Início Notícias ABF em Ação Missão ABF IFA 2024 faz “mergulho” no franchising americano

Missão ABF IFA 2024 faz “mergulho” no franchising americano

Missão ABF IFA 2024 faz “mergulho” no franchising americano
Coquetel de Networking entre o Grupo ABF e membros da IFA em Phoenix, EUA
  • Integrantes da Missão ABF na Convenção da International Franchise Association destacaram insights relacionados a inteligência artificial, liderança e aspectos jurídicos.
  • Tudo o que de mais importante aconteceu na Missão serão apresentados no Pós-IFA ABF, dia 26/03, em evento híbrido, em São Paulo.

Membros da Missão ABF à Convenção da International Franchise Association (IFA) 2024, maior evento do setor de franquias no mundo, cumpriram uma intensa agenda de atividades em Phoenix, capital do Arizona (EUA), antes, durante e após o evento, realizado de 17 a 19 de fevereiro.

Na quinta-feira (15), o grupo oficial do franchising brasileiro se reuniu no FLINT by Baltaire com o vice-presidente de Crescimento e Operações, Alan Catlet, e a diretora de Receitas da IFA, Jennifer Brandeen, no tradicional Coquetel de Networking da ABF.

A Reunião de Abertura exclusiva do Grupo ABF foi realizada no dia seguinte, incluindo a apresentação das marcas Orkin Systems e Experiential Brands.

Entre os principais insights extraídos das diversas palestras acompanhadas pelos integrantes da missão da ABF, Tom Moreira Leite, presidente da ABF, destacou que a inteligência artificial (IA) foi um tema dominante no evento – enfocado por Shawn DuBravac, Ph.D e presidente da Avrio Institute – e de uma forma prática, com aplicação concreta nas empresas franqueadoras. “Por exemplo, experimente rodar uma análise swot [sigla em inglês para ‘forças, fraquezas, oportunidades e ameaças’] dentro do ChatGPT ou faça uma análise da concorrência e veja o consenso que a ferramenta de inteligência artificial traz”, disse. O executivo lembrou, ainda, de uma frase inspiradora dita por Phil Jackson, um dos maiores vencedores da NBA: “Times bons se tornam times excelentes quando a confiança está tão presente dentro dos membros da mesma equipe, de forma que o ‘nós’ se torna mais importante do que o ‘eu’”.

Claudia Vobeto, diretora de Capacitação, dividiu em oito principais tópicos o que ela observou no eixo Liderança apresentado na Convenção. Segundo a executiva, o primeiro deles é que as pessoas querem ser vistas, reconhecidas e valorizadas por tudo o que fazem e pelo que representam dentro das empresas. A seguir ela destacou a Saúde Mental, especialmente da geração Z, que é distraída e se sente só, chamando a atenção das empresas para os programas de saúde, que devem ser implantados como prioridade. O terceiro ponto é que as empresas precisam encontrar elementos químicos que façam com que as pessoas se motivem e tenham propósito para que os objetivos das empresas sejam alcançados. Um outro aspecto importante é a consciência de que os franqueadores devem ter o mindset e visão de servir. “Nós temos que servir os nossos franqueados e colaboradores”, disse.  Compreender que o negócio deve ser encarado como realizador de sonhos é um outro tópico destacado por Claudia. “Nós, franqueadores, precisamos entender que a nossa missão é ajudar as pessoas a realizarem os próprios sonhos”, afirmou, e concluiu com dois outros pontos: a visão de que o desconforto, um choque de gestão, é necessário, assim como a transparência “para engajar o franqueado e o time”.

Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da entidade, observou aspectos de problemas legais relacionados à IA, como o vazamento de dados, o uso de informações erradas geradas pela ferramenta e dois problemas ligados à propriedade intelectual. “A inteligência artificial pode estar usando uma ferramenta de um terceiro sem autorização e pior, ou tão grave quanto, eu posso estar violando direitos autorais de um terceiro. As leis internacionais ainda não são claras sobre o tema e, pior ainda, a gente não sabe de verdade quem é o titular do resultado prático”, ressaltou.

O Grupo ABF realizou, ainda, visitas técnicas às marcas Freddy’s Frozen Custard & Steakburgers, School Of Rock, PET Depot, The Joint Chiropratic e Dine Brands | IHOP.

Todos os detalhes e insighs do que de mais importante aconteceu na Convenção IFA 2024 serão apresentados pelos participantes da Missão no Pós-IFA ABF, dia 26 de março, em evento híbrido, no Auditório Santander, em São Paulo. Inscreva-se. As vagas são limitadas.

Missão ABF
Reunião de alinhamento e palestras do Grupo ABF em Phoenix (EUA)

As marcas participantes do Grupo nesta edição da Convenção da IFA são: Baril Advogados, BMA Advogados, Buddha Spa, Cervejaria Germânia, Clínica da Cidade, Ferriani Jamal & Fornazari, Grupo BITTENCOURT, Grupo Trigo (China in Box, Gendai, Gurumê, Koni, LeBonTon e Spoleto), LinkEos Eventos e Turismo, Majô Beauty Club, MMA Advogados, Orthopride Franchising, Rockfeller Language Center, US COMMERCE e Y Consultoria.

Fotos: ABF/Divulgação