Imaginarium investe em sustentabilidade

Reconhecida por apresentar produtos com conceito de ‘fundesign’ e ideias inovadoras, a rede também é associada a AFRAS e mostra que se preocupa com ações sutentáveis

Há mais de 21 anos atuando no mercado, a Imaginarium se consolida não só como uma gestora de marcas, mas também, como autora de grandes ideias e produtos. Além disso, a empresa é reconhecida no Brasil e no exterior por antecipar conceitos e tendências em produtos para casa, eletrônicos, moda e presentes.

Com objetivo de intensificar as suas atividades em prol do meio ambiente, a Imaginarium é, desde 2011, associada a AFRAS (Associação Franquia Sustentável, braço de sustentabilidade da ABF). O principal objetivo da entidade é contribuir para a implementação de gestão socialmente responsável em empresas do sistema de franquias, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A rede participa do Programa Franchising de Baixo Carbono, idealizado pela AFRAS, e que incentiva as marcas a incluírem em seu funcionamento, mecanismos para contabilizar, reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs). ”O programa está alinhado com os valores da nossa empresa, pois, visamos intensificar assim a nossa contribuição com o meio ambiente e nos posicionarmos em relação a este tema na sociedade”, explica Gilberto Carvalho, gerente de marketing da Imaginarium. “Temos a expectativa e implantar o projeto em 100% das nossas lojas”, finaliza.

Com o auxilio da AFRAS as unidades franqueadas realizam um cálculo das estimativas e gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa decorrentes das suas atividades. Feito isso, são colocadas em prática ações de compensação, como plantar alguns hectares de árvores. Desta forma, a emissão de carbono é neutralizada. Já fazem parte do programa as unidades do Shopping Beiramar e Iguatemi, em Florianópolis (SC), Iguatemi, em Porto Alegre (RS), Mueller, em Curitiba (PR) e Flamboyant.

A Imaginarium contabiliza 113 operações no país: sendo 113 lojas, 20 quiosques e 600 pontos multimarcas.