Início Notícias Delegação ABF encerra participação na IFA 2023

Delegação ABF encerra participação na IFA 2023

Delegação ABF encerra participação na IFA 2023
Grupo ABF na IFA 2023

Delegação oficial do franchising brasileiro encerra participação em Convenção Anual após intensa agenda de palestras e visitas técnicas.

No dia 2 de março, a delegação da ABF encerrou sua participação na Convenção da International Franchise Association (IFA) 2023 em Las Vegas, nos Estados Unidos, após uma programação intensa iniciada com Visitas Técnicas em Atlanta. Na IFA, o Grupo assistiu a uma série de palestras e mesas-redondas selecionadas com rigor pelos curadores de conteúdo.

Tom Moreira Leite em reunião com o time ABF na IFA

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, esteve presente durante toda a Convenção para salientar a importância do franchising brasileiro e aprender com as marcas estadunidenses. Para ele, “os processos de seleção de um franqueado devem incluir a capacidade de recrutar, desenvolver e motivar o time, criar relações em seu mercado e com a própria franqueadora. Precisamos entender que os grupos de performance de franqueados estão gerando engajamento, colaboração, eficiência nas gestões da rede”, reiterou.

Participantes em debates sobre temas relevantes em Mesas-Redondas durante a IFA

Dentro do cronograma da Convenção, os integrantes do Grupo ABF puderam  acompanhar: sessões paralelas simultâneas de educação; palestras e discussões sobre franqueador emergente, finanças, desenvolvimento de franquia, franqueado, indústria, tendências, cenário internacional, marketing e operações. Além de uma Visita Técnica guiada à franqueadora Taco Bell; e uma reunião de encerramento.

Participantes em debate sobre temas relevantes em Mesas-Redondas durante a IFA

Conteúdos

De acordo com os curadores de conteúdo de “Operações e Relacionamento com a Rede”, os principais insights de operação e relacionamento são voltados para uma criação de tratamento mais humanizado entre franqueador, franqueado e colaboradores. Além da proposta de desenvolvimento e cultura para todo o time entender sua importância; geração de conexão emocional, principalmente com a geração Z e com ESG no centro da estratégia; planos de incentivos e uma colaboração mais autônoma.

Fabiana Estrela em reunião com o time ABF na IFA

Para Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, as marcas de franquias precisam de mais métricas e relatórios simplificados e, para isso, “investimentos em tecnologia, inteligência artificial e análise de dados coletados são necessários para gerar produtividade e melhorar a capacidade de tomadas de decisões”, disse.

Fabiana falou, ainda, sobre a necessidade de colaborar para a geração de multifranqueados e multimarcas. “isso é muito comum nos Estados Unidos e devemos amadurecer no Brasil. Além dos franqueadores terem várias unidades, eles têm marcas diferentes e que não são do mesmo grupo”, alertou.

Sidnei Amendoeira apresenta pontos jurídicos da IFA 2023 em reunião com ABF

No eixo “Aspectos Jurídicos”, Sidnei Amendoeira, diretor Jurídico da ABF, apresentou alguns pontos importantes que geram discussão nos contratos de franquias dos Estados Unidos e as questões de plágio com  Chat GPT no mundo. “Os esforços estão voltados para as cláusulas que devem ser mudadas, para serem mais alternativas, com reduções e especificações, para evitar a sua anulação”, afirmou.

No âmbito de “Marketing Soluções para as Redes”, a equipe concluiu, ainda, que no marketing e na construção da marca não basta criar história e experiência com o cliente final, deve-se criar com o franqueado e sua equipe também. Isso impacta a expansão, que está muito voltada para indicações e para o crescimento do franqueado na rede.

Para Denis Santini, sócio e diretor do Grupo MD, o mundo é feito de mudanças, “cada evento como esse traz muitas inspirações para colocarmos as transformações em prática, disse.

Parte do Grupo ABF na sede do Taco Bell

Os principais temas abordados, as tendências mais relevantes e os insights serão apresentados no Pós-IFA ABF, exclusivo para associados, no próximo dia 22 de março, às 9h, no Auditório Santander e transmissão ao vivo, no canal da TV ABF no YouTube.

Fotos: ABF/Divulgação