Leucemia

Leucemia tem até 80% de chance de cura se for diagnosticada precocemente

A leucemia tem até 80% de chance de cura se for diagnosticada precocemente

Dicas de Saúde A.C. Camargo Câncer Center

Um dos tipos de câncer mais comum entre crianças e adolescentes é a leucemia, doença que interfere na produção de células sanguíneas. Ao contrário de outras doenças oncológicas, que podem ter origem em fatores ligados ao estilo de vida e na relação das pessoas com o meio ambiente, a leucemia não está associada a fatores de risco específicos. Não existe uma forma de se prevenir a doença, mas a chance de cura chega a 80% se for diagnosticada no início.

Sintomas

De acordo com o Dr. Neviçolino Carvalho, médico do Departamento de Pediatria do A.C.Camargo Cancer Center, é importante ficar atento a sinais como:
• Sangramentos;
• Infecções que não respondem ao tratamento com antibióticos;
• Palidez;
• Fadiga;
• Manchas roxas que aparecem na pele sem motivo;
O médico frisa que, embora a anemia também possa ser um dos sintomas desse tipo de câncer, é equívoco achar que a anemia se transforma em leucemia. Ele também chama a atenção para o uso indiscriminado de corticoides, pois o medicamento pode mascarar sintomas da leucemia.

Hemograma completo

Ao suspeitar de que se trata de leucemia, o pediatra deve pedir um hemograma para a verificação de três setores da produção sanguínea do paciente: hemácias e hemoglobina, plaquetas e glóbulos brancos. “Se pelo menos duas das três séries estiverem alteradas, há hipótese de leucemia”, explica Dr. Neviçolino.
Em caso de diagnóstico de leucemia, o especialista ressalta, é fundamental que a criança seja encaminhada para um centro de referência com oncologia pediátrica com retaguarda para uso de terapia intensiva e controle de efeitos colaterais.

Para mais informações, acesse o site www.accamargo.org.br

Acompanhe o A.C.Camargo nas mídias sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: https://twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/116795949778584833222/about
YouTube: http://www.youtube.com/user/accamargovideos
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/accamargo

Fonte: Dr. Neviçolino Carvalho, Médico Titular da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 96204.

Publicado em 01/10/2015