De 7 a 10 de outubro, uma delegação composta por 18 empresas brasileiras embarcará para Santiago do Chile, onde participarão de uma agenda repleta de workshops, visitas técnicas e rodadas de negócios. Entre as franquias que farão parte desta missão comercial estão Acquazero, Bibi, Buddha Spa, Doutor Hérnia, Emagrecentro, Espaçolaser, Giraffas, Global Franchise, Goakira, Eyebrow Design, Jorge Bischoff, Localiza, My Robot, Panobianco, Pra Comer, Tropicool, Unhas Cariocas e LAS Leonildo Junior Ltda.
Essa missão é organizada pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor de franquias realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo é promover o intercâmbio comercial e fortalecer as relações entre os empreendedores brasileiros e chilenos.
A agenda da missão está repleta de atividades enriquecedoras. No primeiro dia, os participantes receberão uma visita do embaixador do Brasil no Chile, o qual apresentará um panorama geral do mercado chileno por meio de apresentações da Invest Chile e da Câmara de Comércio de Santiago. Também será discutido o ambiente de negócios e as ferramentas de promoção comercial disponíveis. Para proporcionar uma visão prática do setor, estão programadas visitas técnicas a importantes empresas locais, como Doggis e o Centro Comercial Parque Arauco.
Um dos destaques da programação será uma rodada de negócios, que ocorrerá no dia 8 de outubro, nos escritórios da Câmara de Comércio de Santiago. Nesse evento, empresários brasileiros terão a oportunidade de se encontrar com as principais marcas do setor chileno, ampliando suas redes de contato e explorando novas possibilidades de expansão. O dia seguinte será marcado por visitas técnicas a empresas renomadas como a Fini Company e a Tijeritas Peluqueria, permitindo uma imersão na operação das franquias chilenas.
Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil e de Projetos Internacionais da ABF, enfatiza a relevância dessa missão: “esta é uma oportunidade excepcional para as franquias brasileiras se firmarem em um mercado em expansão e dinâmico como o chileno. Com uma agenda cuidadosamente planejada, esperamos que nossos franqueados possam não apenas identificar, mas também aproveitar plenamente as oportunidades que surgirem. Essa experiência enriquecedora não apenas fortalecerá suas operações, mas também abrirá caminhos para colaborações estratégicas e inovações que beneficiarão o setor como um todo”.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a ABF e a ApexBrasil, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Para participar, basta baixar e preencher o termo de adesão disponível no site e enviá-lo para [email protected].
Sobre a ABF
Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. Sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. Com mais de 35 anos de história, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado, sendo também sede da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), líder da Força-Tarefa da World Franchise Council (WFC), integrante da International Franchise Association (IFA) e responsável pela maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.