Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial: previna e evite

Dicas de Saúde A.C. Camargo Câncer Center

A hipertensão arterial é uma doença sistêmica provocada basicamente pelo enrijecimento das artérias, levando a um estreitamento das paredes dessas artérias. Esse estreitamento pode ser causado por fatores genéticos, raciais, sedentarismo, consumo abusivo de sal de cozinha, tabagismo, sobrepeso/obesidade, stress, diabetes mellitus, ingestão de bebidas alcoólicas e medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides, descongestionantes nasais, antidepressivos e anticoncepcionais.

Trata-se de uma doença que pode ser silenciosa (sem sintomas) que quando não tratada poderá levar a doenças cardíacas, renais, oculares e cerebrais. O limite máximo da pressão arterial em repouso é de 13,5 x 8,5. Acima desses valores o indivíduo é considerado hipertenso, segundo Dr. Humberto João Rigon Júnior, Chefe do Departamento de Clínica Médica e Cardiologia do A.C.Camargo Cancer Center.

Sintomas e consequências

Dores de cabeça ou torácicas, visão com pontos brilhantes, dificuldade para respirar e vertigem podem ser alguns dos sintomas de hipertensão. É preciso medir a pressão arterial nesses momentos e, posteriormente, em intervalos regulares para controle. A hipertensão pode provocar angina (dor no peito), infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e lesões renais graves.

Os perigos do sal

A dieta habitual dos brasileiros contém em média mais de 12 gramas de sal por dia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão máxima de 5 gramas por dia para quem não é hipertenso. Já os portadores de hipertensão arterial devem reduzir a ingestão para 2,5 gramas de sal por dia. Isso equivale a uma colher das de café rasa de sal por refeição, evitando também o consumo de alimentos industrializados como embutidos, enlatados, refrigerantes e sucos de caixinha.

Para mais informações, acesse o site www.accamargo.org.br

Acompanhe o A.C.Camargo nas mídias sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: https://twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/116795949778584833222/about
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter
YouTube: http://www.youtube.com/user/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo

Fonte: Dr. Humberto João Rigon Júnior. Chefe do Departamento de Clínica Médica e Cardiologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 33925.

Publicado em 01/10/2015