Início Notícias Espaços temáticos da ABF Expo valorizam experiência e conhecimento dos visitantes

Espaços temáticos da ABF Expo valorizam experiência e conhecimento dos visitantes

Espaços temáticos da ABF Expo valorizam experiência e conhecimento dos visitantes
Arena do Conhecimento: um dos importantes espaços temáticos da feira da ABF, recebeu 3.200 visitantes

Os espaços temáticos foram um grande sucesso, aprofundando a experiência e o conhecimento do público da 28ª ABF Franchising Expo (realizada entre 26 e 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo). Com número recorde de visitantes, superior a 66 mil pessoas, o evento oficial do setor no Brasil confirmou seu título de maior feira de franquias do mundo em visitação. A exposição é uma realização da Associação Brasileira de Franchising, organizada e promovida pela Informa Markets.

Este ano, além da Arena do Conhecimento, do Boulevard de Microfranquias, do Boulevard Social e do Lab ABF by Oasis, a feira contou com um novo espaço: o Exhibitor Business Lounge.

“Toda a ABF Expo, desde a infraestrutura, os espaços temáticos, ao público visitante qualificado, foi bastante elogiada pelos expositores, assim como os visitantes também elogiaram sua qualidade. O evento fez juz ao seu título de maior feira de franquias do mundo, de vitrine do franchising brasileiro, e reafirmou ser o local ideal para atuais e futuros empreendedores buscarem oportunidades e fazer bons negócios”, avalia Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor de portfólio da Informa Markets.

Dedicada ao aprendizado a respeito do universo das franquias, a Arena do Conhecimento ofereceu a 3.200 pessoas 90 horas de palestras gratuitas e muitas oportunidades de networking. Especialistas do franchising trataram de conceitos básicos a respeito do setor, como selecionar uma franquia, a Lei do Franchising (8.955/1994) e aspectos jurídicos, Circular de Oferta de Franquia (COF), perfil de franqueado, dentre outros.

“As palestras que eu participei foram importantes porque me deram dicas sobre investimento no setor. Em uma, aprendi que quando você pensa num negócio tem que ver os prós, contras, além de conversar com atuais e antigos franqueados. Tem que ter paixão para não se tornar rotina”, afirmou Débora Leôncio. Tiago Nedeff aprendeu mais a respeito de temas jurídicos. “A Palestra que eu participei foi bem agregadora, trouxe inserções jurídicas que quando a gente olha a parte comercial não se atenta. Tudo foi exposto de forma bem clara, por isso consegui aprender bastante”, disse. Júlio César, que visitou a feira com dois amigos, buscou novos modelos de investimento. “Eu vim para investir, e alguns modelos de franquia são bastante sólidos, dá segurança para o investimento,” disse.

Microfranquias
O Boulevard de Microfranquias, em seu segundo ano, foi um outro grande sucesso da feira e mostrou que veio para ficar. Exclusivo para as marcas com investimento inicial de até R$ 90 mil e ocupando uma área maior agora em 2019, o Boulevard reuniu 42 redes. No ano passado foram expostas 27 microfranquias no espaço, um crescimento de 55,6%.

A visitante Isabel Chiappin demonstrou interesse pelas microfranquias. Tendo assistido quatro palestras na Arena do Conhecimento, Isabel declarou: “É a primeira vez que estou tendo contato com o mundo das franquias. Quero abrir uma franquia, então foi bem interessante. Gostei muito de aprender sobre microfranquia, que é mais ou menos o que eu estou procurando, e sobre a Lei de Franquias que eu nem sabia que tinha, foi muito interessante,” elogiou.

Lab ABF by Oasis, Boulevard Social e Exhibitor Business Lounge
No Lab ABF by Oasis, diversas retailtechs e startups puderam apresentar suas soluções para o varejo e o mercado de franquias. De acordo com Keller de Paula, diretora de marketing e relacionamento da ABF, “é o segundo ano do espaço de tecnologia na feira, em parceria com o Oasis Lab, e mais uma vez o público pôde ver o quanto o franchising incorpora a inovação e acompanha os avanços tecnológicos”.

O Boulevard Social destacou o trabalho desenvolvido por cinco instituições do terceiro setor com projetos relevantes e ligados ao franchising. O público teve a oportunidade de conhecer as iniciativas do Grupo Incense, com o programa ChamaViva Perfume do Conhecimento – Mentoria Social em Franchising, em parceria com a organização social Obra do Berço; o programa Recomeçar, realizado pelo Gerando Falcões; o Instituto CNA e o Instituto Ronald McDonald. Também participou do espaço, como um dos expositores, a organização social Amigos do Bem, que junto com a ABF realiza desde 2017 a Caravana do Franchising ao Sertão Nordestino.

Por fim, o estreante Exhibitor Business Lounge foi elogiado pelos expositores. O espaço planejado para encontros de negócios, bate-papo e relaxamento dos franqueadores foi muito bem aproveitado. Segundo a Informa, muitos expositores realizaram reuniões e, ressaltando a qualificação e o engajamento do público visitante, já reservaram seus estandes para a próxima ABF Expo. A feira, inclusive, já tem data marcada: será de 3 a 6 de junho de 2020.

Foto: Studio F