As 67 marcas associadas à ABF e respondentes da 13ª Pesquisa Setorial de Food Service participaram do Encontro da Comissão de Food Service para uma apresentação com dados detalhados sobre as franquias do segmento.
Durante o evento, temas como a adoção de práticas voltadas aos impactos ambientais e sociais, rotatividade de funcionários, análise de estratégias e produtos futuros e a relação entre gastos e faturamento das franquias foram abordados.
A análise dos dados sobre a performance do segmento em 2023 e perspectivas de 2024, em conjunto com a Comissão, foi realizada pela GALUNION, empresa especializada no segmento de alimentação.
O levantamento deste ano contou com uma amostra de 67 marcas de alimentação, que juntas somam 15.267 pontos de venda, sendo 55% deles em estabelecimentos localizados na rua, 32% em shopping centers e 14% em centros comerciais. Também há uma grande variedade no tipo de culinária principal, com destaque para cafeterias/chás com 13%, variada/brasileira com 12% e asiática também com 12%.
Além disso, Simone Galante (GALUNION) falou sobre o faturamento das marcas e os percentuais de acordo com as variações de pagamento. “É um cenário que foca muito em cartão de crédito e débito, juntamente pelo maio uso de pagamentos por aproximação nos celulares e relógios inteligentes”, disse.
Como reflexo dos custos de ocupação, os dados mostram que o tíquete médio varia entre as marcas, sendo 15% entre R$ 40,01 e R$ 50 e 19% das marcas entre R$ 20,01 e R$ 30 ou entre R$ 30,01 e R$ 40.
“Estamos em um momento de pleno emprego, precisamos pensar em margens para reduzir cada vez mais os custos das operações mantendo a qualidade de atendimento e salários equiparáveis aos cargos”, completou João Baptista (Rei do Mate).
Em relação aos principais formatos de abastecimento/logística utilizados, o formato utilizado por 73% das marcas é o fornecedor/distribuidor homologado pela rede. “Isso indica uma preferência significativa pelos que possuem uma parceria formal e acordada com a rede de franquias”, comentou João. Em segundo lugar, 40% das marcas preferem direto da indústria (que entrega ponto a ponto) e, em terceiro, 39% trabalham com operador logístico – terceirizando sua logística para empresas especializadas no transporte e armazenamento de mercadorias
O franchising treina
Simone comentou como o setor preza pela capacitação e construção de um franchising íntegro. Segundo a Pesquisa, 27% das marcas realizaram treinamentos presenciais de 2 a 4 vezes ao ano e 15% ofereceram de 6 a 12 treinamentos presenciais ao ano.
Sobre cursos gravados online, 25% realizaram de 2 a 4 cursos gravados ao ano, 25% realizaram de 6 a 12 cursos gravados ao ano e 17% aplicaram mais de 12 cursos gravados ao ano. No modelo ao vivo, 25% realizaram de 2 a 4 cursos ao vivo/online ao ano, 22% ofereceram cursos ao vivo/online mais de 12 vezes ao ano e 17% realizaram de 6 a 12 cursos ao vivo/online ao ano.
“Os dados mostram que as marcas de Food Service associadas à ABF sabem a importância de capacitar os franqueados e colaboradores. Temos margem para crescer esses dados”, comentou.
Fotos: ABF/Divulgação