A iniciativa @sergentilsempre conta com o apoio de marcas, empresas e grandes artistas brasileiros, como Toquinho e Bráulio Bessa
São Paulo, novembro de 2020
“Estamos fazendo a nossa parte por um mundo mais leve”, afirma Glauber Gentil, idealizador do movimento, ao falar do Ser gentil, plataforma que estimula ações positivas na sociedade.
A iniciativa é apoiada por artistas como o poeta Braulio Bessa e o cantor Toquinho, que foram convidados a criar um poema cantado sobre o tema.
O lançamento oficial aconteceu com uma entrevista dos dois artistas à apresentadora Angélica no canal Ser Gentil no Youtube.
A causa já nasce recebendo o apoio de mais de 40 empresas, entre elas Grupo Boticário, Grupo Bittencourt, Visagio, Imaginarium, Casa do Construtor, Grupo Sá Cavalcante, RecZero Malls & Retail, Praxis Business, Francap, GS&MD, Family Advisory, JCPM, BTR Varese, ABF – Associação Brasileira de Franchising, União Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Grupo MD, os movimentos União Rio e Franchising Consciente, entre outras.
Com o empreendedorismo herdado da família, Glauber entendeu desde cedo que conhecer e respeitar as pessoas seria a chave para o sucesso.
“Já há algum tempo sinto necessidade de desenvolver algo que estimule reciprocidade na sociedade.
É preciso exercitar a Gratidão em nossos hábitos cotidianos”, explica ao lembrar que vivemos tempos especialmente desafiadores com a pandemia.
Isso porque, segundo Glauber, os dados mostram o quanto iniciativas como essa são importantes: aumento da violência contra mulheres chegou a 37,5% em abril de 2020 em relação ao mesmo período de 2019*, apenas para citar um exemplo.
Continuam preocupantes os indicadores de violência urbana e doméstica, de crimes, dos números de suicídios e de separações.
Além da saúde física há que se ater a saúde mental da população.
Por outro lado, muitas vezes, a gentileza envolve atitudes simples, dentro do próprio meio de convívio.
Cumprimentar as equipes em todos os níveis; oferecer condições seguras e dignas de trabalho; recolher lixo na rua; elogiar alguém verdadeiramente, surpreender com um gesto de atenção e gratidão.
“A partir desse tipo de postura vamos construindo um ambiente mais positivo e, principalmente, aberto para lidar com as particularidades das outras pessoas criando uma sociedade mais equilibrada e tolerante”, salienta.
O site do Ser Gentil – www.sergentil.com.br – está sustentado em 4 pilares:
1. Compartilhar Gentileza – nesse campo estamos divulgando em nossas plataformas o que marcas, pessoas e instituições fizeram e vem fazendo nesses últimos 6 meses e que verdadeiramente impactaram e impactam a vida das pessoas;
2. Espalhar Gentileza – nessa área estamos disponibilizando de forma espontânea aos parceiros e apoiadores do Movimento a aplicação da logo Ser gentil em suas iniciativas corporativas. É preciso apenas alinhar com nosso time de curadores a forma de utilização da marca Ser gentil
3. Trocar Gentileza – nesse espaço fizemos conexões com Apps que monetizam talentos em tempo. As pessoas trocam entre si competências e habilidades de forma gratuita.
4. Doar Gentileza – preferimos nao transacionar doações em nosso site. Aos que desejarem exercer essa função de doador(a) podem se conectar da nossa plataforma diretamente com o site www.euapoio.com.br , e lá eleger a instituição de interesse.
Histórico
O poeta Bráulio Bessa foi notícia ao afirmar que não demitiria os seus cinco funcionários por conta da pandemia.
O motivo? Ele mesmo deixou claro:
“Não é caridade. É empatia”, afirmou à época.
Recentemente, criou um poema sobre gentileza.
Toquinho, que já acompanhava o trabalho do artista, soube do poema e decidiu que havia chegado a hora de uma parceria.
Glauber os uniu e viabilizou o projeto. A
ssim nascia o manifesto do Ser Gentil, que virou música.
A parceria está toda documentada no site, onde também é possível conhecer a lista dos primeiros apoiadores.
“A ideia é reverberar o conceito e a mudança de atitude. Reunimos no site formas de praticar gentileza: doações das mais variadas formas (tempo, conhecimento etc). Queremos resgatar atitudes gentis das mais variadas formas”, informa Glauber ao lembrar que foram produzidas peças para que as pessoas baixem e ajudem a divulgar essa causa.
Como participar do movimento?
Basta acessar um dos canais abaixo e ajudar a espalhar o objetivo da causa – “um mundo mais gentil”.
Sobre: Ser Gentil
Movimento criado para estimular a gentileza entre as pessoas, especialmente em um momento tão atípico como a pandemia.
Tem no cantor Toquinho e no poeta Braulio Bessa os principais representantes artísticos.
Os participantes, incluindo alguns dos maiores empresários e marcas do Brasil, acreditam que a empatia pode ocorrer em atitudes simples do dia a dia.
*Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos