Palestra de Carla Sarni, CEO do Grupo Salus, abordou estratégias para expandir operações de maneira sustentável.
Conhecida por sua trajetória no setor odontológico e de franquias do Brasil, Carla Sarni, CEO do Grupo Sallus, compartilhou insights valiosos sobre Como acelerar e manter seu negócio em crescimento no último painel do Summit de Expansão da ABF. Fundado pelos cirurgiões-dentistas, Dra. Carla, e seu marido, Dr. Cleber Soares, com foco em mudar a vida das pessoas e proporcionar acesso, conforto, experiência e qualidade, uma das maiores holdings de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil com mais de 900 unidades e mais de 600 mil atendimentos ao mês em 26 anos de existência.
A executiva abordou estratégias fundamentais para empresários que buscam expandir suas operações de maneira sustentável e destacou a importância de “estar sempre à frente das tendências do mercado e de investir continuamente na capacitação da equipe”, elementos essenciais para garantir o sucesso a longo prazo. “As pessoas precisam aprender, desaprender e reaprender”.
A executiva também falou sobre “passar pelo vale do caos” (imagem acima), as necessidades de mudar de patamar, deixar de depender de muito fornecedor e como implementar essas transformações em uma rede de franquias. “Crescer é um desafio constante que exige visão, coragem e, acima de tudo, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças – mudar não é um processo linear. Para manter o crescimento, é vital não apenas buscar inovação, mas também estar disposto a assumir riscos calculados do seu negócio”, disse.
Por trás de problemas existem grandes oportunidades
Propósito foi outro ponto abordado por Carla – palavra-chave que sempre a motivou desde que cursava a faculdade de odontologia. Como case prático para vencer a resistência, a executiva contou que investiu no seu próprio consultório e em 2005 tinha 23 unidades próprias e 12 anos de experiência. Em 2007 entrou para o franchising e atingiu mais de 400 operações da marca Sorridents.
“Como somos moldados com as nossas experiências, em 2009 tomei uma decisão financeira errada ao tentar dobrar a empresa de tamanho e quebrei – com uma dívida de R$ 23 milhões. Ou seja, acelerar a expansão da sua marca sem estratégia é fatal”, alertou. Carla quitou sua dívida e em 2018 comprou a Gio Estética Avançada (nome atual) – que devia mais de R$ 1 milhão de imposto. Em quatro anos, a empresa passou por processos e transformações nos nomes e serviços oferecidos, por isso “não acredito em empresas de monoprodutos e as marcas devem estar acima do que nossas personalidades”.
Canais oficiais da ABF
Beno Krivkin (Tribecca), membro da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF, apresentou os canais digitais oficiais da ABF e o Portal do Franchising – o marketplace de franquias.
Além disso, falou sobre as mudanças no comportamento do consumidor e a importância de fornecer conteúdos e dados relevantes no digital, visto que “a entidade fortalece a capacidade dos compradores de avaliar e escolher franquias com mais confiança”.
“A integração de canais digitais melhora significativamente a gestão e comunicação, ao mesmo tempo em que empodera os compradores com informações cruciais, garantindo uma tomada de decisão mais estratégica e informada,” concluiu.
Por fim, o evento contou com Mesas-Redondas sobre: Oportunidades de Expansão no Interior e outros Estados; Geração de Leads; Desafios de uma expansão acelerada; Expansão de 0 a 50 e de 50 a 100; Locações Comerciais – Questões Estratégicas; Inteligência Geográfica – Aplicação de Ferramentas; e, Expansão Internacional.
Fotos: Marcelo Justo/ABF