A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil anunciaram na noite desta quarta-feira (25), abertura da 17ª Convenção ABF do Franchising, os vencedores deste ano do Prêmio ABF+RDI Design. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias nacional. A Convenção 2017 é a maior já realizada pela ABF, reunindo 730 participantes, sendo 515 congressitas, líderes e profissionais do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA) até o próximo domingo, 29.
Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica, agregando valor aos seus negócios e promovendo o desenvolvimento do mercado de franquias no País, o Prêmio chega à sua sétima edição consolidado como referência e inspiração para o setor. E em mais uma iniciativa relacionada aos 30 anos da ABF (completados em julho deste ano), a entidade criou a sétima categoria do Prêmio: Design de Inovação.
“Por meio deste prêmio, a ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas redes e em 2017 ampliamos ainda mais o escopo do Prêmio, criando uma categoria específica de Inovação. Inovar é algo quase que inerente ao franchising e essa premiação visa reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.
Concorreram ao ABF+RDI Design este ano 105 projetos criados por 58 marcas inscritas (um recorde da premiação que no ano passado recebeu 84 projetos de 52 redes). Desse total, 24 marcas assinaram 30 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos.
Para George Homer, presidente do RDI Brasil, “o design encontrou no franchising um terreno fértil para se desenvolver. É extremamente gratificante para todos nós que acompanhamos ambos os setores e realizamos o Prêmio ver, ao longo desses sete anos, a evolução dos projetos e os resultados do design na prática, aproximando e fortalecendo a relação entre marcas e consumidores”. A relevância do Prêmio para as marcas também foi observada por Jae Ho Lee, diretor de Comunicação e Marketing da ABF. “A crescente participação das redes de franquias ano a ano para concorrer ao Prêmio é uma clara demonstração do quanto o design tem sido usado como elemento estratégico para a valorização das marcas e dos seus produtos e serviços junto aos seus clientes e demais stakeholders”.
Dentre os casos premiados, temos o projeto de uma barbearia retrô-futurista inspirado nos bairros nova-iorquinos do Soho e Tribeca (da Like a Boss, vencedora da categoria Projeto Arquitetônico – Loja); o projeto de um quiosque que, mesmo em um diminuto espaço, transmite o conceito da marca de transformar a vida das pessoas através da comida, inspirando mudanças e promovendo o bem-estar (Boali/Projeto Arquitetônico – Quiosque); uma embalagem que remete à diversão e à alimentação saudável (Sucão/Embalagem); um inédito calçado não-tóxico para crianças de 0 a 9 anos (Calçados Bibi/Design Consciente), e uma impactante campanha de tratamento de celulite para o Verão (Onodera/Design de Inovação).
As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2017. Em sua terceira edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado, perfil do júri e artigos de alguns dos principais profissionais envolvidos no assunto.
Confira os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2017:
CATEGORIA | MARCAS VENCEDORAS | PROJETO |
Projeto Arquitetônico – Loja | Ouro: Like a Boss | Like a Boss Barbearia |
Prata: Koni | Koni | Novo Conceito de loja | |
Bronze: CNA Inglês Definitivo | Escola Modelo CNA Inglês Definitivo | |
Projeto Arquitetônico – Quiosque | Ouro: Boali | Quiosque Boali |
Prata: Sucão | Quiosque Iguatemi | |
Bronze: Megamatte | Quiosque Megamatte RioShopping | |
Visual Merchandising – Vitrine | Ouro: Imaginarium | Vitrine Comemorativa de 25 anos |
Prata: Lez a Lez | Vitrine Hanami | |
Bronze: Via Mia | Vitrine de Inverno 2017 | |
Visual Merchandising – Ação Promocional | Ouro: Imaginarium | Campanha 25 anos |
Prata: Fábrica di Chocolate | “Pipocas Di Chocolate” – Parceria com a Warner Bros no filme “Cegonhas” | |
Bronze: Nutty Bavarian | Loucos Por Nuts | |
Visual Merchandising – Campanha de PDV | Ouro: Chilli Beans | Retrofit Chilli Beans |
Prata: 5àsec | Bag 5àsec | |
Bronze: Ice Creamy | Campanha NY Shake | |
Produto | Ouro: Calçados Bibi | Clique-se Colors |
Prata: Casa de Bolos | Bolo Caseiro no Pote | |
Bronze: iGUi | Levita Cobertura Retrátil e Automática | |
Embalagem | Ouro: Sucão | Linha “Grab and Go” Sucão |
Prata: Nutty Bavarian | Copos Liga da Justiça | |
Bronze: Via Mia | Embalagem de Meia | |
Brand Design | Ouro: Tomatzo | Novo Branding Tomatzo |
Prata: Café Cultura | Branding Café Cultura | |
Bronze: Super Ótica São José | Branding Grifes Exclusivas | |
Design Consciente | Ouro: Calçados Bibi | Bibi Não Tóxico |
Prata: Via Mia | Necessaires Outubro Rosa | |
Bronze: Stalker | Tag Semente do Bem | |
Design de Inovação | Ouro: Onodera Estética | Shock Wave #Todascontrauma |
Prata: Portobello Shop | Officina Portobello | |
Bronze: Yázigi | Game Save the Word Yázigi |
CLIQUE E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS
Foto: Keiny Andrade