Encontro híbrido da Comissão debateu a necessidade de treinamentos contínuos, engajamento digital e estratégias para captação de franqueados qualificados.
O segmento de Moda é representado por 144 marcas associadas à entidade, com mais de 13 unidades de operações. Neste recorte, 72 são marcas de Vestuário, 44 de Calçados e 23 de Acessórios. Em um momento de troca, os associados da ABF falaram sobre os desafios e oportunidades no crescimento sustentável das redes do segmento. O Encontro da Comissão aconteceu no formato híbrido nesta terça-feira (17/9), com participantes on-line e presencial na sede da ABF, em São Paulo.
O franqueado de Moda, por sua natureza, lida com um conjunto de desafios únicos que exigem uma abordagem diferenciada. Entre os principais obstáculos estão o planejamento estratégico de compras, que exige um conhecimento aprofundado das tendências e comportamentos de consumo; a captação eficaz de mão de obra qualificada, essencial para manter a qualidade e inovação dos produtos; e a identificação e recrutamento de candidatos adequados para se tornarem franqueados.
“Ao aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelos eventos da ABF, temos a oportunidade de maximizar a nossa presença e influência, além de oferecer suporte mais direcionado e desenvolver soluções que atendam especificamente a essas demandas, promovendo um ambiente mais favorável para o crescimento e sucesso dos nossos negócios”, afirmou Celina Kochen, coordenadora da Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios da ABF e diretora da Kochen Consultoria.
Fabiana Estrela, diretora-executiva da entidade, destacou a importância dos treinamentos, visto que são a base para o desenvolvimento eficiente dos processos e para a estruturação sólida do negócio. Para a executiva, “a capacitação contínua não só garante a padronização e a qualidade das operações, mas também contribui para a evolução profissional de todos os envolvidos”. Além disso, lembrou que 34 marcas de moda expuseram na ABF Franchising Expo de 2024 e comentou sobre sugestões para edições futuras juntos aos participantes do evento.
Sobre a participação de representantes das marcas que são influenciadores nos eventos da entidade e os leads qualificados com cadastros prévios mais específicos, Richard Stad (Aramis) comentou que “permitem uma abordagem mais direcionada e personalizada, facilitando a criação de um relacionamento inicial sólido com potenciais franqueados. Ao estabelecer esse vínculo previamente, há maior chance de conversão, já que o cliente se sente mais confiante e amparado”.
Sobre as mudanças na jornada do consumidor no digital, Beno krivkin (Tribecca) comentou sobre a importância de as “marcas acompanharem as evoluções e estenderem cada cliente em seu respectivo segmento”. Ele destacou que, no varejo, 82% das decisões de compra realizadas no ambiente físico são diretamente influenciadas por interações digitais, reforçando a importância de uma estratégia omnichannel que integre o online e o offline de maneira coesa.
“No contexto das franquias, o impacto é igualmente relevante, pois os empreendedores que se tornam franqueados também são influenciados pelas informações e experiências que vivenciam no digital”. Ou seja, quanto mais qualificados e bem direcionados forem os leads – tanto para a compra de produtos quanto para a aquisição de uma franquia – maior será o potencial de conversão.
Foto/Imagem: ABF/Divulgação