Dada a largada para a ABF Franchising Week Digital

Week Digital
André Friedheim, presidente da ABF, na abertura da Franchising Week Digital

Reunindo 8 eventos em 1, a ABF Franchising Week Digital, maior evento de franquias da América Latina, conta com participações de renomados palestrantes e vai até sexta-feira (9)

No ano marcado pelos impactos da Covid-19 e pelos avanços da transformação digital, a Associação Brasileira de Franchising iniciou nesta terça-feira (6/10) a ABF Franchising Week Digital. Pela primeira vez totalmente online e com formato renovado, a 5ª edição do maior evento de franquias da América Latina reunirá até a próxima sexta-feira (9) líderes e especialistas do setor e do mercado para debater as últimas tendências, casos de sucesso e, neste ano tão desafiador, o futuro das franquias pós-pandemia.

Digital
André Friedheim interage com Pepper, robô mascote da ABF Franchising Week Digital

“Quem iria imaginar que ainda em outubro teríamos uma versão completamente digital da Franchising Week e com grande parte das nossas equipes trabalhando em home office? A impressão que eu tenho é que fomos dormir em março com planos de digitalizar e acordamos em abril já digitalizados. O que planejávamos fazer em termos de transformação digital em um, três, cinco anos, tivemos que implementar em poucas semanas”, declarou André Friedheim, presidente da ABF, ao abrir oficialmente o evento.

O Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial e o Congresso de Expansão de Redes abrem este primeiro dia do evento gratuito para associados da ABF. Tomarão parte desta discussão lideranças das marcas O Boticário, O Dia e da A2M Consultoria. Com curadoria da consultoria BITTENCOURT, o evento de expansão irá discutir temas como a reinvenção dos modelos de expansão e as novas formas de relacionamento com o candidato à franquia, com a participação das marcas Imaginarium, Espaçolaser, Sorridents, Maple Bear, Turquesa Esmalteria, Instituto Embelezze, iGUi TRATABEM e Grupo Kalaes.

Nessa quarta-feira (7), haverá a estreia do Congresso de Transformação Digital, que abordará temas a exemplo de como as plataformas digitais estão desafiando os modelos de negócios tradicionais, a inteligência por trás das empresas que usam os dados para alavancar seus negócios (data driven) e a chegada do PIX, nova maneira de fazer transferências e pagamentos que pretende revolucionar o mercado brasileiro. Destaque ainda para a palestra sobre como o 5G irá impactar o seu negócio, de Alexandre Gomes, da Claro. Participarão destas discussões empresas como Café Cultura, DX.CO, 4ALL e Boanerges & Cia.

No final da tarde, o Seminário Setorial de Food Service irá apresentar os principais resultados da Pesquisa Setorial de Food Service ABF, que irá descer fundo nos impactos da pandemia e principais tendências deste segmento. Haverá também um grande painel sobre como o segmento de alimentação fora do lar está se articulando para superar os desafios da pandemia. Participarão dessas conversar marcas como Box Delivery, McDonald´s, Boali, Rei do Mate e Grupo BFFC e Trigo, além de representante de entidades como Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Instituto Foodservice Brasil (IFB), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Já na quinta (8), será a vez do Congresso Internacional de Franchising e do Seminário Setorial de Redes de Educação. O 1º evento trará um painel exclusivo sobre o franchising pelo mundo com a participação do chairman da IFA e multifranqueado do KFC, Taco Bell, Spice & Tea Exchange e Capriotti´s, David Barr, e de James Walker, da marca Nathan’s Famous, com mediação de Marcelo Cherto, do Grupo Cherto. As marcas Coife Odonto, Chilli Beans, Maple Bear e Hot n’ Tender falarão de sua experiência de expansão internacional na China, América Latina e EUA, além de abordar o tema de reestruturação e reposicionamento de marca no mercado exterior. Durante o evento, serão anunciados os vencedores do 1º Prêmio Destaque de Internacionalização, premiação criada pela ABF neste ano para incentivar e reconhecer as marcas que estão levando o franchising brasileiro aos quatro cantos do mundo. No fim da tarde, o seminário de educação irá discutir a relevância da educação e as oportunidades do franchising e transformação digital e seus impactos na educação no novo momento, com a participação das marcas CNA, The Kids Club, Rockfeller, Kumon, Grupo MoveEdu, Centro Britânico, Influx English School e UOL Edtech.

A ABF Franchising Week Digital termina na sexta-feira (9) com o Congresso de Franqueados, que expandiu a proposta do evento de multifranqueados realizado nos anos anteriores. A ideia é fazer quase que um manual de boas práticas para franqueados no contexto atual, principalmente nas áreas de Finanças, Gestão & Gente e Digital. A quase totalidade da programação será liderada por franqueados de redes como L´Occitane au Brésil, O Boticário, Spoleto, Maria Brasileira, Depyl Action e CNA.

No final deste congresso, haverá o lançamento da Missão 2021 ao Multi-Unit Franchise Conference, principal congresso de multifranqueados realizado nos EUA, marcado para os dias 6 a 9 de abril. Encerrando a semana, às 12h, haverá um painel especial com Silvio Meira, cientista-chefe da Digital Strategy Company, sobre tendências e liderança no mercado atual.

Fotos: Keiny Andrade