Movimento Ser Gentil fomenta atitudes positivas na sociedade

Ser Gentil

A iniciativa @sergentilsempre conta com o apoio de marcas, empresas e grandes artistas brasileiros, como Toquinho e Bráulio Bessa

São Paulo, novembro de 2020

“Estamos fazendo a nossa parte por um mundo mais leve”, afirma Glauber Gentil, idealizador do movimento, ao falar do Ser gentil, plataforma que estimula ações positivas na sociedade.

A iniciativa é apoiada por artistas como o poeta Braulio Bessa e o cantor Toquinho, que foram convidados a criar um poema cantado sobre o tema.

O lançamento oficial aconteceu com uma entrevista dos dois artistas à apresentadora Angélica no canal Ser Gentil no Youtube.

A causa já nasce recebendo o apoio de mais de 40 empresas, entre elas Grupo Boticário, Grupo Bittencourt, Visagio, Imaginarium, Casa do Construtor, Grupo Sá Cavalcante, RecZero Malls & Retail, Praxis Business, Francap, GS&MD, Family Advisory, JCPM, BTR Varese, ABF – Associação Brasileira de Franchising, União Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Grupo MD, os movimentos União Rio e Franchising Consciente, entre outras.

Com o empreendedorismo herdado da família, Glauber entendeu desde cedo que conhecer e respeitar as pessoas seria a chave para o sucesso.

“Já há algum tempo sinto necessidade de desenvolver algo que estimule reciprocidade na sociedade.

É preciso exercitar a Gratidão em nossos hábitos cotidianos”, explica ao lembrar que vivemos tempos especialmente desafiadores com a pandemia.

Isso porque, segundo Glauber, os dados mostram o quanto iniciativas como essa são importantes: aumento da violência contra mulheres chegou a 37,5% em abril de 2020 em relação ao mesmo período de 2019*, apenas para citar um exemplo.

Continuam preocupantes os indicadores de violência urbana e doméstica, de crimes, dos números de suicídios e de separações.

Além da saúde física há que se ater a saúde mental da população.

Por outro lado, muitas vezes, a gentileza envolve atitudes simples, dentro do próprio meio de convívio.

Cumprimentar as equipes em todos os níveis; oferecer condições seguras e dignas de trabalho; recolher lixo na rua; elogiar alguém verdadeiramente, surpreender com um gesto de atenção e gratidão.

“A partir desse tipo de postura vamos construindo um ambiente mais positivo e, principalmente, aberto para lidar com as particularidades das outras pessoas criando uma sociedade mais equilibrada e tolerante”, salienta.

O site do Ser Gentil – www.sergentil.com.br – está sustentado em 4 pilares:

1. Compartilhar Gentileza – nesse campo estamos divulgando em nossas plataformas o que marcas, pessoas e instituições fizeram e vem fazendo nesses últimos 6 meses e que verdadeiramente impactaram e impactam a vida das pessoas;

2. Espalhar Gentileza – nessa área estamos disponibilizando de forma espontânea aos parceiros e apoiadores do Movimento a aplicação da logo Ser gentil em suas iniciativas corporativas. É preciso apenas alinhar com nosso time de curadores a forma de utilização da marca Ser gentil

3. Trocar Gentileza – nesse espaço fizemos conexões com Apps que monetizam talentos em tempo. As pessoas trocam entre si competências e habilidades de forma gratuita.

4. Doar Gentileza – preferimos nao transacionar doações em nosso site. Aos que desejarem exercer essa função de doador(a) podem se conectar da nossa plataforma diretamente com o site www.euapoio.com.br , e lá eleger a instituição de interesse.

Histórico

O poeta Bráulio Bessa foi notícia ao afirmar que não demitiria os seus cinco funcionários por conta da pandemia.

O motivo? Ele mesmo deixou claro:

“Não é caridade. É empatia”, afirmou à época.

Recentemente, criou um poema sobre gentileza.

Toquinho, que já acompanhava o trabalho do artista, soube do poema e decidiu que havia chegado a hora de uma parceria.

Glauber os uniu e viabilizou o projeto. A

ssim nascia o manifesto do Ser Gentil, que virou música.

A parceria está toda documentada no site, onde também é possível conhecer a lista dos primeiros apoiadores.

“A ideia é reverberar o conceito e a mudança de atitude. Reunimos no site formas de praticar gentileza: doações das mais variadas formas (tempo, conhecimento etc). Queremos resgatar atitudes gentis das mais variadas formas”, informa Glauber ao lembrar que foram produzidas peças para que as pessoas baixem e ajudem a divulgar essa causa.

Como participar do movimento?

Basta acessar um dos canais abaixo e ajudar a espalhar o objetivo da causa – “um mundo mais gentil”.

Site, Instagram

Sobre: Ser Gentil

Movimento criado para estimular a gentileza entre as pessoas, especialmente em um momento tão atípico como a pandemia.

Tem no cantor Toquinho e no poeta Braulio Bessa os principais representantes artísticos.

Os participantes, incluindo alguns dos maiores empresários e marcas do Brasil, acreditam que a empatia pode ocorrer em atitudes simples do dia a dia.

*Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos