Seminário de Microfranquias traz painel sobre Influenciadores e o Marketing Digital
A segunda etapa do Seminário de Microfranquias foi dedicada a debater os Influenciadores e o Marketing Digital: as novas ferramentas para expansão da rede com resultados. O painel contou com a participação de José Rubens Oliva (Guia-Se), Raphael Mattos (Premiapão) e Humberto Madeira (Prudential) como moderador.
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, enfatizou sua admiração pelo modelo de microfranquia pela maneira inclusiva com que, por meio dele, o franchising estimula o empreendedorismo.
Segundo Tom, mais de 40% dos associados da ABF são microfranquias. “Vocês são fonte de inspiração e mais do que isso, vocês inspiram pelo exemplo”, disse.
“O jogo de conteúdo está cada vez mais no entreter, com info e entrentenimento”, disse Mattos. Ele contou que descobriu há oito anos que o Facebook é uma plataforma de intenção e o YouTube de retenção.
Segundo o influenciador, apenas reproduzindo seu conteúdo no TikTok, consegue alcançar mais de 2 milhões de visualizações em um vídeo.
De acordo com Mattos, o Brasil é o país que mais ouve podcast no mundo. “Crie conteúdos como esse, de alta retenção. Isso vai te ajudar muito a trabalhar brending e expansão”, aconselhou.
“A maneira de vender franquias mudou”, afirmou Oliva. Para mudar o jogo na expansão da rede, o especialista aconselha o empreendedor a ter um podcast. E não precisa ter um grande canal. Segundo ele, o mais importante não é ter milhões de visualizações, mas ter views qualificadas.
O especialista não produz conteúdo todos os dias, de acordo com o seu perfil. “Se você tem bom conteúdo, consegue engajar, seguidor dá dinheiro, vira cliente”, disse o fundador e CEO da Guia-Se). E Mattos completou: “Tem seguidor que te paga e que propaga”.
Concluindo, Mattos disse que não era um comunicador e não nasceu para comunicar, mas o que tornou um influenciador digital foi a prática.
Foto: Marcel Uyeta