ABF FW 22: Congresso de Franqueados trata de economia, Pós-Multi-Unit e pessoas

Congresso Franqueados
Sedy Novais (CNA), Conrado Adolpho (Webliv), Tomie Fuzii Sakamoto (Arezzo) e Matheus Fuzaro (Casa do Construtor) no painel: Marketing e Vendas – Do lead ao fechamento, o que encanta mais o seu cliente?

Em palestras e painéis do Congresso dedicado aos franqueados, especialistas abordaram perspectivas do cenário econômico, além de gerenciamento estratégico, marketing, vendas e finanças.

21/06/2022

O Congresso de Franqueados encerrou o segundo dia da ABF Franchising Week 2022. O presidente da ABF, André Friedheim, abriu o evento e em seu discurso valorizou o papel dos franqueados. “O franchising no Brasil está se profissionalizando cada vez mais, e vocês franqueados são os grandes responsáveis por isso. São vocês que desafiam o ‘status quo’, que exigem ação por parte das franqueadoras”, ressaltou.

Alberto Oyama (L’Occitane Au Brésil, Açaí Concept e Estetic360), diretor de Franqueados da entidade, e Glauber Gentil (O Boticário, quem disse, berenice, e Swarovski) Coordenador da Comissão de Franqueados, deram as boas-vindas à plateia que lotou a Sala Cantareira, no Expo Center Norte.

As “Perspectivas do cenário econômico” foram tema da palestra do economista do Banco Santander, Gabriel Couto, que contou com a participação de Sandro Alves (Depyl Action) como moderador.

“Para olhar o copo meio cheio, nós já tivemos crises muito piores”, disse Couto. “A médio e longo prazos, nenhuma crise é eterna, e a gente imagina que o Brasil tenha condição de crescer quatro a cinco por cento ao ano a partir de 2024”, completou.

Rodolfo Gobbi (Grupo Gobbi), Fabio Neves Vaz de Lima (Grupo Tribo), Luís Mercês Junior (Mersan) e Denis Santini (Grupo MD) apresentaram um overview do Pós-Multi-Unit Franchising Conference, maior evento de multifranqueados do mundo, realizado nos Estados Unidos em abril, que contou com a participação do Grupo ABF.

Gobbi destacou quatro pontos considerados fundamentais para as empresas, relacionados à sua cultura organizacional: atrair bons talentos, como selecioná-los, retê-los e desenvolvê-los. E deixou três perguntas para reflexão: Quanto tempo e energia estamos perdendo ou ganhando nesses processos? Estamos usando as ferramentas corretas? Qual a cultura que você tem na sua empresa?

Lima enfocou aspectos operacionais das franquias. Segundo ele, no evento norte-americano a excelência operacional na gestão de pessoas foi outro tema analisado. O executivo do Grupo Tribo lembrou da palestra de John DiJulius, Chief Revolution Officer, e três de suas frases marcantes para Lima: “Perca a venda, mas não perca a reputação”, “Você é a média das cinco pessoas com quem mais você convive. E seus funcionários que não escolheram esse círculo?” e “Pare de criticar a geração que nós criamos”.

No painel seguinte, sob moderação de Alberto Oyama, Adelir Melo (CNA), Fabio Fiorini (Noby Academy) e Fernanda Milred (Espaçolaser) debateram o tema “Operações e Pessoas – Gerenciamento estratégico para um crescimento sustentável”.

Outro tema relevante para os franqueados foi debatido no Congresso: Marketing e Vendas – Do lead ao fechamento, o que encanta mais o seu cliente? O painel reuniu Matheus Fuzaro (Casa do Construtor), Conrado Adolpho (Webliv), Tomie Fuzii Sakamoto (Arezzo), com  moderação de Sedy Novais (CNA).

O último painel do evento de franqueados da ABF Franchising Week abordou as “Finanças – Análise financeira e econômica na prática”. Mauro Nomura (Grupo Nomura) e Maurício Galhardo (F360º) trataram do assunto sob a moderação de Fabiana Borges (Grupo Cedro).

Foto: Keiny Andrade