Início Notícias Imaginarium lança novo modelo de franquia

Imaginarium lança novo modelo de franquia

Jornal Brasil Econômico – Erica Ribeiro – 05/05
 
A loja Compact, de 35 metros quadrados, tem como foco shoppings, ruas com grande fluxo de pessoas e cidades menores

Às vezes, o caminho da expansão passa pelo encolhimento. No caso da rede de franquias Imaginarium, a marca reduziu o ritmo de crescimento e desenvolveu um novo modelo de franquias, com a loja Compact, de 35 metros quadrados e investimento para o franqueado de R$ 210 mil. O foco desse novo modelo de franquia são shoppings, ruas com grande fluxo de pessoas e cidades menores. A empresa já tem lojas em todos os estados brasileiros e faturou R$ 175 milhões em 2013. Para esse ano, vai abrir mais 25 lojas franqueadas.

O CEO da Imaginarium, Carlos Zilli, quer que o crescimento da marca seja sustentável e que as lojas estejam onde o consumidor está. “O foco está principalmente no Norte e Nordeste e cidades do interior que tenham mais de 150 mil habitantes. Nossa meta em 2014 é faturar R$ 210 milhões”, diz.

A Imaginarium tem 175 operações em funcionamento: 160 lojas, 15 quiosques franqueados, além de 600 pontos multimarcas em todo o Brasil. Em janeiro de 2013, a Squadra Investimentos, gestora de recursos, comprou uma participação na rede, que tem 22 anos de existência, com o objetivo de ampliar a atuação da Imaginarium no mercado brasileiro.
 
SOLUÇÕES OPORTUNIDADES
 
  • No próximo dia 13 de maio, a Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro ( ABF-Rio) realiza o 3º Simpósio Jurídico e Gestão Empresarial para debater os assuntos jurídicos e de gestão relacionados ao sistema de franchising. Outras informações podem ser obtidas no telefone (21) 2504-7573 ou pelo email [email protected].
  • Com 80 anos de atuação no país e 65 unidades em funcionamento atualmente, a rede de escolas de idiomas Cultura Inglesa planeja aumentar sua presença este ano com a abertura de 15 unidades nos estados do Rio Grande do Sul (7), Goiás (3), Espírito Santo (3), Rio de Janeiro (1), e Tocantins (1).
  • Com 16 unidades, sendo duas próprias e 14 franquias em São Paulo, Ribeirão Preto (SP) e Rio, o Buddha Spa fechou o ano passado com 30% de crescimento e faturamento de R$7,5 milhões. Para chegar aos R$ 10 milhões de receita e 23 unidades, a rede — que em média abre seis novos endereços por ano — está de olho nas regiões Sul e Nordeste. A bandeira oferece formatos de franquia e microfranquia (normalmente em academias), com investimentos variando de R$ 80mil a R$ 350mil e prazo de retorno entre 20 e 36 meses.
Qualicorp investe em mais dez franquias
 
A Qualicorp, administradoras de benefícios no segmento de planos de saúde coletivos, inaugurou uma franquia em São José dos Campos (SP), como parte do plano de expansão que prevê a abertura de dez lojas esse ano no Brasil. A empresa vê como potencial as regiões Norte, Nordeste, Sul e também outras cidades de São Paulo e Rio.
 
Grife aposta em franquia para crescer
 
A marca carioca de roupas e acessórios Lode, que foi comprada recentemente pelo Grupo Trendtex, a partir desse ano funcionará apenas como franquia. A meta até o final do ano é ter 18 novas franquias em funcionamento. A grife espera um aumento de 60% no faturamento, que gira hoje em torno de R$ 18 milhões.

500 endereços para tomar sorvete
 
A rede Chiquinho Sorvetes planeja chegar a 500 unidades franqueadas em todo o país até 2015. Em 2013, foram abertas 56 lojas, que somadas às já existentes chegam a 305 unidades. O maior número de lojas da marca fica no estado de São Paulo