Digital, delivery e empatia: redes de franquia agem rápido para minimizar impactos econômicos da Covid-19

Redes

A ABF – Associação Brasileira de Franchising reúne exemplos de resiliência das redes do setor que tem mais de 170 mil unidades em todo o País

A situação sem precedentes da pandemia de Covid-19 trouxe impactos amplos e difusos nos agentes econômicos, mas o franchising se moveu rápido para manter os negócios ativos e, em alguns casos, auxiliar porções da sociedade. Neste contexto desafiador, os milhares de empreendedores do setor têm uma fortaleza: a atuação em rede, que possibilita a troca de experiências, compartilhamento de recursos, desenho de estratégias conjuntas e, em alguns casos, acesso a condições mais atraentes de crédito.

Para entender este momento, a Associação Brasileira de Franchising – ABF, representante oficial do setor, reuniu diversas iniciativas de suas redes associadas. Além da agilidade e resiliência, o traço comum foi buscar uma forma de manter o negócio operando, mesmo que de forma parcial, à distância e respeitando as restrições sanitárias. Algumas marcas foram mais longe e lançaram benefícios para consumidores, serviços online e ações solidárias. Aplicativos, digitalização de processos, nacionalização de fornecedores e home office também se fortaleceram. De seu lado, a ABF tem atuado junto a entes públicos e privados no sentido de negociar aluguéis, postergações de títulos, diferimento de impostos e linhas de crédito em condições especiais. A entidade pleiteia ainda a desoneração da folha de pagamento e outras medidas emergenciais no campo trabalhista junto ao Governo Federal.

Confira abaixo as iniciativas de redes de franquia no Brasil para atravessar este momento:

5àsec – A rede já oferece aos clientes a comodidade de solicitar o serviço de lavanderia por meio do e-commerce ou aplicativo para tablets e smartphones. Para contribuir com o momento e reduzir os impactos, a rede liberou o delivery de forma gratuita em todo o País. Assim, os clientes não precisam se deslocar até as unidades para lavarem suas roupas. Neste sentido, é importante explicar que os serviços de limpeza de peças realizados em lavanderias promovem o bem-estar dos clientes, já que alguns dos processos de limpeza, como o de limpeza a seco e o Wet Cleaning, são eficientes contra a proliferação de bactérias, fungos e VÍRUS. Ou seja, após passar por todo o processo a roupa sai esterilizada. Adicionalmente, as lojas contam com o serviço de Bactericida, Fungicida e Desodorizante, que representa um cuidado a mais, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

Água Doce Sabores do Brasil – Irá utilizar o delivery como principal ferramenta para levar uma refeição de qualidade aos clientes que não podem sair de casa. As unidades da rede irão ampliar o delivery para novos horários, inclusive na hora do almoço, já que alguns restaurantes funcionavam apenas no período do jantar. Para o serviço de delivery, os restaurantes terão campanhas de conscientização da necessidade dos entregadores higienizarem as mãos constantemente entre uma entrega e outra, e no retorno ao estabelecimento. A marca tem 80 pontos de operação, sendo que grande parte está localizada no interior dos estados. Nos restaurantes da marca, além do processo de limpeza e higienização ser redobrado e reforçado ainda mais, a quantidade de mesas foi reduzida para que sejam dispostas no salão respeitando uma distância segura. Algumas unidades terão o horário de atendimento reduzido e todos os espaços kids, destinados para as crianças brincarem no local, foram fechados.

Amor aos Pedaços – As lojas que tinham decidido fechar, estão reabrindo os seus negócios, pelo menos, com a opção delivery. As redes estão sendo incentivadas a fazerem parcerias com deliveries locais e restaurantes da região, com o objetivo que eles ofereçam as sobremesas da rede do Amor aos Pedaços. Os bancos de dados do WhatsApp, das unidades, estão sendo eficazes para a divulgação de promoções e também como um canal de venda online. Também fizeram parceria com influenciadores incentivando o uso do delivery. Além disso, foi criado um número central de atendimento especialmente para falar sobre os pedidos.

Anacapri – Conteúdo sobre autocuidado em casa e fortalecimento do canal online (sac e vendas).

Anjos Colchões – Reforçou os cuidados com a higiene em todas as lojas, além de fixar materiais de divulgação com artes que explicam como lavar as mãos corretamente e o uso do álcool em gel. Mas vale lembrar que, com as determinações mais recentes que recomendam o fechamento das lojas, o plano inicial já mudou. Como a Anjos está presente em cidades menores, do interior, alguns lojistas estão negociando um tempo menor de funcionamento, mas ainda assim, a abertura diária da unidade.

Arezzo – Movimento #VamosJuntas, elaborou conteúdo sobre diversos temas nas redes sociais (live com participações de especialistas) e uma série de conteúdos para estar conectada e próxima das clientes.

Arranjos Express – Franquia especializada em serviços de costura, está negociando descontos para seus franqueados com as administradoras dos shoppings onde a maioria das unidades da marca atuam. A iniciativa inclui também mediação com os fornecedores da rede, além de oferecer apoio para todos os lojistas na hora da negociação.

Bendito – Implantou sistema de delivery próprio e via iFood. Estuda a antecipação de férias dos colaboradores e está negociando com os shoppings a alteração do valor do aluguel, propondo um percentual sobre o faturamento da unidade instalada.

Bob’s – Diante do fechamento de algumas lojas para evitar aglomeração de pessoas, o Bob’s intensificou suas ações com foco em delivery, garantindo que sua cadeia continue operando de maneira segura, mesmo diante de um cenário tão desafiador. O Bob’s continua acompanhando de perto a evolução do assunto com as autoridades e órgãos competentes e segue em constante comunicação com a sua rede.

Casa da Empada – Para que ninguém sinta falta dos clássicos quitutes da Casa da Empada, a rede está incentivando os pedidos pelo Ifood e a retirada no balcão (take-away), entrando em contato por telefone antes de passar na loja para os consumidores que necessitam sair para comprar comida. Os clientes encontrarão benefícios tanto na compra de empadas quanto na compra de refeições.

CEBRAC – A rede educacional disponibilizou o conteúdo dos seus 14 cursos de capacitação online e já realizou circuitos de orientações com todos os franqueados. A procura por cursos de saúde dobrou nesta semana – Atendente de Farmácia e Cuidador- e outro curso que teve uma alta demanda foi o de Logística. Trata-se de três carreira que estão demandando ainda mais por conta do cenário de pandemia que estamos atravessando. Os professores da rede do CEBRAC também foram treinados para esse atendimento remoto em todo o Brasil.

Ceofood – O aplicativo de delivery Ceofood, que opera no modelo de franquia e  não cobra nenhuma taxa em cima dos pedidos feitos por seus usuários, irá disponibilizar sua plataforma para que lojistas de todo o país se cadastrem para oferecerem seus produtos e serviços isentos de qualquer mensalidade até o fim da pandemia do novo coronavírus. A ação tem como objetivo ajudar as pessoas a terem acesso aos produtos e serviços que necessitam, sem que tenham que sair de casa e também contribuir para minimizar o impacto negativo no faturamento dos lojistas durante esse período. Os interessados devem se cadastrar no site do aplicativo e aguardarem o contato de um franqueado da rede. Regiões em que não são atendidas pelo Ceofood passarão por avaliação da demanda de serviço. Após o período de pandemia, lojistas que desejarem continuar cadastrados, pagarão um valor mensal fixo de R$99, para lanchonetes, food-trucks e pequenos estabelecimentos, e de R$149 para restaurantes.

Chilli Beans – Por conta do fechamento das suas lojas físicas, fortaleceram os contatos com cliente via redes sociais e SAC. Desta forma, continuam priorizando e valorizando a qualidade do atendimento ao cliente.

Cultura Inglesa – Suspendeu as aulas e atividades presenciais em suas unidades no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A decisão busca preservar a saúde dos alunos, professores e dos colaboradores da Cultura Inglesa, além de todos os familiares. Os alunos adultos já estão sendo comunicados sobre a adoção de aulas online a partir do dia 23 de março. Com o período de férias antecipado para o público infantil e adolescente, a Cultura Inglesa está desenvolvendo conteúdos especiais para esses alunos, que estão sendo distribuídos em seus perfis nas redes sociais no Facebook (@Culturainglesanet) e Instagram (@culturainglesaoficial).

Criamigos – Rede de pelúcias personalizáveis com 19 unidades em todo o País, está com frete grátis para compras acima de R$ 180 reais para a maioria das unidades, numa ação chamada “Amigo Delivery”. Além disso, estão utilizando as redes sociais para dar dicas de brincadeiras e filmes para assistir com as pelúcias, estão estimulando ações de prevenção, e pedindo às embaixadoras da marca e influencers parcerias para mandar dicas para os clientes.

Doctor Feet – A rede está negociando uma flexibilização dos aluguéis para os franqueados.

Doctor Frio – A Doctor Frio, rede de franquias especializada em climatização de ar e manutenção, já mudou todo seu sistema operante, ele passou a ser inteiramente digital. Todos aqueles que queiram contratar os seus serviços, poderão entrar em contato com eles através das redes sociais, ou até mesmo, pelo aplicativo da Doctor Frio.

Emagrecentro – Devido a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a propagação do COVID-19, o negócio que atua no setor de serviços e conta com a presença de clientes, buscou seguir as recomendações do Ministério para evitar a aglomeração de pessoas. Disponibilizando máscaras e álcool em gel para os pacientes e regras mais rígidas para esterilização dos equipamentos e materiais. A rede ainda disponibilizou um novo pacote do método 4F para que os pacientes possam fazer o tratamento de emagrecimento em casa com coach online. Essa é a forma para contornar a crise devido ao Coronavírus.

Espetto Carioca – O Espetto Carioca também está sofrendo um bocado com o fechamento das lojas por determinação do governador. As unidades que não ofereciam ainda o delivery correram para se adequar e oferecer e a rede, como um todo, tem estimulado o consumo take away.

Fast Açaí – Reforço no delivery e muitas lojas têm liberado WhatsApp para pedidos dos clientes.

Ginástica do Cérebro – rede de cursos de neuroaprendizagem com 23 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros, passou a realizar aulas online, mantendo as atividades de forma remota para não ocasionar perda de aprendizado aos alunos, já que a maior parte dos alunos é idosa e integra o grupo de risco. Além disso, a CEO da marca, a psicopedagoga e especialista em neuropedagogia Nadia Benitez, está promovendo diversas palestras online gratuitas focadas em orientar o público sobre como manter a mente ativa nesse momento de isolamento e as famílias para manterem o ritmo de atividades e estudos dos filhos.

Grand Cru – Live de degustação com Sommelier, além da divulgação de vários pequenos vídeos com assuntos relacionados ao vinho: abrir garrafa, taças etc.; Delivery em todas as lojas com entregas grátis, no mesmo dia ou no seguinte e Ações de descontos.

Grandvision by Fototica – Com todos as suas lojas físicas fechadas, a Grand Vision by FotÓtica fortaleceu seus canais de SAC e agora está produzindo conteúdos para as suas redes sociais com dicas diversas, porém sobre o segmento que atua.

Grupo Halipar – No Griletto o prato de iscas de frango, que acompanha arroz, feijão e purê, é vendido por R$ 4,99. Promoção é válida nos dias 20 e 23 de março, das 14h às 18h e das 21h às 23h59. No Montana Grill são duas opções em promoção: Executivo de Calabresa (acompanha arroz branco, feijão, fritas Montana e farofa) e Frango Grelhado com Fettuccine ao molho pomodoro. Ambos vendidos por R$ 4,99. Promoções válidas nos dias 20 e 23 de março, sexta e segunda-feira, das 14h às 18h e das 21h às 23h59. Na Jin Jin também são duas opções: Yakisoba de legumes vendido por R$ 0,99 e Frango Xadrez por R$ 4,99. A promoção do Frango Xadrez está disponível dia 20 e também dia 23. E a promoção do Yakisoba nos dias 27, 30 e 31 de março. O horário de ambas é das 14h às 18h e das 21h às 23h59. Na Croasonho, o Croa Chocolate ao Leite (tamanho P) será vendido por R$ 0,99. Promoção válida nos dias 27, 30 e 31 de março, das 14h às 18h e das 21h às 23h59.

GRUPO KALAES – Em nome das redes Maislaser, Odonto Special e Instituto Ana Hickmann, anuncia que postergará a arrecadação dos royalties base dos meses de março e abril de 2020. Além disso, o Grupo manterá um departamento jurídico para dúvidas trabalhistas e tributarias, e uma equipe financeira para questões orçamentárias, à disposição dos franqueados (ambos atendidos pelo sistema home office). Essas medidas têm o objetivo de apoiar os franqueados nesse momento de atenção e, ao mesmo tempo, encorajá-los para enfrentarmos e superamos juntos essa fase, que certamente irá passar.

Havanna – Em meio ao momento delicado que o Brasil enfrenta na luta contra o COVID-19, a Havanna, rede argentina de cafeterias, adotou algumas medidas para priorizar a segurança e a saúde de seus clientes. Desde o início desta semana, a rede passou a realizar vendas através do serviço de delivery como forma de evitar que os consumidores saiam de casa para ter acesso aos produtos da marca, principalmente no período de Páscoa. A medida é recomendação da Organização Mundial da Saúde e a maioria das lojas, espalhadas por todo o Brasil, já aderiu ao movimento e oferece essa opção para evitar a proliferação do vírus.

Happy Code – Com o objetivo de não comprometer o aprendizado das crianças no período de quarentena, a Happy Code – maior rede de escolas de programação, maker e robótica para crianças e adolescentes, está aplicando as aulas de forma remota. Além dos cursos regulares, a rede também disponibiliza, por meio de suas unidades, alternativas de cursos rápidos e on-line: Minecraft, Youtuber, Desenvolvimento de games e aplicativos são algumas das opções disponíveis. Para estimular o aprendizado e divertir todas as crianças durante esse período, a Happy Code também criou o Despluga Aí. A plataforma, que é gratuita, conta com atividades desplugadas que envolvem lógica de programação e estimulam o raciocínio lógico dos pequenos, além de habilidades manuais.

Hering – Doaram uniformes para hospitais e estão com a campanha #juntossomosmaisfortes.

Hope – Para superar o momento delicado enfrentado pelo País e o mundo com a pandemia do novo coronavírus, com a ação intitulada “Movidos pela Esperança”, o Grupo Hope se propõe a distribuir à sociedade mais carinho e esperança através de diversas ações. Uma delas foi tornar as máscaras um item essencial em sua linha de produção, assim como são as peças de lingerie. Confira detalhes da iniciativa clicando aqui.

Hostnet – A primeira medida implantada pela Hostnet em relação à epidemia de Covid-19 foi o cancelamento da vinda de novos franqueados de todo o Brasil para treinamento presencial no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada em conjunto: franqueadora e franqueados. A empresa está em meio a um do treinamento de três dias, só que agora em formato de Live – essa medida garante que o conteúdo seja repassado aos empreendedores sem perdas, sem atraso no desenvolvimento da unidade de franquia ou até mesmo no seu lançamento. Incluindo atendimento online, processos de contratação, marketing digital entre outras modalidades e ferramentas que ajudam no trabalho remoto. Após o perigo do contágio, quando a pandemia acabar, o mundo nunca mais será o mesmo; seremos cada vez mais digitais!

Icemellow – Sorvetes e Sobremesas – Lançamento de boletins diários com orientações a respeito de opções de crédito, sugestões RH, proposta de negociação com shoppings, treinamentos etc. Também foram feitas novas iniciativas visando a recuperação de resultados para a retomada, como condições especiais por um ano para a venda por delivery, concessão do direito de distribuição de sorvetes para canais de food service, opção de modelo para atendimento de festas e eventos, entre outros.

iGUi e TRATABEM – A iGUi, maior fabricante do mundo de piscinas em PRFV – poliéster reforçado com fibra de vidro e a TRATABEM – rede especializada em tratamento, assistência e manutenção de todos os tipos de piscinas – adotaram na franqueadora o trabalho home-office. Além disso, as redes buscaram fortalecer o departamento de vendas por telefone, e sentiram um aumento significativo no pedido de produtos químicos para tratamento de piscinas. “As nossas vendas de produtos químicos aumentaram. Os nossos franqueados especializados em assistência e manutenção de piscinas, redobraram os cuidados e estão ajudando os clientes com os serviços e orientações. O nosso lema é que os nossos clientes aproveitem esse momento de reclusão para curtirem a família dentro de casa e com a piscina saudável”, explica Lilian Marques, diretora da TRATABEM. Além disso, o CEO da iGUi, Filipe Sisson, anunciou que enviará cestas básicas aos colaboradores da construção civil, principalmente dos Estados que estão com as fronteiras fechadas, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

inFlux – Para garantir o aprendizado dos alunos, mesmo com o isolamento social durante a quarentena da pandemia do Covid -19, a rede de escolas de idiomas que garante o domínio do inglês em apenas dois anos e meio, a inFlux English School, incrementou atividades extras em sua plataforma Portal do Aluno. As ferramentas digitais pedagógicas como o inFlux Mobile Trainer, inFlux Lexical Notebook, Climber Fluxie Educational, inFlux Seven e inFlux Siete, ganharam um aumento de atividades, com games, competições entre alunos, vídeos e atividades extras que garantem o aprendizado dos alunos durante esse período. Além disso, uma ampla equipe de professores está à disposição, em tempo real, para tirar dúvidas e ajudar com os exercícios propostos para o aprendizado do idioma. Toda essa tecnologia aplicada à inteligência artificial garante uma eficiência e experiência rica aos alunos da escola. Importante lembrar também, que o semestre letivo será integralmente cumprido de forma presencial após o período de isolamento.  A inFlux English School,  entrou na corrida e investiu no último ano em alta tecnologia para promover um aprendizado de alto impacto. Com mais de 150 unidades em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, a franqueadora paranaense  desenvolveu novas plataformas tecnológicas, que garantem, principalmente nesse período, a continuidade do aprendizado.

Instituto Gourmet – maior rede de franquia de ensino gastronômico do país, adotou algumas medidas para seguir a orientação da OMS. Na franqueadora, a maior parte do serviço está sendo feito via home office e nas unidades, a orientação é de que os colaboradores trabalhem em formato de rodízio fora do horário de pico, evitando assim, aglomerações no transporte público. Já em relação aos alunos, a orientação da franqueadora é que cada unidade comece a preparar pequenas pílulas diárias para suprir a falta de aula presencial. A ideia é continuar passando informações e demandas para os alunos. A rede, que hoje pertence a Holding SMZTO, já está estudando a possibilidade de criar aulas EAD. Gláucio aconselha que durante esse período os franqueados analisem melhor a demanda de cada unidade e tentar negociar aluguéis, compra e venda de materiais e a possibilidade de férias coletivas.

Jan-Pro e a Limpeza com Zelo – Dobraram o faturamento nesses últimos dias. A demanda está tão em alta que eles estenderem o prazo de atendimento (12h) e prestação de serviço (24h). Mas, embora a maré ‘parece’ boa, a venda de franquias despencou.

Kopenhagen – Lançou uma campanha especial #AdoceAVidaDeAlguém, que recompensa doadores de sangue com ovos de Páscoa, elaborou descontos exclusivos e delivery rápido na quarentena e fez investimento no e-commerce.

Maple Bear – existe uma forte ligação entre escola e aluno, e para que isso permaneça a rede vai continuar fornecendo instrumentos para que as crianças continuem aprendendo e se desenvolvendo. Para isso, a rede criou a Maple Bear Digital Learning Community, que é uma comunidade colaborativa online que tem como objetivo reunir recursos de apoio e orientações para que as escolas possam oferecer suporte educacional aos alunos de todas as séries escolares ao longo do período de suspensão de aulas presenciais. Na ferramenta estarão disponíveis materiais para alunos e professores utilizarem a distância, além de recursos especiais adequados à faixa etária.

MERCADÃO DOS ÓCULOS – O Mercadão dos Óculos entende que o Brasil passa por um momento de atenção, que exige a cooperação e compreensão de todos. Por isso, a partir de hoje irá adotar uma série de medidas para apoiar todas as lojas da rede. São elas: a prorrogação e o parcelamento em três vezes do pagamento dos royalties de março; o comissionamento de 12% para os franqueados (independentemente do regime escolhido) de todas as vendas realizadas através do e-commerce nos meses de março, abril e maio de 2020; o encaminhamento de termo jurídico para renegociação, por parte do franqueado, com o locador/proprietário do imóvel; o contato com laboratórios nacionais para a possibilidade de melhoria nos parcelamentos de futuros vencimentos; e outras diretrizes contendo orientações locais, de prevenção ao novo coronavírus, anúncios do governo e sugestões de ações comerciais.

Minds English School – A Minds Idiomas vai paralisar, a partir de sábado (21), todas as 70 unidades, entretanto desde a semana passada já disponibiliza o conteúdo 100% online na sua plataforma EAD do curso de inglês. A plataforma da Minds não é apenas de exercícios, os professores já estão 100% online e disponíveis para sanar dúvidas pelas plataformas do Google, Skype e até whatsapp. Além disso, o gráfico usado na plataforma de EAD não perde em nada para os games. São exercícios, todo o conteúdo programático, games e os techares disponíveis neste período de quarentena.

Mil e uma Sapatilhas – Criada em 2015, a Mil e Uma Sapatilhas nasceu como objetivo de atender a classe emergente com produtos de preço único. Com foco no público feminino, a rede também possui produtos para as crianças com calçados que partem de numeração 23. Cada par de calçado está à venda por R$ 60. A marca possui mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil e uma localizada na Colômbia. Devido a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a propagação do COVID-19, o negócio que necessita da circulação das pessoas em grandes centros para comercializar os calçados, encontrou na plataforma de comunicação, whatsapp, uma forma de vender online. Serão enviadas fotos dos produtos e as entregas serão realizadas na casa do cliente, uma medida para evitar aglomerações e proporcionar ao cliente uma alternativa segura.

Morana – Fortalecimento do canal online (SAC e vendas), elaborou conteúdos voltados para o motivacional (ex: playlist no Spotify) e a campanha #MaisAmorNosAproxima.

Mundo Verde – Com o objetivo de amenizar os impactos econômicos devido à pandemia do coronavírus COVID-19, o Mundo Verde está avaliando diariamente, em seu Comitê de Crise, formas de suportar os franqueados da rede. Em um primeiro momento, as ações estão voltadas para a isenção de cobrança do fundo de marketing até abril e para a extensão do prazo de pagamento dos royalties mediante sell-out nas lojas em operação. Em paralelo, muitas lojas estão estabelecendo parceria com empresas de delivery para manter o fornecimento parcial dos consumidores neste período em que o fortalecimento da imunidade das pessoas é ainda mais importante. Além disso, a franqueadora conta com o canal de atendimento gratuito Olá Nutri, dedicado a sanar dúvidas de saúde e bem-estar. O canal está atendendo de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, pelo e-mail [email protected]

MTCred – As empresas que fornecem esse serviço, normalmente, o preferem realizar pessoalmente, mas em tempos como esse, empresas como a MTCred, rede de franquias especializada em crédito consignado, mudou totalmente sua abordagem. Tendo em vista que seu principal público consiste em aposentados e pensionistas idosos, os serviços da empresa passaram a serem digitais, em boa parte da companhia. “Tendo em mente as unidades franqueadas que não possam mudar a sua abordagem, será encaminhado cartazes com orientações de prevenção e combate a pandemia e disponibilizando álcool em gel para funcionários e clientes” afirmou Raniery Queiroz, fundador da empresa.

Mr. Kids – foi uma das primeiras franquias a sentir a crise do coronavírus, pois teve problema com a compra de produto. Com brinquedos importados da China e a parada das fábricas por lá, o jeito foi recorrer a indústria nacional para dar conta da demanda das vending machines.

N1 Chiken – O N1 Chicken, rede de franquias focada em delivery de frango frito, já prevê um crescimento de 45% nas vendas até o final do mês de março. “Desde a primeira semana que foi aconselhado a quarentena, nossas vendas cresceram consideravelmente”, comenta Luiz Henrique Castro, gerente de expansão da marca. Além disso, a rede criou uma cartilha de recomendação para instruir os franqueados a disponibilizarem álcool 70% a toda equipe da unidade, higienizar as máquinas de cartão depois de cada uso e reforçando o uso de máscaras e luvas, algo já de costume. “Criamos também posts de conscientizar aos nossos clientes, informando que, após o contato com nossos motoboys e antes de consumir o pedido, lavar as mãos com água e sabão”, finaliza.

OAKBERRY: a rede de alimentação saudável focada em açaí teve um crescimento no faturamento de 110% com o delivery neste momento. Antes da crise, o canal respondia por mais de 11% das vendas. Das 220 unidades, 140 estão fechadas, e apenas um terço estão operando com entregas. Os produtos mais pedidos no delivery são bowls e o smothie de açaí.

O Boticário – Comunicação com Clientes dando dicas de cuidados com o corpo e cabelos (vídeo), dicas de make (vídeo), delivery de produtos com frete grátis e a doação de 216 toneladas de álcool em gel, líquido e sabonetes.

Onodera – Redes Sociais com foco na geração de conteúdo por meio de lives, vídeos, entre outros materiais com dicas de alimentação, cuidados com o rosto, corpo e até cultura em geral. Já o site, a página de vendas, está exclusiva e reforçada com promoções.

Óticas Diniz – Com todos as suas lojas físicas fechadas, as Óticas Diniz investiram em conteúdos para as suas redes sociais com dicas diversas. Por exemplo: Sugestão de livros para ler na quarentena.

Park Idiomas – já passou a oferecer todas as aulas por aplicativos online, seja whatsapp ou outros de chats. Com uma metodologia própria, os alunos não sofrerão tanto o impacto.

Piticas – As unidades são administradas inteiramente pelos franqueados e a Piticas, como franqueadora, está permitindo que cada um adote medidas de acordo com os decretos de cada região. Uma das medidas que se estende a todas as partes do Brasil é a de Delivery de Produtos Piticas. Ou seja, o consumidor pode ligar para a loja ou entrar em contato por e-mail e whatsapp, fazer sua escolha e receberá em casa. O pagamento poderá ser no momento da entrega também. Lembrando que, os franqueados podem tomar suas decisões sobre como manter as vendas de acordo com o que for estabelecido pelo governo de cada região, por esse motivo, nem todas as unidades adotarão os mesmos artifícios. Por enquanto, somente o exemplo acima é comum para todas as unidades.

Pizza Prime – Intensificou o cuidado com a higiene, sobretudo no que compete o sistema de delivery, o carro chefe da rede. No momento da entrega da pizza, na casa dos clientes, o entregador deverá retirar a caixa da bag e pegar apenas em um lado da caixa e se o cliente optar por não se aproximar, deverá deixar no chão, mantendo a distância mínima de 1,5m.

PORTO DO SABOR – A rede de alimentação saudável PORTO DO SABOR intensificou em suas 13 unidades abertas no Rio, presentes em centros comerciais e rua, os serviços de delivery ou take away, pelo qual o cliente pode passar em qualquer unidade, fazer o pedido e levar para casa! Pelo sistema de entrega – próprio ou através da plataforma iFood –, o consumidor, além de poder pedir todos os produtos do cardápio, conta ainda com uma promoção especial. Na compra de uma refeição – que contempla crepe, omelete, tapioca, crepioca, quiche, empadão OU torta integral + um suco -, ganha uma salada pequena, com até 4 ingredientes (exceto pastas e frios), para complementar o prato.  O combo mais em conta é o de tapioca com suco, que sai a R$ 17,50 (sem taxa de entrega). Carro-chefe da marca, a torta de frango integral com suco sai a R$ 22,90 (sem taxa de entrega). O Porto do Sabor também vem orientando seus consumidores a tomar os cuidados necessários de higienização para receber a entrega a fim.

Primicia – Já a Primicia, rede de franquias de acessórios de viagens, passou a fazer vendas online pelo Instagram de cada loja.

quem disse, berenice? – investiu no seu e-commerce e passou a produzir conteúdo para suas redes sociais com os objetivos de dar dicas de cuidados com a saúde em geral, dicas de maquiagem, etc. Por exemplo: o autocuidado. Além disso, também estão investindo em lives no Instagram. Neles a marca exemplifica as dicas dadas no perfil.

RE/MAX Brasil -RE/MAX Brasil – O conhecimento e todo o know-how da RE/MAX Brasil estão sendo compartilhado não apenas com corretores e franqueados da rede, hoje com 392 unidades, mas também com os profissionais que já atuam no mercado imobiliário ou para quem deseja ingressar no setor. Por meio de webinários “ao vivo” todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 15h, cursos que tratam de temas sobre captação e venda de imóveis home office, por exemplo, são transmitidos via Netshow.me, Facebook e Youtube, nas mídias oficiais da empresa. Peixoto Accyoli, CEO e presidente da RE/MAX Brasil, também está diariamente online, das 9h às 10h, para falar com toda a rede, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões esta fase do Covid-19, foi criado um Comitê de Crise formado por franqueados e master franqueados regionais de todo o País, com reuniões online e diárias para discutir as formas criativas de manter as atividades e não perder o foco nos resultados. Outras medidas necessárias foram o adiamento de todos os cursos e eventos presenciais (março e maio); e suspensão das viagens nacionais e internacionais. As reuniões previamente agendadas estão sendo reprogramadas por conference call.

Reserva – Transformou todos os seus funcionários, inclusive os do administrativo e do centro de distribuição, em vendedores, dando também a eles cupons de desconto para repassarem a quem quiserem.

Sigbol – A Sigbol é uma franquia que oferece cursos especializados em moda. A rede concentra 30 unidades no estado de São Paulo e em Goiânia, Goiás. A franquia foi a primeira a oferecer esse tipo de curso no país, com início em 1984. A estreia no franchising ocorreu em 2011. Nos 50 anos de atuação, a Sigbol já formou mais de 130 mil alunos. Os cursos variam de aprendizados básicos em corte e costura a cursos de criação e design, como moda pet, moda praia, e desenho técnico. Devido a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a propagação do COVID-19, as aulas da Sigbol foram suspensas. Para auxiliar os alunos neste momento, os professores estarão disponíveis para tirar dúvidas dos alunos online. A rede também produzirá conteúdos das aulas de moda em vídeo para os alunos e para compartilhamento nas redes sociais

Sóbrancelhas – Está acompanhando diretamente com cada franqueado e região onde tem unidade as ações para realizar. Está focando bastante em ações de marketing institucionais que frisam que protocolos de biossegurança fazem parte da essência da marca desde a criação. “Nos preocupamos com a saúde e bem-estar de todos os clientes e colaboradoras da rede. Não é devido a pandemia. A prevenção contra a disseminação do vírus COVID-19 e de outras doenças está ativa em todas as unidades desde o início da marca no mercado”, completa Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas. Além também de ações consistem em ensinar os clientes os cuidados que são essenciais em ter, além de dicas de transformar a quarentena em momentos de aprendizados etc. E por fim, será liberada a venda dos produtos exclusivos da marca de forma online. Franqueados poderão realizar vendas nas redes sociais etc.

Sodiê – a Sodiê Doces intensificou o sistema de entrega domiciliar. O pedido pode ser feito via aplicativo de entrega de comida ou no telefone direto na loja mais próxima da residência. Abaixo aspas de nossa fundadora, Cleusa Maria da Silva: “Intensificando o delivery e reforçando medidas de boas práticas, espero que possamos contribuir e tentar adoçar a vida das pessoas em um momento tão difícil”, afirma Cleusa. Muita saúde para vc, força e fé para passarmos por tudo isso!

Sorridents – Com as clínicas a rede fez, na semana passada, o monitoramento de rotina e ontem soltou um comunicado com as novas recomendações, considerando a crise de saúde relacionado ao coronavírus. Um ponto importante é que no caso do ramo odontológico, os dentistas já atuam diariamente equipados para prevenção e evitar a proliferação de bactérias. Diferente dos médicos, os dentistas já utilizam luvas e máscaras em todos os atendimentos. Diante do atual cenário, a Sorridents está utilizando termômetros para medir febre e identificar se há sintomas em colaboradores e pacientes. Em caso de suspeita, é recomendado que a pessoa procure imediatamente os médicos. A higienização das clínicas está sendo feita de meia em meia hora. Segundo Camila Mosso, diretora de operações da rede, os pacientes não podem ter medo de ir ao dentista. “Estamos alinhados com todas as normas de biossegurança. Esse cuidado com segurança já foi muito bem estruturado no passado, conforme as exigências do setor odontológico. As pessoas não precisam ter medo das consultas”, pondera a diretora. A rede está monitorando remotamente os franqueados para garantir que todos estejam seguindo as recomendações da franqueadora.

Subway – carta do CEO do Subway, John Chidsey, enviada a todos os franqueados e consumidores nesta semana e também divulgada nos canais proprietários da marca. A Subway tem tratado a pandemia com seriedade e mesmo que as diretrizes da companhia para os franqueados já estejam de acordo com as melhores práticas da indústria , a marca intensificou as medidas preventivas de saúde e segurança, incluindo a limpeza de hora em hora dos restaurantes e a higienização de áreas de contato como maçanetas de portas, máquinas de cartão, assentos, toaletes e estações de preparo dos sanduíches. Além disso, a Subway suspendeu temporariamente o uso das cestas e bandejas e alterou a política de refil de bebidas, oferecendo novos copos a cada recarga, sempre que aplicável. Cabe reforçar que especialistas em saúde pública dizem que é seguro comer fora – seja na Subway ou em qualquer outro restaurante – desde que sejam tomadas as devidas precauções, como lavar as mãos com frequência e manter distância de quem está tossindo ou espirrando. Além disso, achamos importante lembrar que não há evidências de que a doença seja transmitida por alimentos e que, para os consumidores que optarem por ficar em casa, opções de entrega como o Uber Eats podem ser bastante úteis.

SUPERA – A Franquia SUPERA, enquanto empresa comprometida com a saúde e bem-estar da população em geral, lança uma ação solidária ao cenário atual e libera 30 dias de acesso grátis ao SUPERA Online, plataforma de jogos virtuais para pessoas de todas as idades. Com essa ação, a franquia SUPERA se faz mais conhecida, mantém alinhada com o mercado, fortalece seu branding e, de fato, contribui positivamente para a sociedade diante do cenário de cuidados em relação à pandemia do Covid-19 (Coronavírus), que tem o isolamento social como medida preventiva.

SPOLETO – Maior rede de culinária italiana do país, o SPOLETO já contava com mais de 60% da rede operando através do sistema de delivery. A primeira ação tomada no início da crise do coronavírus foi a contratação do renomado médico infectologista e consultor em saúde Edimilson Migowski, que visitou os restaurantes e fábrica, reforçando as práticas de higiene, limpeza e cuidados pessoais que já existiam na rede.  “Nosso primeiro foco foi assegurar que nossos funcionários e clientes estejam protegidos”, ressalta o CEO do Grupo Trigo Antonio Leite.  Com a atual situação imposta pela “crise mundial do Covid-19”, a rede já começou um processo muito ágil de implementação do sistema de entrega em 100% de suas unidades espalhadas por todo o país. Até a próxima semana, os 349 restaurantes da rede Spoleto estarão operando nas plataformas de entrega Ubereats, Ifood e Rappi.  A estratégia exige uma reciclagem de treinamento das equipes, bem como remanejamento de posições dentro do restaurante, com atendentes dedicados ao delivery. Contudo, estima poder atender a população de maneira célere e com qualidade. “Como mais de 30% dos gastos com alimentação ocorrem fora do lar, temos um compromisso social de evitar a corrida aos supermercados, trabalhando em um ambiente controlado com poucos funcionários nas cozinhas”, completa o executivo. “Além disso, estamos nos unindo com diversas entidades de classe, para que nosso setor, que emprega mais de 6 milhões de pessoas, possa ter fôlego para manter os restaurantes e indivíduos empregados”, conclui.

Target Mais – Marcus Calixto, CEO da Target Mais, decidiu em conjunto com toda a sua equipe que era momento de bom senso e organizou uma verdadeira revolução anunciando que seu time passaria a trabalhar em regime Home Office. Para isso possibilitou em poucas horas, toda estrutura necessária de comunicação para que a agência não parasse. Na terça feira cedo, foram feitos alguns ajustes com a TI e por volta da hora do almoço todos os computadores, telefones, plataformas estavam sendo utilizados, trabalhando como se fosse na agência.  Isso prova que a união faz a força. Em tempos digitais a oitava maior agência de marketing digital no Brasil provou que é mesmo digital!

Terra Madre – Combater a pandemia do novo coronavírus é a prioridade em todo o país neste momento. Ciente da necessidade do isolamento social e incentivando seus clientes a cumprirem as determinações das autoridades, a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, 1ª rede de franquias especializada em produtos orgânicos 100% certificados, intensifica o serviço de delivery em suas lojas. De acordo com Leila Oda, sócia-fundadora da rede, será possível solicitar a entrega de produtos como óleos essenciais, chás, hambúrgueres e petiscos veganos, suplementos alimentares, bebidas, itens de higiene pessoal e cosméticos, além de uma enorme variedade de produtos a granel, como castanhas e frutas secas, bem como itens da feirinha de orgânicos, como frutas, verduras e legumes. “Prezamos pela saúde, bem-estar e pelo conforto dos nossos clientes. Por isso, o delivery é imprescindível neste momento. Viabilizamos que nossos clientes façam suas compras pelo telefone ou via whatsapp e escolham os produtos que desejam receber entre os mais de 6 mil itens encontrados nas lojas”, explica a empreendedora. Os pedidos podem ser realizados diretamente nas unidades da marca presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Times Idiomas – A Times, rede de franquias de idiomas, em função da pandemia do novo Coranavírus (Covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde e das recentes medidas tomadas pelo Governo Federal (Lei nº 13.979/06.02.20), decidiu reformular o seu modo de dar aulas. Visando a segurança dos alunos e dos funcionários, a escola de inglês optou por oferecer seus cursos de forma 100% online. Todas as aulas virtuais precisam ser agendadas pelos telefones disponíveis no site, conforme a unidade, ou pelo WhatsApp (19) 99293-8709. Em seguida os alunos necessitam baixar aplicativos como o Zoom, Skype ou Whereby para dar andamento no curso. O conteúdo programático será oferecido com a mesma qualidade das aulas presenciais e terá o foco voltado para conversação. Para quem deseja iniciar seus estudos no momento, às matrículas estão sendo feitas de forma 100% on-line. Isso também inclui apresentação dos professores, conteúdos programáticos, atividades, contrato e pagamento (tudo via internet). De acordo com o diretor operacional da Times Idiomas, Anderson Galvez, a facilidade de ter as aulas on-line já estava prevista para acontecer, eles apenas precisaram adiantar o processo. “A Times está sempre buscando formas para acelerar o método de aprendizado sem que o aluno perca tempo, por isso já estávamos nos preparando quanto ao conteúdo online”, explica Galvez. A decisão é temporária e vai aguardar o pronunciamento das autoridades oficiais para confirmar o retorno das aulas de idiomas em todas as unidades do Estado de São Paulo e Goiás.

Terça da Serra – As medidas foram implantadas em atenção prevenção de transmissão do vírus nos residenciais. “Para entrar nas unidades, todos os colaboradores passam por exames, como medição da temperatura e pressão e, avaliação de sintomas para verificar que estão bem de saúde. É obrigatório a utilização de máscaras em 100% do tempo, higienização das mãos com água e álcool em gel de 30 em 30 minutos”, explica Pedro Moraes, sócio- fundador da rede de franquias. Além do controle na saúde dos colaboradores, para preservar a saúde dos idosos, as visitas dos familiares aos hóspedes devem ser evitadas, mas, é importante que o contato com os idosos se mantenha, para isso, as famílias terão total acesso aos idosos de forma online. E, Pensando em um convívio mais tranquilo entre os hóspedes, mesmo com o alarde da pandemia, as atividades na área interna foram suspensas provisoriamente, e as práticas em grupos foram ajustadas e estão sendo realizadas com poucos idosos, ao mesmo tempo. A rede de franquias de residenciais senior Terça da Serra, segue acompanhando todas as atualizações sobre o Coronavírus, e possíveis adequações de novos protocolos pelo “Estatuto do Idoso” e pela Organização Mundial da Saúde. “A prioridade é manter os cuidados e a saúde dos idosos e funcionários nas 30 unidades da rede, com mais de 500 idosos”, conclui Pedro Moraes, sócio- fundador da Terça da Serra.

Top English – Fundada em 1997, a Top English foi primeira escola de “inglês delivery”, metodologia na qual o professor vai até residência ou local de trabalho do aluno e se adapta seus horários e cotidiano. Em 2011, a empresa entrou para o franchising e hoje, entre o Brasil, Japão e Estados Unidos, a rede possui mais de 40 unidades. Embora as aulas da Top English sejam personalizadas – e com menos riscos de contágio, já que não são realizadas em aglomerações –  desde o aumento de casos do novo coronavírus, a marca fez algumas alterações em sua rotina de trabalho, como focar preferencialmente em aulas on-line, e nos casos que forem solicitada a presença do professor, esses devem levar álcool em gel e  lecionar a pelo menos um metro de distância do aluno.

Torteria Haguanaboka – Desde o dia 18 de março, as lojas de rua da Torteria Haguanaboka, franquia especializada em tortas caseiras doces e salgadas, adotaram o sistema de entrega via “drive trhu”. O cliente pode, portanto, fazer o pedido via whatsapp ou telefone fixo, passar na loja e recebê-lo sem sair do carro. Essa foi uma das formas encontradas pela franquia para tentar minimizar o contato entre os clientes e colaboradores e ainda assim continuar fornecendo produtos com qualidade. Uma das grandes vantagens nesse modelo é que o cliente ainda economiza na taxa de entrega. As lojas participantes estão localizadas no bairro do Aquarius (Pátio das Américas) e Vila Adyanna (Av. Nove de Julho, 1137), ambas em São José dos Campos, interior de São Paulo. A entrega por meio de aplicativos de mensagens e delivery já faz parte do DNA da Torteria e, considerando o momento, essa modalidade está sendo ainda mais intensificada e amplamente incentivada na rede. A Torteria conta com seis unidades, sendo as outras quatro localizadas em importantes centros comerciais como Colinas Shopping e Center Vale Shopping, em São José, Taubaté Shopping, em Taubaté e Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes. Todas as lojas intensificaram ainda os procedimentos de limpeza e higiene, de acordo com as recomendações dos órgãos oficiais de saúde.

The Kid Club – Os franqueados da The Kids Club se adaptaram para atender os alunos mesmo operando home office. Alguns estão ministrando aulas lúdicas online e ao vivo, outros através de vídeos gravados pelos professores com atividades para o aluno fazer em casa, histórias e músicas em inglês. Há também atividades em apostilas e correções feitas através do whatsapp, zoom ou através da própria aula online. A empresa também utiliza um aplicativo para que os alunos possam também acessar o conteúdo das aulas, em casa.

Vazoli – A Vazoli é uma franquia de crédito, especializada em empréstimos consignados e seguros em geral, que nasceu em setembro de 2008, na cidade de Severínia, interior de São Paulo. A rede está com uma ação específica para o momento em que o país enfrenta. Com a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS a marca já sente um leve aumento de procura por crédito desse público. E para preservar a saúde do grupo de risco, a empresa está com fazendo vendas no modo digital para que o cliente não precise sair de casa para se deslocar até uma unidade.

Vitória SPA – Já a Vitória SPA, franquia de residência assistida para idosos, tomou algumas medidas de prevenção, diminuiu o horário de visitas e está tendo mais cautela com os idosos. Além disso, enviaram comunicado para a família, que se algum parente estiver com os sintomas não poderão fazer a visita. O horário e a quantidade de visitas diminuíram, sendo 1 visita por hóspede, com duração de 30 minutos. Todos os funcionários estão sob análise, pois, a qualquer sinal dos sintomas, os mesmos serão afastados. Além, da higienização de todos a cada 40 minutos.