condições de fazer investimentos em 2021 e 10% preferem guardar dinheiro para uma emergência. “A pandemia trouxe o censo da necessidade da precaução para a rotina dos empresários, uma postura que passa a fazer parte do dia a dia dessas empresas. Acreditamos que esta foi uma lição que veio para ficar”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
www.sebrae.com.br

Grupo Alento cria marcas para atuação no delivery
O Grupo Alento, que detém as marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar, desenvolveu, durante a pandemia de coronavírus, oito novas marcas de restaurantes digitais para operar apenas no delivery. As marcas criadas sob o grupo CKBrazil são Papah! (marmitas caseiras), Dona Poli (culinária afetiva), Godofredo e Maestria (hamburguerias), Seu Risotto (especializado em risotos), MassaTerapia (especializado em massas com ingredientes frescos), Z de Pizza (pizzas com massa artesanal e borda crocante de queijo) e Seu Loriva (de açaí). A primeira CKBrazil foi lançada em maio e hoje já conta com quatro operações no Rio de Janeiro, nas regiões da Barra da Tijuca e Zona Norte. O plano é fechar o ano com até dez unidades e expandir para São Paulo, Recife e Belo Horizonte. O investimento em uma cloud kitchen da CKBrazil parte de R$200 mil, e pode ser menor quando instalada em uma cozinha já montada.
www.grupoalento.com.br

OdontoCompany compra Oralsin
A OdontoCompany comprou em dezembro do ano passado a Oralsin, rede de clínicas especializada em implantes dentários. Com a aquisição, a OdontoCompany passou a ter 1.182 clínicas em operação, tornando-se, segundo ela, a maior empresa de odontologia do mundo, com mais unidades do que a norte-americana Heartland Dental Care. A intenção da rede fundada em 1990 em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, é inaugurar este ano 450 clínicas da OdontoCompany e mais 130 da Oralsin, totalizando 1.760 clínicas em operação. O faturamento sell-out nas franquias está estimado em cerca de R$ 2,2 bilhões. Em 2020, a SMZTO Participações, liderada pelo empresário José Carlos Semenzato, adquiriu uma participação na OdontoCompany com o objetivo de acelerar o negócio, que, na época, contava com cinco clínicas. No fim de 2019, o fundo de private equity L Catterton também se tornou sócio da empresa.
odontocompany.com

Arcos Dorados foca expansão no Brasil em 2021
A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, planeja abrir de 40 a 50 restaurantes, centros de sobremesa e McCafés ao longo deste ano, sendo cerca de 80% deles no Brasil. O investimento em sua operação na América Latina e Caribe em 2021 será entre US$ 110 milhões e US$ 130 milhões, incluindo a modernização da base existente. Os recursos também serão alocados para projetos nas áreas de digital, infraestrutura e tecnologia da informação. “Nosso crescimento também se dará pelo portfólio de produtos icônicos e pela retomada do segmento de família, que terá um calendário de marketing bastante robusto no período. Também chegamos a um acordo com a corporação McDonald’s para manter nosso ‘royalty’ de franquia em aproximadamente 5,3% em 2021, comparado com os 6,0% contratuais”, disse o Chief Executive Officer da Arcos Dorados, Marcelo Rabach. O McDonald’s também anunciou a substituição das bandejas de plástico por uma versão mais sustentável.
www.mcdonalds.com.br

Carlos Wizard vende a Hub Fintech para a Magalu
A Sforza, gestora dos investimentos do empresário Carlos Wizard Martins e de sua família, assinou um termo de venda da Hub Fintech (Hub Prepaid Participações S.A.) para a Magalu (Magazine Luiza S.A.) por R$ 290 milhões. Criada em 2012 como uma startup sob o nome Vale Presente, a Hub Fintech foi o primeiro investimento de Carlos Wizard – em parceria com Rodrigo Borges e Robson Dantas – fora do segmento de educação, ainda quando o empresário controlava o Grupo Multi. Nos últimos 12 meses, a Hub Fintech, que tem mais de 250 colaboradores, processou cerca de R$ 6,6 bilhões em operações envolvendo mais de quatro milhões de contas digitais ativas de 25 grandes clientes. A conclusão do negócio depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Banco Central do Brasil (Bacen).
www.sforza.com.br

300 Franchising e Los Paleteros criam joint venture
A holding de franquias 300 Franchising e a paleteria Los Paleteros uniram-se em uma joint venture voltada ao segmento de alimentação. Com investimento inicial a partir de R$ 180 mil, a Melt & Co. – rede que oferece sorvetes, açaí e fondue de chocolate no formato de atendimento self-service – já conta com uma operação em Curitiba e espera ter 100 unidades comercializadas até o final de 2021. “Identificamos uma série de dores de quem atuava neste mercado e, a partir disso, criamos um negócio anti frágil”, explica Gean Chu, fundador da Los Paleteros e co-fundador da Melt & Co. A ideia da rede é simples: enquanto os sorvetes tendem a vender mais em dias quentes, os fondues combinam com o frio. Já o açaí tende a um histórico de vendas linear durante o ano todo.
meltco.com.br

Franchising perde Mario Cerveira e Kalil Antonio Nasraui
Além do impacto da pandemia de Covid-19 nos negócios, o franchising sofreu outras perdas em 2020: o advogado fundador do Cerveira Advogados Associados, Mario Cerveira Filho – um dos pioneiros no setor, associado atuante da ABF e instrutor de cursos da entidade –, e o fundador e presidente do Rei do Mate, Kalil Antonio Nasraui. “Conheci o Mario como amigo, nas confraternizações no Clube Pinheiros e em sua banda (Watt 69), mas especialmente por sua formação acadêmica, pioneirismo jurídico e como defensor de princípios éticos e sociais. Antonio Nasraui também foi um grande parceiro e uma referência para todo o setor. Um empreendedor nato, que construiu uma rede próspera e com as melhores práticas. Foram perdas muito grandes”, disse o Publisher da Editora Lamonica, José Lamônica. Mario Cerveira Filho tinha 71 anos e Kalil Antonio Nasraui, 87 anos.

Amigos do Bem é eleita melhor ONG do Brasil
A ONG Amigos do Bem, que combate a fome e a miséria no sertão nordestimo, foi eleita a melhor organização do terceiro setor pelo prêmio Melhores ONGs de 2020 do Instituto Doar. Promovido pelo quarto ano consecutivo, o prêmio teve 670 inscritos e reconheceu as 100 melhores instituições. Trata-se do maior prêmio e reconhecimento do terceiro setor. “Há 27 anos, atuamos no sertão nordestino, a região mais carente do nosso País. Estamos muito felizes com este reconhecimento, mas o nosso maior prêmio é ver a transformação na vida de milhares de pessoas. Agradeço aos nossos apoiadores e mais de dez mil voluntários que seguem conosco nesta estrada do Bem”, disse a fundadora e presidente da Amigos do Bem, Alcione Albanesi. O franchising apoia a ONG por meio de Caravanas do Bem e doações.
www.amigosdobem.org.br

Anjos Colchões & Sofás inaugura a 100ª loja
A paranaense Anjos Colchões & Sofás alcançou a sua centésima loja em 2020. A unidade de número 100 foi aberta no Paraguai e a intenção da rede de colchões e estofados é chegar a 500 lojas até 2025. A presença da rede no Paraguai se dá por meio da multifranqueada Isabella Garcia André, de 28 anos. “O Paraguai tem características que o tornam bastante atrativo, as perspectivas econômicas são boas e o povo é receptivo. A primeira unidade que abri foi em 2014 e dois anos depois inaugurei a segunda, ambas na Ciudad Del Este. Em 2018, levei a marca para a cidade de Katuete e, agora em 2020, tenho o prazer de chegar em Santa Rita, uma das principais colônias brasileiras no país”, explica Isabella. Em 2020, durante a pandemia de coronavírus, a Anjos Colchões abriu um total de 22 lojas.
anjos.ind.br

Elevor prevê crescer 20% em 2021
A Elevor, scale-up sediada no Rio Grande do Sul, espera crescer 20% em 2021. Segundo a empresa desenvolvedora de softwares de gestão empresarial, ajudará na expansão o aprimoramento de seus produtos e processos a partir do know-how da Associação Brasileira de Franchising (ABF), para a qual acaba de se filiar. “A ABF é referência no mercado de franquias no país e estarmos associados é uma grande vantagem competitiva, uma vez que comprova que somos uma empresa séria, com credibilidade e que atua dentro das normas”, disse o diretor da startup, Rafael Dal Molin. Com taxa de franquia em torno de R$ 5 mil, a Elevor tem mais de 1,3 mil clientes em 20 estados e, entre os produtos oferecidos, está o 1CLIC, software de gestão voltado para os micros e pequenos empreendedores.
www.elevor.com

CNA bate meta de venda de franquias em 2020
A rede de ensino de idiomas CNA comemorou em novembro o alcance de sua meta de vendas em 2020, com 90 contratos assinados entre novas franquias e repasses. A expansão se concentrou na região Sudeste, com foco em São Paulo e Minas Gerais. O Sul do Brasil também foi representativo. “Foi um ano excelente em venda de franquias. Essa conquista se deve às estratégias adotadas para expandirmos a nossa rede, ao contexto econômico, com o aumento da procura por parte de empreendedores interessados em abrir um negócio, e à força da marca”, disse o diretor de Expansão do CNA, Eduardo Murin. Ajudou na expansão a isenção da taxa de franquia, as bonificações como em materiais didáticos e a flexibilização em relação ao prazo de abertura da nova franquia. Para 2021, o CNA pretende dar foco às áreas estratégicas em todo o território nacional, porém com ênfase nas regiões Norte e Sul, bem como nos estados de Minas Gerais e Bahia.
www.cna.com.br

Cacau Show lança franquia em formato de loja container
A Cacau Show lançou novo modelo de operação: as lojas containers. O investimento é de R$ 59,9 mil para o modelo de 15 m2 e de R$ 66,9 mil para o de 17 m2, sendo que ambos possuem área externa para disponibilização de mesas e cadeiras para consumo no local. De acordo com a rede, o novo formato tem previsão de retorno do investimento a partir de 7 meses. O novo formato é ideal para estacionamentos de supermercados, grandes lojas de departamento, bairros de grandes e médias cidades e centros de cidades menores. “Estamos, desde agosto, realizando um piloto desse formato em Limeira (SP) e vimos que é algo que pode ser implementado em outras regiões do Brasil”, disse o diretor de Canais e Expansão da Cacau Show, Daniel Roque. A previsão da Cacau Show é abrir 500 lojas em 2021. No ano passado, foram inaugurados 122 pontos de venda.
www.cacaushow.com.br

Mr. Fit inaugura fábrica no interior do estado de São Paulo
Com investimento de R$ 2 milhões, a rede de alimentação saudável Mr. Fit inaugurou uma fábrica própria no município de Cosmópolis, a cerca de 110 km da capital de São Paulo. A unidade fabril irá preparar cerca de seis mil itens por dia, entre marmitas, sucos e lanches prensados a frio, que deverão abastecer as mais de 250 microfranquias em modelo home office. A nova fábrica contará com 17 colaboradores diretos e a previsão é que aumente em 50% o faturamento da rede em 2021. “Com a implantação desse pólo de produção, consigo reduzir os custos fixos para os microfranqueados e isso ajuda muito no faturamento deles também”, disse a fundadora do Mr. Fit, Camila Miglhorini. O Mr. Fit tem cerca de 400 unidades distribuídas por 18 estados brasileiros e faturamento de R$ 65 milhões.
www.redemrfit.com.br

5àsec projeta abrir 30 pontos em 2021
A 5àsec prevê abrir 30 pontos em diferentes estados brasileiros este ano. A rede de lavanderias chegou ao fim de 2020 com 442 lojas em operação, em cinco modelos de negócio: tradicional, satélite, ponto de coleta, locker e o mais recente modelo de autosserviço, que funciona como self-service de lavanderia permitindo ao cliente realizar toda a operação pelo aplicativo da rede. A primeira unidade nesse formato foi aberta em Belém, capital do Pará, em meados de outubro. “2020 foi um ano atípico para todos os segmentos, mas, por outro lado, a pandemia trouxe novas oportunidades de negócios para muitos empreendedores. De março a julho de 2020, comparados aos cinco meses anteriores, a 5àsec registrou um incremento de 335%”, disse o diretor de Novos Negócios e Expansão, Alex Quezada.
www.5asec.com.br

O Boticário investe em espaços educacionais com plástico reciclado
A partir deste ano, o Boticário, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, desenvolverá espaços pedagógicos – como biblioteca, laboratório, sala de música/artes e outros – para fomentar a educação em 15 escolas públicas no País. Esses espaços terão 30m2 e serão compostos por aproximadamente 2,2 toneladas de plástico reciclado e mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis. O objetivo é convidar as pessoas a participarem ativamente no descarte adequado de embalagens. O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas lojas sustentáveis: no final de 2020, a marca inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, em uma parceria com a Urbia Gestão de Parques (concessionária que administra o local). Além da pop up, mais oito lojas sustentáveis foram abertas até o final do último ano e o plano de abertura prevê aproximadamente 20 lojas no mesmo formato para 2021.
www.boticario.com.br

Maple Bear promove mudanças de cargos
O CEO da Maple Bear América Latina, Arno Krug, assumiu a partir de 1º de janeiro o cargo de COO da operação global da marca, reportando-se ao presidente da Maple Bear Global Schools, Rodney Briggs. Uma das missões de Arno Krug será a de conduzir os processos de estruturação e expansão internacional da Maple Bear, hoje presente em mais de 24 países. Outra mudança na rede canadense de ensino bilíngue foi a de Vitor Schmid, responsável por conduzir a operação América Latina, que assumirá a posição de diretor Maple Bear Brasil, com a missão de manter o crescimento da rede no País. No último ano, Schmid comandou o time responsável pela estruturação, expansão e crescimento das escolas Maple Bear no México e em mercados como Peru, Argentina e Paraguai.
www.maplebear.com.br

Avatim quer dobrar de tamanho em três anos
A Avatim prevê dobrar de tamanho em três anos. Para tanto, a marca de cosméticos e perfumaria conta com a ampliação dos canais de vendas, a abertura de novos mercados, a consolidação da sua internacionalização e o lançamento de um novo modelo de negócios, o Espaço Avatim. Preferencialmente voltados para cidades com menos de 100 mil habitantes, os Espaços Avatim funcionarão tanto como ponto de distribuição e treinamento para revenda, quanto para vendas ao consumidor final. O plano de crescimento da rede envolve também a retomada de nichos específicos, como o de hotelaria e spa. Em 2021, a Avatim entrará com uma linha diferenciada de produtos para grandes varejistas. A rede também tem outra novidade: a chegada do novo diretor comercial Victor Midlej, ex-diretor da TIM. A Avatim tem mais de 160 franquias em 26 capitais e interior do Brasil.
www.avatim.com.br

Nova coleção de pratos do Spoleto traduz sentimentos da pandemia
O Spoleto lançou mais uma série de pratos Histórias que aproximam. Criadas por Camila Rosa, de Joinville/Santa Catarina, Dika Araújo, de São Luis do Maranhão e Lia Amazonas, da Chapada dos Guimarães/Mato Grosso do Sul, as seis novas estampas traduzem os sentimentos aflorados durante a pandemia de Covid-19. As peças das As três coleções pockets – Janela de dentro e Janela de fora; Cafuné e Dengo; Abraço e Beijo -, com duas obras de cada uma – podem ser adquiridas na compra de uma refeição com bebida e mais R$ 7,90 (exceto delivery) ou avulsas por R$ 29,90. Serão distribuídos 272 mil pratos. O Spoleto também passou a integrar diretamente o Google Food Ordering, permitindo a venda de refeições por delivery via Google, ou seja, por meio de busca ou pelo Google Maps.
www.spoleto.com.br

Prudential do Brasil quer ponto de apoio no Nordeste
A Prudential do Brasil, seguradora independente no segmento de pessoas, pretende inaugurar este ano seu primeiro ponto de apoio no Nordeste. “Hoje, a maioria das seguradoras está concentrada no Sul e Sudeste, que é a maior parte do PIB do Brasil, mas o Nordeste tem potencial extraordinário de desenvolvimento, planejamento financeiro e proteção familiar”, disse o vice-presidente de franquias da Prudential do Brasil, Humberto Madeira. A rede já tem pontos de apoio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo que só na cidade de São Paulo são 12 e no Rio, cinco. Atualmente, a Prudential do Brasil tem 1.541 corretores franqueados e máster franqueados e a meta é dobrar a quantidade de franquias em até cinco anos. O investimento inicial em uma franquia da Prudential do Brasil é de R$ 30 mil.
www.prudentialdobrasil.com.br

Não+Pelo expande pelo no interior do Brasil
A Não+Pelo, versão brasileira da marca espanhola No Más Vello, pretende inaugurar no primeiro quadrimestre deste ano lojas em Juiz de Fora (MG), Guaporé (RS), Dourados (MS), Maringá (PR) e Campo Mourão (PR). Em 2020, a rede inaugurou 12 contratos, sendo três em capitais e nove em cidades interioranas: Ananideua (PA), Calhau (MA), São João da Boa Vista (SP) e Indaiatuba (SP). Neste ano, a multinacional planeja crescer 40% no Brasil em relação ao ano anterior. Segundo o CEO da No Más Vello no Brasil, José Rocco, ajudarão no alcance dessa meta a inserção da nova tecnologia Sun& Safe e o incremento de novos produtos, como as linhas de cosméticos para homens e mulheres, além dos atrativos oferecidos em ano marcado pela pandemia de coronavírus, como eliminação da taxa de franquia e redução das taxas de royalties e de publicidade.
www.naomaispelo.com.br

Fábrica de Bolo Vó Alzira tem novo Head de Operações
A Fábrica de Bolo Vó Alzira acaba de contratar um novo Head de Operações em São Paulo: o administrador Victor Marques, que terá o objetivo principal de garantir a padronização e a melhoria de desempenho operacional das lojas fora do Rio de Janeiro, especialmente em São Paulo onde a rede tem 60 lojas entre as 280 ativas. Outra novidade na rede é o lançamento do seu modelo de microfranquia, com investimento a partir de R$ 50 mil. Sem cobrança de royalties, a microfranquia da Fábrica de Bolo Vó Alzira tem lucratividade média estimada de 12% a 20%, payback em 30 meses e pode ser adquirida em cidades que já tenham uma loja Vó Alzira instalada por ter um espaço físico menor e sem cozinha. A rede espera chegar a 300 lojas este ano.
www.fabricadebolo.com

Pizza Prime lança modelo itinerante de loja
A Pizza Prime lançou o Summer Store, novo modelo de negócios para ser implementado em eventos sazonais. Essa loja itinerante, que tem por objetivo atender os consumidores em locais estratégicos, estreou no Festival Vila na Praia, em Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga, onde permaneceu até o final de janeiro. De acordo com o sócio-fundador Gabriel Concon, a ideia é que esse modelo de negócios possibilite a participação em outros eventos por todo o País, fortalecendo a marca junto aos consumidores. O Festival Vila na Praia, no litoral paulista, acontece anualmente e reúne diversas atrações, incluindo gastronomia, decoração, bazar e entretenimento. Dessa vez, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, ele seguiu os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos competentes.
www.pizzaprime.com.br

Oral Unic dobra número de unidades abertas em 2020
A Oral Unic resceu cerca de 80% em 2020 e o faturamento chegou a R$370 milhões. O número de unidades passou de 57, em dezembro de 2019, para 93 em dezembro de 2020. “Acredito que o resultado positivo é uma consequência do nosso modelo de negócio, que oferece um diferencial no mercado com clínicas premium”, disse o CEO da Oral Unic, Nadim Farid. Para 2021, a meta da Oral Unic é dobrar o número de unidades abertas, chegando a dezembro com 185 clínicas em operação. A expectativa é que o faturamento fique em R$ 700 milhões. Para alcançar o objetivo, a rede lança no mercado, em março, um novo modelo de franquia, chamado de Oral Unic Slim: clínicas de aproximadamente 120 metros quadrados desenhadas para cidades com menos de 60 mil habitantes.
www.oralunic.com.br

Royal Face inaugura Centro de Treinamento
Com investimento de R$ 400 mil, a rede de harmonização facial Royal Face acaba de inaugurar um Centro de Treinamento na cidade de Curitiba, no Paraná. O espaço fará treinamentos híbridos com franqueados, profissionais de saúde e conta com uma estrutura de 300 m² para mais de 100 pessoas por mês. Segundo a rede, a expectativa é investir mais de R$ 40 milhões, inaugurar cerca de 170 unidades, aumentar o faturamento de forma orgânica em torno de 430% e gerar mais de 1 mil empregos diretos em todo o País.
www.royalface.com.br

Unhas Cariocas prevê crescer mais de 35% em 2021
A Unhas Cariocas, franquia com mais de 60 unidades, prevê 35% de expansão este ano com a conquista de 100 franquias e a implantação, em abril, de um parque fabril próprio de 6.100 m² para produção de esmaltes e produtos de beleza. Fundada em 2016, a Unhas Cariocas já está em 33 cidades de nove estados brasileiros. O investimento em uma unidade da rede é de R$ 110 mil, com faturamento médio mensal previsto em R$ 40 mil. Além de serviços de manicure e pedicure, a Unhas Carioca oferece alongamento de unhas, spa dos pés, depilação e estética corporal.
www.unhascariocas.com.br

Mary Help quer aumentar faturamento em 20%
A Mary Help prevê aumentar o faturamento da rede em 20% este ano com o início da oferta de três novos serviços: limpeza e higienização de estofados, impermeabilização de estofados e tecidos e lavagem de tapetes. No ano passado, a rede já havia lançado o serviço de sanitização de ambientes, o que a ajudou a recuperar em 110% o faturamento em relação ao período de pré-pandemia. “Estamos ampliando nosso portfólio de serviços para oferecer cada vez mais limpeza e higiene à população visando não só contribuir para a prevenção ao contágio do novo coronavírus, como também de diversas outras doenças causadas pelo acúmulo e proliferação de microorganismos que prejudicam nossa saúde”, afirmou o fundador e diretor da Mary Help, José Roberto Campanelli.
www.maryhelp.com.br/home

Disensa planeja abrir 100 lojas com bandeira MAX até 2024
A Disensa, rede de franquias de material de construção do Grupo LafargeHolcim, prevê abrir no Brasil 100 lojas com a bandeira MAX (a partir de 300 m²) até 2024. A empresa fechou 2020 com 160 lojas nesse formato no País, representando crescimento de 30% em número de unidades sobre o ano anterior. Em 2020, o faturamento das lojas aumentou 63,5%. “Em um curto período, as lojas que passaram a operar como Disensa MAX elevaram, em média, o market share de 7% para 10% dentro do raio de atuação”, disse o gerente-geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres. A rede espera chegar a 2024 com três mil lojas no total, incluindo os formatos Express, Standard e Casas Disensa
www.disensa.com.br