- Integrantes da Missão ABF na Convenção da International Franchise Association destacaram insights relacionados a inteligência artificial, liderança e aspectos jurídicos.
- Tudo o que de mais importante aconteceu na Missão serão apresentados no Pós-IFA ABF, dia 26/03, em evento híbrido, em São Paulo.
Membros da Missão ABF à Convenção da International Franchise Association (IFA) 2024, maior evento do setor de franquias no mundo, cumpriram uma intensa agenda de atividades em Phoenix, capital do Arizona (EUA), antes, durante e após o evento, realizado de 17 a 19 de fevereiro.
Na quinta-feira (15), o grupo oficial do franchising brasileiro se reuniu no FLINT by Baltaire com o vice-presidente de Crescimento e Operações, Alan Catlet, e a diretora de Receitas da IFA, Jennifer Brandeen, no tradicional Coquetel de Networking da ABF.
A Reunião de Abertura exclusiva do Grupo ABF foi realizada no dia seguinte, incluindo a apresentação das marcas Orkin Systems e Experiential Brands.
Entre os principais insights extraídos das diversas palestras acompanhadas pelos integrantes da missão da ABF, Tom Moreira Leite, presidente da ABF, destacou que a inteligência artificial (IA) foi um tema dominante no evento – enfocado por Shawn DuBravac, Ph.D e presidente da Avrio Institute – e de uma forma prática, com aplicação concreta nas empresas franqueadoras. “Por exemplo, experimente rodar uma análise swot [sigla em inglês para ‘forças, fraquezas, oportunidades e ameaças’] dentro do ChatGPT ou faça uma análise da concorrência e veja o consenso que a ferramenta de inteligência artificial traz”, disse. O executivo lembrou, ainda, de uma frase inspiradora dita por Phil Jackson, um dos maiores vencedores da NBA: “Times bons se tornam times excelentes quando a confiança está tão presente dentro dos membros da mesma equipe, de forma que o ‘nós’ se torna mais importante do que o ‘eu’”.
Claudia Vobeto, diretora de Capacitação, dividiu em oito principais tópicos o que ela observou no eixo Liderança apresentado na Convenção. Segundo a executiva, o primeiro deles é que as pessoas querem ser vistas, reconhecidas e valorizadas por tudo o que fazem e pelo que representam dentro das empresas. A seguir ela destacou a Saúde Mental, especialmente da geração Z, que é distraída e se sente só, chamando a atenção das empresas para os programas de saúde, que devem ser implantados como prioridade. O terceiro ponto é que as empresas precisam encontrar elementos químicos que façam com que as pessoas se motivem e tenham propósito para que os objetivos das empresas sejam alcançados. Um outro aspecto importante é a consciência de que os franqueadores devem ter o mindset e visão de servir. “Nós temos que servir os nossos franqueados e colaboradores”, disse. Compreender que o negócio deve ser encarado como realizador de sonhos é um outro tópico destacado por Claudia. “Nós, franqueadores, precisamos entender que a nossa missão é ajudar as pessoas a realizarem os próprios sonhos”, afirmou, e concluiu com dois outros pontos: a visão de que o desconforto, um choque de gestão, é necessário, assim como a transparência “para engajar o franqueado e o time”.
Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da entidade, observou aspectos de problemas legais relacionados à IA, como o vazamento de dados, o uso de informações erradas geradas pela ferramenta e dois problemas ligados à propriedade intelectual. “A inteligência artificial pode estar usando uma ferramenta de um terceiro sem autorização e pior, ou tão grave quanto, eu posso estar violando direitos autorais de um terceiro. As leis internacionais ainda não são claras sobre o tema e, pior ainda, a gente não sabe de verdade quem é o titular do resultado prático”, ressaltou.
O Grupo ABF realizou, ainda, visitas técnicas às marcas Freddy’s Frozen Custard & Steakburgers, School Of Rock, PET Depot, The Joint Chiropratic e Dine Brands | IHOP.
Todos os detalhes e insighs do que de mais importante aconteceu na Convenção IFA 2024 serão apresentados pelos participantes da Missão no Pós-IFA ABF, dia 26 de março, em evento híbrido, no Auditório Santander, em São Paulo. Inscreva-se. As vagas são limitadas.
As marcas participantes do Grupo nesta edição da Convenção da IFA são: Baril Advogados, BMA Advogados, Buddha Spa, Cervejaria Germânia, Clínica da Cidade, Ferriani Jamal & Fornazari, Grupo BITTENCOURT, Grupo Trigo (China in Box, Gendai, Gurumê, Koni, LeBonTon e Spoleto), LinkEos Eventos e Turismo, Majô Beauty Club, MMA Advogados, Orthopride Franchising, Rockfeller Language Center, US COMMERCE e Y Consultoria.
Fotos: ABF/Divulgação