Na Mira Edição 93

Prêmio Franqueador

As notícias mais quentes do mercado

Hering completa 140 anos
A Cia. Hering e a marca Hering completaram 140 anos em setembro. Para celebrar a data, a companhia lançou a campanha Dia da Básica, segundo a qual parte das vendas realizadas naquele mês foi destinada para a plataforma social “Vestir o Brasil”, que tem como objetivo vestir as comunidades brasileiros pelos próximos dez anos. A rede também comemorou a data com o lançamento de dois produtos com atributos tecnológicos e sustentáveis, que são as camisetas H+ (com tratamento antíodor devido a um acabamento antimicrobiano) e Reuse (feita com reaproveitamento de fibras diversas). As camisetas também têm certificações bluesign e Oeko-Tex, que são as garantias que a malha é segura para o ser humano e para o meio ambiente.
ciahering.com.br

CNA mapeia 1,8 mil áreas com oportunidades de expansão
Com base em ferramenta de georreferenciamento, o CNA mapeou 1.800 áreas em diferentes regiões do Brasil com potencial para abertura de escolas de idiomas, com destaque para Centro-Oeste, Minas Gerais, Nordeste e Sul. Diante disso, e para atrair novos franqueados principalmente em um período de pandemia de coronavírus, a rede desenhou condições exclusivas, como uma cota de apoio que chega a R$ 150 mil em materiais didáticos bonificados, projeto arquitetônico e kit inicial, além de 50% de desconto na taxa de franquia. De janeiro a agosto de 2020, o CNA informa ter vendido mais de 60 franquias, que serão inauguradas até meados de 2021. Hoje com cerca de 600 escolas em funcionamento no Brasil, a rede quer alcançar a marca de 700 até o ano que vem.
www.cna.com.br

Domino’s Pizza cresce com delivery na pandemia
Com a consolidação do delivery de alimentação durante a pandemia de coronavírus, a Domino’s Pizza inaugurou três franquias e pretende abrir mais nove até o final do ano. Para os próximos três anos, a meta da companhia i inaugurar 90 lojas. Hoje, a rede tem cerca de 300 lojas.“Por conta dos bons resultados, estamos projetando um payback médio de quatro anos”, disse o diretor de Expansão da Domino’s Brasil, Gean Mark. A empresa trabalha em novidades no ambiente digital para os próximos anos, na linha com a última inovação chamada “DOM”: um assistente virtual que recebe pedidos por WhatsApp, site e app e permite ao cliente ter acesso a promoções exclusivas, cardápio, pedidos customizados, além de rastrear o pedido e agendar a entrega.
www.dominos.com.br

Oral Unic quer encerrar o ano com mais de 100 unidades
A Oral Unic pretende dobrar de tamanho em número de unidades este ano, passando de 57, em 2019, para 110. Atualmente, a rede tem 70 unidades em funcionamento, sendo que nos meses mais críticos da quarentena a empresa informa ter conseguido vender 29 novos contratos. Em julho, a Oral Unic diz ter alcançado faturamento mensal recorde de R$ 40 milhões. Inaugurada em 2016, a Oral Unic também espera elevar o faturamento em 126% em 2020 em relação ao ano anterior, passando de R$ 203 milhões para R$ 386 milhões. Presente em treze estados brasileiros, a rede contratou a atriz Claudia Raia como garota-propaganda com o objetivo de marcar presença na perspectiva estética da odontologia.
www.oralunic.com.br

Cacau Show lança tablete personalizável
A Cacau Show lançou o Doce Gesto: um tablete de chocolate ao leite que vem com um transfer colorido à base de manteiga de cacau, que possibilita ao cliente gravar sua mensagem no chocolate. Basta que ele escreva com uma caneta comum em cima do papel. “Esse lançamento vem ao encontro do que sempre buscamos oferecer aos nossos clientes: uma incrível experiência! Tenho certeza de que ele representara milhares de declaragues de amor, pedidos de desculpas, anúncios de gravidez etc. Essa é a nossa missão”, disse o CEO da Cacau Show Alê Costa. O tablete Doce Gesto esta disponível a partir de R$ 16,90 nas mais de 2,3 mil lojas físicas e no site da marca.
www.cacaushow.com.br

Spoleto reforça delivery com hambúrguer
O Spoleto incluiu em seu cardápio em setembro o Polpettone Burger, baseado em um dos pratos mais pedidos na rede: o polpettone. O lançamento, ao prego de R$ 19,90, reforça o seu menu de delivery, ao lado das massas secas e frescas e dos acompanhamentos. O serviço de entrega da rede também foi incrementado durante a pandemia e conta agora com o aplicativo próprio shopfood, que esta em teste e deve ser ampliado para mais restaurantes nos próximos meses. “Transformamos em sanduíche um prato que ja era sucesso na nossa história e conseguimos desenvolver um produto saboroso, preparado com as nossas receitas. Acreditamos que se tornara um novo campeão de vendas”, disse o diretor de Clientes e Vendas do Grupo Trigo Michel Jager.
www.spoleto.com.br

Pepê volta o mercado de franquias
Há 16 anos fora do mercado, a ex-Barraca do Pepê agora Pepê – volta à ativa e ao franchising sob o comando do empresário João Pedro Gayoso, filho caçula do campeão mundial de vôo livre Pedro Paulo Lopes, o Pepê. O empresário é associado ` equipe da holding Foodsbrands, que também administra a rede de frango crocante HNT. Com um modelo de quiosque de 7,5 metros quadrados e investimento de R$ 90 mil, mais taxa de franquia de R$ 30 mil, o foco da franquia de sanduíches naturais, açaí e mate frutado, será em shoppings, centros comerciais e terminais de grande fluxo. A expectativa é inaugurar a primeira unidade em outubro.
www.pepe.com.br

Mais1 – Café vende 100 franquias em menos de um ano
Criada em Curitiba (PR) em dezembro de 2019 com investimento de R$ 110 mil, a rede Mais1 – Café alcançou a marca de 100 franquias comercializadas, sendo 11 na capital de São Paulo e oito no interior desse estado. De acordo com o sócio-fundador e diretor de Marketing da Mais1 – Café, Gare Marques, o modelo de negócio da cafeteria não conta com lojas próprias. “É bem diferente de quem fez um estabelecimento funcionar e gostaria de replicar. Às vezes, funciona para ele, mas não para os demais”, afirmou. A rede de café “to go” tem lojas entre 12 e 20m2. A empresa estima payback em torno de 15 meses e faturamento em torno de R$ 30 mil ao mês por unidade, com margem de lucro de 15% a 20% para o franqueado.
mais1cafe.com

Maple Bear lança programa de inovação para alunos
A Maple Bear se uniu à organização JA Brasil e à escola de negócios StartSe para criar um programa customizado de promoção da cultura empreendedora e de inovação. A iniciativa é baseada no programa JA Startup de cursos on-line e terá 250 vagas para os alunos da Maple Bear, que vão aprender a criar as suas próprias startups. Com duração de cinco
semanas e carga horária total de 25 horas, o programa será dividido entre aulas e mentorias em um ambiente virtual e intuitivo. Participarão jovens do último ano
do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, matriculados em qualquer escola da rede Maple Bear. As melhores startups desenvolvidas durante o programa irão concorrer a participação no Demoday on-line, onde os jovens apresentam seus projetos.
www.maplebear.com.br

Pello Menos lança voucher para captar clientes
Com o objetivo de captar novas clientes e trazer de volta aquelas que tinham planos de assinatura, mas precisaram cancelá-los por conta fechamento temporário das lojas ou da redução da própria renda, a Pello Menos criou um voucher em que acrescenta um crédito a mais sobre o valor pago pela cliente. Os vouchers podem ser utilizados em
todos os serviços de depilação a cera e cada pessoa pode adquirir até dois vouchers para uso próprio e quantos quiser para presentear. É possível escolher entre cupons que variam de R$ 30 a R$ 100 e, ao fazer a compra pelo site, o consumidor receberá um
bônus entre 20% e 50% do valor da compra, que poderá ser utilizado para serviços de depilação até o dia 31 de novembro de 2020 nas lojas participantes da promoção.
www.pellomenos.com.br

Bio Mundo que mais 30 lojas até dezembro
A rede de lojas de produtos naturais e saudáveis Bio Mundo pretende abrir 30 unidades até o final deste ano. Hoje com cerca de 100 lojas, a rede identificou aumento de 60% nas vendas em hipermercados e lojas de rua nos últimos meses devido à maior procura dos consumidores por produtos naturais e saudáveis. “Cada vez mais as pessoas estão se preocupando em ter e manter hábitos alimentares saudáveis para fortalecer o sistema imunológico. Com isso, os próprios empreendedores da rede estão aproveitando esse movimento para expandirem os investimentos”, disse o CEO e fundador da Bio Mundo, Edmar Mothé. A empresa também desenvolveu o canal delivery nesse período de
isolamento social. O investimento em marketing e distribuição dos pedidos diretamente via
WhatsApp dos franqueados já representa 25% das vendas da rede desde a implementação das entregas em domicílio.
www.lojabiomundo.com.br

Giraffas chega ao varejo com maionese
Prestes a completar 40 anos, o Giraffas lançou a sua linha de produtos, começando pela maionese. “Nós tínhamos essa ideia há algum tempo. É um produto com resposta muito boa de nossos consumidores, tanto pela qualidade, quanto pelo sabor. E com o cenário atual, que exige inovação, vimos essa oportunidade de atuar em outro segmento, que possibilite à rede aumentar sua capacidade de captação de recursos”, disse o CEO e fundador da Rede Giraffas, Carlos Guerra. O produto será comercializado em todas as lojas da rede, em embalagem de 360g, por R$ 12,90 a unidade. Posteriormente, os consumidores poderão encontrar o produto nos mercados do País. O Giraffas tem mais de 400 unidades em 25 estados brasileiros e prevê crescer 8% este ano com a abertura de 40 unidades
giraffas.com.br

Maislaser lança e-commerce e prevê aumento de 20% na receita
A pandemia acelerou a entrada da Maislaser no e-commerce e a rede de clínicas de depilação a laser estreou nessa plataforma em setembro. Com a novidade, a franquia projeta um aumento gradual de 20% de faturamento. “Em um ano, temos a expectativa de faturar R$ 5 milhões em vendas apenas por essa plataforma”, disse o sócio da Maislaser e presidente do Grupo Kalaes, Sidney Eduardo Kalaes. “Em pouco mais de um ano, ultrapassamos 80 unidades e estimamos aumentar o nosso faturamento em 40%, mesmo com a quarentena”, afi rmou o fundador da marca, Wlamir Bello. A Maislaser foi fundada em 2018 e tem a empresária e apresentadora Ana Hickmann como sócia. O investimento inicial em uma unidade da franquia é de R$ 470 mil, com prazo de retorno estipulado entre 15 e 20 meses.
swww.maislaser.com.br

Salus Par quer alcangar a marca de mil franquias até 2022
A Salus Par, holding que detém as franquias Sorridents, GiOlaser e Olhar Certo, prevê fechar 2020 com faturamento de R$ 423 milhões e 1.000 franquias até 2022. Atualmente com 440 franquias, além das empresas Sorriden (operadora de planos odontológicos preventivos) e DocBiz (empresa de TI e consultoria para clínicas de saúde), a holding já fechou 70 contratos nos primeiros sete meses deste ano, quase a metade da meta prevista
para 2020. No período, a Sorridents cresceu 27%, fechou 35 contratos para novas unidades, conquistou 270 mil novos clientes e realizou mais de 640 mil atendimentos, enquanto a GiOlaser fechou oito novos contratos para a abertura de unidades, cresceu em torno de 20% e lançou o e-commerce para impulsionar o fluxo financeiro das unidades. Já a marca Olhar Certo conquistou 8 mil novos pacientes e fez cerca de 3 mil cirurgias de cataratasgruposalus.com.br

Espetto Carioca investe em frigorífico próprio
O grupo Espetto Carioca investiu R$ 5,2 milhões no frigorífico Carioca Foods. Com capacidade produtiva de 155 toneladas de carne, o novo empreendimento é capaz de atender todas as unidades da rede, bem como outros estabelecimentos da área de
alimentação e consumidor final, em packs que serão comercializados nas lojas franqueadas e em supermercados. Localizado na cidade de São Paulo, o frigorífico irá ampliar em 20% o faturamento da rede ainda em 2020. “Por poder acompanhar de perto cada etapa de produção até chegar à mesa, vamos garantir ainda mais a qualidade do espeto”, disse o CEO da rede, Leandro Souza. Até 2023, já comercializando os produtos no varejo e acrescida a expansão da rede em número de unidades, a meta é conquistar o faturamento de R$ 30 milhões.www.espettocarioca.com.br

Park Idiomas lança modelo Fit
A Park Idiomas lançou um modelo de negócio mais enxuto durante a pandemia: é o Park
Fit, voltado para profissionais com know-how da área, ou seja, professores de idiomas que
desejam investir no próprio negócio. Com uma metragem menor do que as demais escolas
da rede, 30m² de área útil, as novas unidades terão até três salas com capacidade para até 10 alunos por turma e poderão ser instaladas em rua, ou pequenas galerias comerciais. O valor do investimento inicial nesse modelo de negócio parte de R$ 50 mil. A expectativa da rede é abrir 20 unidades no novo formato ainda em 2020. “Em cidades menores, as pessoas interessadas em fazer cursos de idiomas precisam se locomover para cidades próximas por não ter disponíveis opções onde moram”, disse o CEO da Park Idiomas, Paulo Arruda.
parkidiomas.com.br

Jan-Pro fecha parceria com a fintech Creditas
A rede de limpeza comercial Jan-Pro fechou parceria com a fintech Creditas para levar aos seus franqueados condições especiais de financiamento para que consigam honrar seus compromissos e expandir os negócios. “A grande vantagem para um candidato é poder pagar a taxa de franquia à vista, com 10% de desconto, e passar pelo primeiro ano do negócio com mais segurança, uma vez que terá mais tempo para saldar as dívidas e terá seus recebimentos antecipados pela Creditas”, disse máster-franqueado, Renato Ticoulat Segundo ele, apesar do cenário de pandemia, a rede sentiu alta de 300% na demanda, já tendo fechado mais de 40 novos negócios de março a julho. No Brasil desde 2011, a Jan-Pro tem cerca de 400 franquias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do
Sul, Minas Gerais e Rondônia.
www.jan-pro.com.br

iGUi lança aplicativo de realidade aumentada
A iGUi lançou o seu aplicativo de Realidade Aumentada (RA), no qual o usuário escolhe um
modelo de piscina de 3 a 10 metros e visualiza o projeto final onde deseja colocá-lo, apenas apontando seu smartphone para o local escolhido. A rede também fez parceria com a influenciadora digital Beatriz Durães para divulgar a nova tecnologia por meio de um concurso, cujo prêmio é uma piscina completa e instalada na casa do vencedor. “A iGUi
desenvolveu um app inovador e alcançar o nosso público-alvo com essa tecnologia será o nosso grande desafio”, disse o CEO da iGUi, Filipe Sisson. A iGUi está presente em cerca de 50 países e conta com mais de 800 unidades entre lojas de piscina e
franquias TRATABEM.
www.igui.com.br

Divino Fogão conquista prêmio de satisfação do cliente
Pelo segundo ano consecutivo, o Divino Fogão recebeu o prêmio das 100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2020 no segmento de restaurantes e fast-food. A quarta edição da iniciativa anual foi realizada pelo Instituto Mesc. As empresas
campeãs nos determinados segmentos receberam o certificado e o anúncio foi feito nas mídias sociais, já que não houve evento presencial neste ano por conta da pandemia de coronavírus. Para receber o reconhecimento, foram recebidas mais de 2 milhões de opiniões de consumidores, que avaliaram 6,5 mil empresas em todo o Brasil, divididas em 46 segmentos de mercado. “O reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a rede, pelo segundo ano consecutivo, evidencia o compromisso com nossos consumidores, ao combinar o melhor da comida da fazenda com a qualidade de atendimento”, disse o diretor de Operações, Emiliano Silva. O Divino Fogão tem 180 unidades em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

5àsec fecha parceria com Itaú Unibanco
A 5àsec firmou parceria com o Itaú Unibanco para divulgação dos serviços da marca com benefícios aos clientes. A ação consiste em ofertar aos clientes Itaucard e Itaú Personnalité vouchers de descontos para serem utilizados na 5àsec por meio da sua ferramenta de e-commerce: serão oferecidos 10% de desconto para clientes Itaucard e 20% de desconto
para clientes iupp e Personnalité. Os vouchers estarão disponíveis no portal do Itaú. Segundo a 5àsec, esse tipo de ação vem aumentando entre empresas, principalmente em tempos de pandemia. “Essa parceria é mais uma iniciativa para inovar nas formas de divulgação dos serviços 5àsec e tem como objetivo captar novos clientes que usam os serviços bancários”, disse o diretor de Marketing e Comunicação da 5àsec, Rafael Palucci. A operação brasileira da 5àsec é a maior do mundo, em 442 unidades em todas as regiões,
mais o Distrito Federal.
www.5asec.com.br

Pizza Prime cria centro de treinamento para franqueados
A Pizza Prime abriu em Indaiatuba, no interior de São Paulo, um Centro de Treinamento (CT) destinado aos novos franqueados. Todos serão treinados e capacitados para administrar sua própria unidade em um programa de imersão de dez dias no local. O CT servirá também como laboratório e oferecerá workshops e treinamentos com todas as orientações para a padronização e gerenciamento do negócio. De acordo com o fundador Gabriel Concon, a Pizza Prime registrou um crescimento de 27% desde que iniciou a pandemia do novo coronavírus. A rede, que tem investimento inicial de R$ 255 mil, conta com 50 unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.
www.pizzaprime.com.br

Casa da Empada lança nova linha de produtos e identidade visual
Com 33 anos de história, a Casa da Empada apresentou novo projeto de loja, modernização de sua identidade visual e nova linha de produtos, que inclui uma linha de refeição composta por empadões, escondidinhos e lasanha. Segundo a empresa, as mudanças fazem parte do planejamento estratégico desenvolvido pela nova gestão da rede, que tem como objetivo modernizar a marca para ampliar a sua atuação e comunicação com o público mais jovem e aumentar o ritmo de crescimento no Rio de Janeiro. Segundo o diretor da Casa da Empada, Sergio Murilo, mesmo com a retração do mercado devido à Covid-19, a Casa da Empada focou no crescimento. “Foi possível manter o planejamento de renovação da marca e abrir unidades com a nova marca. Aproveitamos para pesquisar novos pontos comerciais para manter o ritmo de expansão”, disse.
www.casadaempada.com.br

Sodiê Salgados Café estreia modelo de franquia
A Sodiê Salgados Café inaugurou em setembro, no bairro do Tatuapé, em São Paulo, a primeira unidade no modelo de franquia. A marca, idealizada por Diego Rabaneda, tem como inspiração a história de Cleusa Maria da Silva, sua mãe e fundadora da marca Sodiê Doces. “O projeto inicial era atender os clientes da marca Sodiê Doces com um produto salgado com a mesma qualidade dos bolos e que seria servido nas lojas antes de uma fatia de bolo ou que fosse levado para casa em festas, encontros e confraternizações. A ideia de comercializar a marca como franquia começou a ser estudada logo após o sucesso das vendas”, disse Rabaneda. O investimento total para a abertura de uma franquia é de R$ 300 mil. A Sodiê Salgados Café conta com uma fábrica de salgados em Boituva, interior de São Paulo, com capacidade de produção diária de 80 mil produtos.
sodiedoces.com.br/salgados

Antilhas lança mascara de papel com filtro
A Antilhas lançou a Paper Front® Eco Filtro Facial, produzida com papel cartão TP White® Plus da Suzano e revestida internamente com papel-filtro tratado – para conferir maior resistência à umidade. A fabricante garante que a máscara possui eficiência comprovada
de filtragem bacteriana equivalente ao requerido para máscaras de uso profissional e é
produzida a partir de papéis provenientes de fontes renováveis certificadas. Segundo a
Antilhas, a nova máscara de papel descartável, com patente requerida, tem entre os principais benefícios a leveza no rosto, uma respiração agradável e a facilidade do uso com óculos, já que ajuda a não embaçar as lentes. O objetivo da empresa é disponibilizar a máscara em todo o território nacional por meio de farmácias, supermercados e demais pontos de vendas
www.antilhasonline.com.br