Cuidados para a expansão forte e estruturada das franquias

Cuidados
Fernando Tardioli, diretor jurídico da ABF: "Negócios perenes se constroem por meio da fidelidade”

A expansão sustentável e bem-sucedida das franquias foi tema da palestra de Fernando Tardioli, diretor jurídico da ABF, WFC e FIAF. O advogado falou sobre os “Principais cuidados para a expansão forte e estruturada das redes de franquias”. A palestra foi ministrada no Congresso de Expansão de Redes.

Para Tardioli, “negócios perenes se constroem por meio da fidelidade”. “Essa perenidade é atingível, dentre diversos outros fatores, quando a expansão se faz com fidelidade à Lei de Franquias, ao Código de Ética da ABF e aos princípios e padrões da rede”, afirmou.

O advogado falou ainda a respeito da importância da correta definição das regras de territórios e do perfil do franqueado na expansão. Vale destacar ainda a importância fundamental do consultor de campo para avaliar o perfil ideal do candidato a franqueado no processo de seleção, disse Tardioli.

Um ponto de atenção das redes, segundo ele, é pensar na forma como rever o processo de seleção dos franqueados.

Tardioli destacou ainda a relevância para as empresas franqueadoras em adotar as melhores práticas do setor. Dentre elas, a apresentação do estudo de viabilidade da franquia e do plano de marketing ao franqueado são fundamentais. “Prometa menos e entregue mais”, defendeu o advogado.

Para concluir, o diretor jurídico da ABF salientou: “Processo de expansão vitorioso se faz com franquias que vivem de royalties”.

Foto: Keiny Andrade