Conheça mais sobre os profissionais do setor de franquias

 

 

Adir Ribeiro

  • Presidente e Fundador – Praxis Business (Consultoria e Educ. Corporativa para o Franchising)
  • Especialista em Gestão Estratégica do Franchising & Varejo
  • 25 anos de mercado
  • Mais de 70 mil pessoas treinadas presencialmente
  • Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing, Especialização em Varejo e Franchising
  • Mentor da Endeavor, professor das principais escolas de negócios do Brasil (MBA USP, FGV, FIA-Provar, ABF)
  • Participação no Conselho Consultivo de Administração de Franqueadoras e do Instituto CEO do Futuro.
  • Ex-membro da Comissão de Ética da ABF (2015-18)
  • Coordenador do Comitê de Fornecedores – ABF (2019)

 


 

 

Adriana Auriemo Miglorancia

Sócia diretora da Nutty Bavarian, rede de quiosques de castanhas glaceadas, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF.

 


 

 

Alberto Oyama

Diretor de Franqueados da ABF. Multifranqueado da L’Occitane au Brésil e Mr Cat. 16 anos de atuação no Franchising e Varejo.

 


 

 

Alessandro Pereira Gonçalves

Sócio-fundador da Mania de Churrasco Prime Steak House, rede Fast Casual especializada em churrasco, com mais de 50 franquias. Foi eleita, em 2015 e 2016 (Bicampeã), a melhor rede de franquia emergente do ano, segundo a “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Em 2019, assumiu como Diretor de Marketing e Comunicação da ABF.

 


 

 

Alexandre Sita

É um dos grandes especialistas em vendas consultivas do Brasil. Formado em Administração de Empresas, com MBA pela University of Dallas e especialização pela FGV.

É instrutor internacional em certificação pela Sales Performance International (Estados Unidos) em SolutionSelling e Sales Coaching e atua como professor da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Atualmente é CEO da Proselling empresa que já realizou mais de 5 mil reuniões de coaching de vendas para franqueados para clientes como Kumon, Divino Fogão, Brastemp, Emagrecentro, RE/MAX, Home Angels, Influx entre outros.

Foi diretor em franqueadoras e conhece profundamente as necessidades das áreas de expansão, operações e marketing de uma rede.

 


 

 

Altino Cristofoletti Junior

Engenheiro civil
MBA em Franchising
Sócio fundador da Casa do Construtor
Empreendedor Endeavor
Conselho de Associados da ABF
Presidente da ABF – 2016 a 2018.

 


 

 

Ana Vecchi

Professora e Pedagoga pela PUC/São Paulo, com especializações em Administração de Marketing pela FGV/SP, Planejamento Estratégico de Marketing/ESPM e MBA em Varejo e Franquias FIA/PROVAR. Professora universitária, instrutora e palestrante em associações e universidades. Consultora especializada em desenvolvimento de estratégias, marketing, criação e expansão de empresas de todos os portes, setores e canais de distribuição, tem como foco principal o Sistema de Franchising desde 1989.

 


 

 

Andrea Kohlrausch

– Sócia e Diretora de Varejo atua na Calçados Bibi há mais de vinte anos.

– MBA em Gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral de MG.

– Especialização em Liderança pela FDC/Kellogs em Chicago/USA

– Experiência na área internacional, implantando a área comercial de exportação internamente na Bibi e expandindo as exportações para além da América Latina. Atuou também em diversas áreas da empresa e em 2010 liderou a Estruturação da Bibi Franchising, expandindo o projeto de lojas exclusivas Bibi para mais de 60 cidades brasileiras e mais 2 países na América do Sul.

 


 

 

Andrea Oricchio

Atua e é reconhecida no Brasil e no exterior como uma das mais respeitáveis especialistas na área de franchising e nos aspectos jurídicos do varejo. Assessorou várias empresas estrangeiras a iniciar suas atividades no Brasil, assim como marcas brasileiras a estruturar o formato operacional e jurídico de seus negócios e a exportar seus conceitos. Membro de diversas da International Bar Association, Center for International Legal Studies, International Franchising Association e Associação Brasileira de Franchising, onde é instrutora, palestrante e membro da Comissão de Ética. Andrea atua como Árbitra em conflitos envolvendo marcas, franquias e operações de varejo.

 


 

 

Antonio Carlos Diel

Mestre em Administração de Empresas e Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já foi professor universitário. Está à frente da direção de Franquia e Expansão na Lojas Calci – “Sapataria com alma de butique”. A marca já opera em 3 estados do Brasil. Antonio Carlos é também diretor Regional Sul ABF e responsável pela disseminação da cultura do franchising no sul do Brasil desde fevereiro de 2018.

 


 

 

Beno Krivkin

Formado em engenharia de produção com pós em administração e marketing extension pela UC Berkeley. Desde 98 trabalha com projetos digitais, em 2003 fundou a Tribecca, empresa especializada no gerenciamento e monetização de portais verticais.

 


 

 

Carla Sarni

Formada em Odontologia, especializada em Bucomaxilo e possui diversos cursos de empreendedorismo pela FGV. Reconhecida como uma das maiores lideranças femininas do país. Palestrou no Brazil Conference, evento organizado pelo MIT e Harvard, é case de sucesso da plataforma de negócios MeuSucesso.com.

Fundadora e Presidente da Sorridents, a mais premiada rede de clínicas odontológicas da América Latina, case no Sebrae, FGV e na Harvard Business School a mais renomada escola de negócios do mundo onde ministra aulas

Todos os anos. Também divide seu tempo à frente da Giolaser, Sorriden, do Instituto Sorridents e da Docbiz, empresas do Grupo Sorridents.

 


 

 

Carlos Eduardo Moysés

Carlos Eduardo Moyses é CEO do iFood. Desde que entrou no mercado de delivery online, a empresa cresceu de 30 mil pedidos mensais para o recorde atual de 17.4 milhões. Ele faz parte do Grupo Just Eat, um dos investidores do iFood, há mais de 5 anos. Formado em Administração de Empresas pela PUC de São Paulo, iniciou sua carreira na área de finanças do Banco Safra, mas se destacou como empreendedor ao fundar uma startup bem-sucedida do mercado de entretenimento.

 


 

 

Carlos Zilli

Atualmente é membro do Conselho de Administração da Imaginarium, Haco Etiquetas, Cottonbaby, Grupo Lunelli, Brognoli Imóveis, Grupo Linhares e ABF

Possui 35 anos de experiência em empresas como Makro, Shell, Hering.

Foi sócio da Imaginarium, Love Brands e Able Creation Development Limited na cidade de Shenzhen – China.

Atualmente é sócio da rede de franquia Café Cultura e a startup Disruptiva Retail Inteligence

Formação acadêmica: graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP, MBA’s na FGV (Comércio Internacional) e USP (Gestão), extensão em Planejamento Estratégico pelo IMD em Lausanne e formação como conselheiro de administração pelo IBGC. Mentor Endeavor

 


 

 

Claudia Vobeto

Fundadora da Majô Beauty Club, franquia especializada em serviços de beleza com presença em todo o Brasil.

Diretora da Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2016.

Advisor em startups brasileiras, como a Stay app.

Paranaense, herdou o espírito empreendedor de seus pais.

Administradora de Empresas (1998) com especialização em Comércio Exterior. Pós-graduada em Marketing na FGV e MBA em Gestão de Pessoas.

Tem como paixão o desenvolvimento do potencial humano, atividade que vem se potencializando com sua atuação há mais de 15 anos no mercado de beleza.

 


 

 

Cláudio Miccieli

Formado em Processamento de Dados pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Organização, Sistemas e Métodos pela Fundação Getúlio Vargas.

No decorrer da sua trajetória profissional atuou em diferentes cargos no:  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; na Presidência da República como diretor do Programa Comunidade Solidária; Procergs; Ministério da Justiça; Ministério da Previdência e Assistência Social; Ministério da Justiça; Ministério da Previdência e Assistência Social; Ministério da Economia; Fazenda e Planejamento; Ministério do Desenvolvimento Agrário e também na Caixa Econômica Federal.

Atualmente é Diretor de Gestão da empresa Giraffas, membro do conselho da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e diretor da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

 


 

 

Cristiane de Paula

Formada em Comunicação, atua há mais de 25 anos no segmento de Varejo e Franchising.

Especialista no desenvolvimento e gestão de projetos para estruturação de redes de negócios de diversos segmentos e portes em todo o Brasil.

Mãe de dois lindos meninos, sócia da Uniko Consultoria.

 


 

 

Cristina Franco

Graduada em Serviço Social – PUC, Pós em Gestão de RH – FGV, MBA em Franchising e Varejo – FIA USP e Conselheira de Administração pelo IBGC.

Sócia-fundadora da rede de franquias BIT Company e sócia da LoctoK.

Realiza diferentes projetos em grandes empresas de franquias desde 2012.

Presidente da ABF – 2013 a 2016.

Vice-Presidente da ABF – 2011 a 2012.

Presidente da Comissão de Ética ABF – 2006 a 2011.

Atua como Conselheira de grandes empresas no setor de franchising, varejo, serviços e de instituições e órgãos governamentais como:

Conselho de Associados da ABF;

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo; Conex – Conselho Consultivo do setor privado na Câmara de Exportação do Ministério da indústria, Comercio e Serviços;

É membro da Câmara de Serviços da CNC e mentora de mulheres empreendedoras no programa mundial Winning Women da EY.

 


 

 

Daniel Chor

Ao longo dos últimos 10 anos, Daniel Peres Chor desempenhou diversos papéis na Multiplan, desde a operação do shopping, passando por RI, até o comercial. Hoje, além de investir em startups e ter fundado sua própria startup – A Bazzah, um marketplace online, com foco em marcas digitalmente nativas, das indústrias da moda e do design – Daniel é Head do MIND na Multiplan, o núcleo de inovação e negócios digitais do grupo. Apaixonado por empreender e “fazer acontecer”, Daniel também já participou de negócios de diversas áreas como cosméticos, um quiosque na praia, o canil Vizsla Carioca, e uma firma de investimentos em blockchain, automação e biotech.

 


 

 

Daniele Franco

Italiano de Vicenza, sou especialista em histórias user-centered que inspiram e conectam as pessoas. Morei em Buenos Aires a trabalho pela Etermax e pela Despegar. Atualmente lidero o time de UX da Decolar, em São Paulo. Sou formado em Ciências Humanas (Universidade de Bologna) e fiz o Mestrado Internacional “Crossways in Cultural Narrative” da UE, entre Bergamo e Lisboa. Participo de eventos como palestrante e publiquei o ensaio “O horizonte digital” para a Bononia University Press.

 


 

 

Danyelle Van Straten

É administradora e especialista em gestão de franquia.

Há 22 anos é sócia-diretora da Depyl Action, rede com mais de 110 lojas especializadas em depilação e cuidados com o pelo, e, desde 2014, atua na direção, em Minas Gerais, da ABF, e vem colaborando para o desenvolvimento do franchising no país.

 


 

 

Denis Santini

Graduado pela FAAP, pós-graduado pela ESPM, autor de diversos artigos sobre franquias e negócios, colunista da Revista Marketing, colunista do Blog do Empreendedor (Estadão), professor do curso de MBA para Franquias, da FIA/Provar, conselheiro formado pelo IBGC e coautor do Livro Marketing para Franquias. É multifranqueado com 5 operações de franquias, além de gestor de iniciativas como Acelera Varejo (AV) e criador do MOVE Franchising (idealizador do F.Run – 1ª corrida de rua com várias marcas de franquias, franqueados e clientes correndo juntos) e o MD Talentos (geração de empregos para o sistema de franquias). Especialista em varejo e franquias, Denis é influenciador nas áreas relacionadas à comunicação e marketing para esses canais.

 


 

 

Eduardo Santinoni

Administrador e Contador atuou por 5 anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). Fazem 7 anos que atua desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e Franqueadas e as pessoas envolvidas no ecossistema. Sócio fundador da Y Consultoria, que se mantém atualizado com as melhores práticas, estando presente nos principais eventos mundiais de Franquia e Varejo. Mentor Accelerate2030 que é um programa global, co-iniciado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 


 

 

Erni Luis da Silveira

44 anos, industrial e apaixonado por vinho, em 2010 idealiza e desenvolve a Vinho & Ponto. Desde a concepção só tinha uma certeza; o Franqueado deve participar de todos os canais de distribuição. Após 4 anos testando o modelo, em 2014 inicia a expansão, hoje somos a única rede de lojas de vinhos do Franchising Brasileiro onde o franqueado é omnichannel, a rede hoje possui 33 lojas físicas em 14 estados Brasileiros.

 


 

 

Fabiana Estrela

ESTRELA FRANQUIAS – LOJAS BARRIGA VERDE E CAVERNA DO DINO

Trabalho há 17 anos no Franchising como diretora-proprietária da Estrela Franquias, franqueadora da Caverna do Dino/Barriga Verde, rede de lojas de Solução para o Enxoval do Bebê com mais de 40 lojas no Brasil e Selo de Excelência em Franchising 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017. Meu enfoque principal sempre foi na Gestão de Pessoas, Capacitação e Desenvolvimento, por meio do Valor Humano, área de gente da Estrela Franquias, hoje esse valor já faz parte da cultura da empresa e se dedica também a outros desafios voltados à Gestão Estratégica da empresa e lojas administradas diretamente pela Franqueadora.

 


 

 

Fabio Khouri de Oliveira

Formado em Propaganda e Marketing pela Universidade de Miami, com especialização em publicidade pela Miami Ad School.
Ingressou no Grupo Flytour 1991, passando por diversas áreas, como Diretor de Operações, Diretor de Marketing e hoje Diretor Flytour Franchising.

 


 

 

Fernando José Fernandes

Advogado em São Paulo, graduado pela USP.

Associado a ABF onde exerceu a diretoria jurídica por dois mandatos é membro do Conselho Fiscal e da Comissão Jurídica; Sócio fundador e Vice Presidente da Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações;

Sócio fundador e Diretor Jurídico da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo; Membro fundador do Grupo de Excelência em Coaching do Conselho Regional de Administração de SP.

Ex-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Licensing; Fluente em inglês; francês; italiano; espanhol

 


 

 

Fernando Tardioli

Diretor Jurídico – Associação Brasileira de Franchising (ABF); Secretário Jurídico da World Franchise Council (WFC); Diretor Jurídico da Federacion Iberoamericana de Franquicias (FIAF), Conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga. Conferencista em matérias de Direito Comercial, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil e Agronegócio. Autor de trabalhos, artigos e opiniões legais em vários periódicos, jornais e revistas de negócio.

 


 

 

Flavia Amaral

Flávia Amaral, advogada, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes e com Especialização em Direito Societário e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, sócia do escritório Chiarottino e Nicoletti Advogados, responsável pela área de propriedade intelectual, franquias e direito digital. Foi membro da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Franchising (ABF) na gestão 2015/2017 e é Diretora Cultural Adjunta da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI).

 


 

 

Flavio Roberto Conrad

Fundador do Grupo Restaura em 01/03/1991. Atualmente fazem parte do grupo as marcas Restaura Jeans, Minha Lavanderia e DNA Natural, totalizando 300 unidades Franqueadas no Brasil.
Associado a ABF desde o ano 2000 e membro da Comissão de Ética de 2003 a 2009.

A marca Restaura Jeans possui 15 Selos de Excelência consecutivos e foi eleita por 5 vezes pela PEGN/Editora Globo, como a Melhor Franquia do segmento!

 


 

 

Glauber Gentil

É graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Especialização em Varejo na Universidadedo Arizona. Atualmente, é coordenador do comitê de franqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ocupa o cargo de CEO da Gentil Negócios, um empreendimento focado na gestão de franquias e varejo.

 


 

 

Gustavo Schifino

Advogado, surfista, CEO Pier X, Diretor de Expansão da Trópico e palestrante sobre comportamento de consumo na era pós digital pela agência Insperiencia. Estudante de Futurismo. Larga experiência no Franchising, onde atua a mais de 20 anos, tendo implementando várias regionais da ABF e presidido a Regional Sul, já presidiu também a Comissão de Ética da ABF. Na Trópico implementou ferramentas como o desconto progressivo de royalties relacionados ao desempenho e envolvimento de cada Franqueado. No Pier X, implementou é o primeiro marketplace phigital com propósito do Brasil, trata-se de um espaço de 600 m2 no shopping Iguatemi de Porto Alegre.

A Trópico, loja especializada em Surf e Skate, foi um dos 3 finalistas na escolha de Franqueador do Ano em 2014 e em 2015 o melhor case de Franqueado da ABF.

 


 

Isabel Humberg

Bel Humberg é advogada formada pelo Faculdade do Largo São Francisco (USP),

psicóloga formada pela PUC, pós-graduada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e com especialização internacional em Mediação. Trabalhou por 12 anos com M&A (fusões e aquisições) em um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. Em 2009, decidiu empreender e fundou o OQVestir, primeiro e-commerce de moda premium do país. Em 6 anos, a empresa virou líder e referência no segmento, atingindo o faturamento de quase R$ 100 milhões. Em 2015 foi a única indicação feminina ao prêmio Empreendedor do ano da EY. Em 2017 vendeu sua participação para iniciar um novo Business. Atualmente é mentora Endeavor, Conselheira da EY no programa Winning Women, mentora do Elas em Tech, atua em Conselhos de Administração e fundadora do recém-lançado Fashion Code, empresa une tecnologia à moda.

 


 

Jae Ho Lee

CEO do Grupo Ornatus e Diretor de Marketing da ABF.Formado em Administração de Empresas pela USP, fez MBA em Marketing na ESPM. Atua há mais de 27 anos no Franchising. Fundador das marcas do Grupo Ornatus : Morana, Balonè e Love Brands e Sócio e fundador da Holiding Halipar, detentor das marcas : Montana Grill, Griletto, Jin Jin Wok e Croasonho.

 


 

 

José Vicente Avellar

Graduado em Administração pela PUC-Rio de Janeiro em 2002 e com MBA pelo IAG. Na brMalls desde 2010, atuou como Superintendente e Diretor Regional na área de Operações e Diretor Comercial corporativo. Antes de ingressar na brMalls, trabalhou na área de operações da Bic Brasil (2004-2009) e na área de marketing da L’Oréal Brasil (2000-2004).

 


 

 

Julio Segala

Atua no franchising há 24 anos, graduado em Engenharia Elétrica, Matemática e Física, Mestre em Engenharia, Pós-Graduado em Gestão de Negócios, atualmente Diretor de Marketing e Expansão no Kumon América do Sul e membro dos comitês de Microfranquias e Educação da ABF.

 


 

 

Keuson Nilo Silva

CEO da KNS Franchising, Coordenador de Franchising da 22ª Subseção da OAB/SP, Advogado com 20a de atuação no franchising no Brasil, América Latina e Central, EUA e Europa, defensor do “franchising do bem”.

 


 

 

Layla Vallias

Mineira, apaixonada pela causa da longevidade, especialista em Economia Prateada desde 2015. Cofundadora do Hype60+, consultoria de marketing especializada no consumidor sênior e da Lifetech, primeira fábrica de startups de longevidade e qualidade de vida do Brasil. Foi coordenadora do Tsunami60+, maior estudo sobre Economia Prateada e Raio-X dos maduros no país, com quase 2.500 entrevistados entre 55-85 anos; foi também diretora do Aging2.0 São Paulo, organização de apoio a empreendedores com soluções para o envelhecimento em mais de 25 países. Mercadóloga de formação, com especialização em marketing digital pela Universidade de Nova York, trabalhou também com desenvolvimento de produto na Endeavor Brasil.

 


 

 

Leonardo Lamartine

Atua a 22 anos no Franchising, é  Fundador e CEO  Grupo Bonaparte, gestor e consultor das marcas Bonaparte, Donatário, Capilé, Amazon Bowl, Monalisa, Co.wok, MBF – Micro Brew Franchising e Alles Blau;  Graduado em Administração Financeira pela University of Kent; Graduado em Turismo e Hospitalidade pela Unicap – Universidade Católica de Pernambuco e Diretor Regional Nordeste da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

 


 

 

Luciana Morse

Sócia principal de MORSE ADVOGADOS ASSOCIADOS, escritório com atuação voltada à completa assessoria jurídica em franchising.

Possui vasta experiência na prestação de assessoria em contratos relativos aos mais variados setores da atividade empresarial, societária e civil, tais como: fornecimento e distribuição, transferência  de tecnologia, representação, constituição/alteração/dissolução de sociedades, concorrência desleal, comércio eletrônico, nomes de domínio, transações imobiliárias, locações, sociedades conjugais, dentre outros.

Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ministra aulas no curso Franchising University, do Grupo Cherto.

 


 

 

Luiz Henrique do Amaral

Advogado formado em 1985. Sócio sênior e presidente do Conselho de Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira e Dannemann Siemsen Advogados;

Especialista em direito comercial e propriedade intelectual, franchising, licenciamento, concorrência desleal e contencioso judicial e administrativo;

Membro do Conselho de Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF);

Ex-Secretário-Geral do World Franchising Council (WFC) em 2009 e 2011;

Comendador da Ordem do Poder Judiciário pelo TRT – 2ª. Região e da Medalha do Mérito Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;

Primeiro Vice Presidente da AIPPI (Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle);

Membro do Conselho Diretor da ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.

 


 

 

Luis Henrique Stockler

Graduado em Administração de Empresas pela FGV, especializado em Marketing pela ESPM e MBA’s de Gestão pelo ITA/ESPM e pela FIA/USP.

Há mais de 20 anos no setor, trabalhou como executivo na Hering, TNG, Victor Hugo, Wall Street Institute e Multicoisas.

Desde 2002 tem participado de diversos projetos de consultoria relacionados à estratégia e gestão de redes, tanto de varejo como de franquias. Em 2008, abriu sua própria empresa, a ba}STOCKLER.

 


 

 

Lyana Bittencourt

Diretora Executiva do grupo BITTENCOURT, graduada em administração pela PUC- SP, MBA Executivo pela FIA. Possui mais de 20 anos de experiência em Franchising, Varejo e Redes de Negócios. Membro do Capitalismo Consciente. Mãe, empreendedora, apaixonada pela vida!

 


 

 

Lucien Newton

Sócio e Diretor da Loja de Franquia.com

Empresário, administrador de empresas com vários cursos de especialização, incluindo: Pós-graduação em Marketing na Universidad de Palermo, Buenos Aires, Argentina.

Liderança com Pessoas, Fundação Dom Cabral, Belo Horizonte, Brasil. Pós-graduação em Competitividade e Inovação na University of Miami, Miami, Estados Unidos. MBA em Gestão Comercial na Fundação Getúlio Vargas, Belo Horizonte, Brasil.

Possui 19 anos de experiência gestão de redes franqueadas no Brasil e na América Latina.

Já participou da comercialização de mais de 500 franquias e na preparação de mais de 150 empresas para crescerem com franquias. Especialista em internacionalização de redes para a América Latina. Colunista na Revista Viver e no Jornal Estado de Minas.

 


 

 

Macário Moraes

Empreendedor serial, treinador, investidor, mentor e palestrante com 23 anos de experiência nacional e internacional em vendas, franquias e startups. Formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Negócios e Mestrado em Aprendizagem Organizacional.

Franqueado de Educação (Microlins, Wizard e Uniasselvi) e Moda Classe A (Cia Marítima). Ex-presidente Nacional do Conselho de Franqueados Microlins.

Fundador e CEO da SaleSIM, facilitador do EMPRETEC/ SEBRAE e co-criador da imersão MAPE – Maestria em Alta Performance Empreendedora – para empreender com equilíbrio FÍSICO, INTELECTUAL, EMOCIONAL e ESPIRITUAL.

 


 

 

Marcelo Maia

Formado em Engenharia Civil pela UFMG. Tem especialização em Direito Econômico pela FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC, Certificado em Finanças e Administração pela University of California at Berkeley, nos Estados Unidos, além de Mestrado em Liderança e Estratégia pela London Business School, no Reino Unido.

Empresário do Varejo ao longo de 15 anos, exerceu posteriormente o cargo de Secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços entre os anos de 2015 e 2017, auxiliando na formulação, coordenação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem como no estabelecimento de ações para o desenvolvimento do sistema produtivo nas áreas de comércio e de serviços.

 


 

 

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação há mais de 20 anos.

Rosenbaum trabalha com economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais.

Fundador do Instituto A Gente Transforma, uma abordagem de Transformação Social e incubador de empreendimentos sociais, que promove um movimento de transformação em comunidades, atuando no Brasil e América Latina desde 2010. O Instituto A Gente Transforma faz parte da rede Yunus Social Business.

Ministra cursos e palestras com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação.

Designer e Professor Honoris Causa em Arquitetura e Urbanismo.

Prêmio Cidadão SP 2019.

 


 

 

Mario Cerveira Filho

Advogado formado pela PUC-SP no ano de 1973. Professor de Pós-graduação Latu Sensu do Curso de Direito Empresarial da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Pós-graduação do Curso MBA – Gestão de Franquias – ABF – da FIA; do Curso MBA – Negócios do Varejo – Consultor Jurídico do SINDILOJAS – Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. Integrante da Comissão de Locação e Comissão de Shopping Center.

É autor das obras: “Shopping Centers – Direitos dos Lojistas” – 08ª edição, SP, “Ações Renovatórias e Revisionais em Shopping Centers” – 04ª edição, ambos pela Editora Saraiva – 2013 e “Franchising – Temas Jurídicos”, SP – 2011, Editora Lamonica.

Elaborou os Projetos de Lei: 3152/2015 e 3240/2015, que visam equilibrar as relações comerciais entre os lojistas de Shopping Centers e seus locadores.

 


 

 

Miguel Teixeira

Empresário e Palestrante, natural de Matosinhos em Portugal, Miguel é formado em Marketing na Holanda com especialização em franchising.

Consultor na área do criação e expansão de redes de franquias com atuação no mercado europeu, norte americano e sul americano.

Criador do grupo Concept Franchising empresa que ajuda a expandir no mercado nacional e internacional várias marcas Alagoanas e fundador da marca Açaí Concept hoje sinônimo de sucesso empresarial alagoano mundo afora com mais de 300 unidades inauguradas em 9 países.

 


 

 

Nancy Giordano

Eleita uma das mulheres de maior influência na lista do Futuro da Liderança pela Women Speakers Association, guiou projetos de transformação com empresas como: The Coca Cola Company, Brinker International, Sprint, Nestlé, Energizer, Mercedes Benz, entre outras, ajudando-as na transição para a nova economia, criando soluções mais sustentáveis, inclusivas e dinâmicas para as demandas futuras.

Membro da Singularity University, Nancy está comprometida com os avanços das estruturas sociais e novos mindsets necessários, para aproveitar as inovações tecnológicas significativas vindas em nossa direção e buscar um futuro seguro e próspero para as organizações.

 


 

 

Paulo Mendonça

Palestrante e Consultor Associado da Ponto de Referência, xx Diretor de Capacitação em Franchising da ABF Rio, Professor do MBA do IAG PUC Rio (Gestão Comercial), da ESPM (Gestão de Franquias) e Senac (Educação Corporativa). Atuou também na Pizza Hut, Dado Bier, LSG Lufthansa Sky Chefs e Projeto Fiat. Administrador pela UFF e MBA pela MUM, Iowa, USA.

 


 

 

Reinaldo Varela

Nascido em São Paulo e criado em Araçatuba e Mirandópolis, Reinaldo Varela é formado em Administração. Amante de rally, o fundador do Divino Fogão começou a correr profissionalmente aos 21 anos. A ideia de montar o restaurante foi movida pela vontade de empreender e pela saudade do sabor da comida da fazenda. Em 1984, inaugurou o São Paulo I, em Pinheiros. Em 1992, montou a loja no Shopping Eldorado, para entrar no ramo das franquias e ingressar em shopping centers. Com a expansão para fora do estado de São Paulo, veio à necessidade de mudar o nome. Após um concurso cultural foi escolhida a marca Divino Fogão. Hoje são 183 lojas. É  também amante de Rally e bicampeão mundial com 374 corridas no currículo.

 


 

 

Renato Claro

Graduado em Administração de Empresas e pós graduado em Economia de Empresas pela EAESP FGV, com MBA em Finanças pelo IBMEC, tem larga experiência em estruturação de novos negócios e franquias, tendo sido máster-franqueado da Fastsigns International para o Brasil por 10 anos, além de passagens por Unilever, Grupo Pão de Açúcar, Tulip International (Dinamarca), Grupo Microlins, Grupo Plamarc e Grupo Publitas.

Sócio fundador da Kick Off Consultores, assessora empresários e empreendedores na formatação de novos negócios, projetos de expansão de redes, avaliação econômica de projetos, processos de valuation, compra e venda de empresas (Advisory), além da captação de recursos para investimentos.

Atua também como CEO da Kick Off Participações e é Presidente da AIESEC Alumni Brasil.

 


 

 

Ricardo Bomeny

Ocupa desde Maio de 2002 o cargo de CEO da BFFC; Ex-Presidente da ABF e atual Presidente do Conselho de Associados; Ocupa as Vice-Presidências do SindRio da ANR, foi sócio fundador e atual membro do conselho do IFB; Membro do Conselho Consultivo do WTC Brasil, da Fundação Coca-Cola e do IDV; Colaborador voluntário e Mentor da Endeavor há mais de 15 anos; 49 anos, casado e com 3 filhas, é formado em Administração de Empresas, com Pós- Graduação em Marketing, MBAs em Finanças Corporativas e MBA em Varejo; Trabalha no Food Service em diversas marcas ao longo dos últimos 28 anos com experiências no Brasil e no Exterior.

 


 

 

Ricardo Marcondes

Graduado em administração de empresas pela PUC/SP, especializado em Marketing pela ESPM, atualmente também é Coordenador da Comissão de Redes de Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP/SP e membro do Comitê de Moda da ABF. Possui carreira desenvolvida na área de Franquias e Varejo em Geral, em empresas de Consultoria e Franqueadoras como Hering, Portobello, Arezzo e Tip Top.  Atuação principalmente com foco em Gestão de Rede, Marketing e Expansão.

 


 

 

Sandro Bertotti

Especialista em gestão estratégica de Tecnologia da Informação tendo construído na Cia Hering os alicerces de tecnologia, idealizando vários projetos de transformação do business, entre eles o primeiro case brasileiro de omnicanalidade em uma rede de Franquias.

Apaixonado por inovação, desenvolveu estratégias de adoção e mudanças de mindset organizacional e Time de tecnologia estruturando alicerces e parcerias estratégicas para desenvolvimento desta agenda com universidades e o ecossistema de incubadoras de startups dos mais variadas especialidades.

Atualmente está à frente da Diretoria de Transformação Digital do Grupo Lunelli, detentora das marcas, Lunender, Lunelli, Lez a Lez, Hangar 33, Alakazoo e Fico, atuando no desenvolvimento das estratégias digitais do Grupo.

 


 

 

Sergio Bocayuva

Experiência profissional de 37 anos, atuando como Sócio, CEO, Diretor e Gestor na elaboração e implantação de projetos multifuncionais viabilizando o crescimento sustentado de empresas em diferentes segmentos de mercado ( Bozzano Simonsen, Citibank, Caterpillar, Bob´s, Andrade Gutierrez, Embelleze, Modal, Mundo Verde e Usaflex )  com  perfil de gestão hands-on, focando a excelência dos resultados. Paralelamente atuo com professor no IAG da PUC/RJ ministrando o curso de Estratégia de Empresas no MBA de Gestão Comercial e Franquias.

Em Nov/2016, juntamente ao Private Equity Axxon Group, adquirimos 69,76% da USAFLEX, empresa líder no setor de calçados femininos de conforto no Brasil. De agosto/2009 a setembro/2014 como Sócio e CEO do Mundo Verde, aceleramos os resultados da empresa via crescimento do nº de lojas de 126 para 352 unidades elevando o ebitda em 393% e, o faturamento da rede de 126 MM para 396 MM em 05 anos.

 


 

 

Sidnei Amendoeira

Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado, sócio do escritório MMA Advogados. Professor de Direito Processual Civil dos cursos de graduação da Direito GV e de pós-graduação em Direito Processo Civil do GVLAW. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual e Associação Brasileira de Franchising. Membro da Comissão de Franchising da OAB/SP. Árbitro cadastrado pelo Conselho Arbitral do Estado de São Paulo. Diretor do Centro de Estudos Avançados em Processo. Diretor Institucional da Associação Brasileira de Franchising e autor de artigos e obras (pelas Editoras Altas e Saraiva).

 


 

 

Silvio Meira

Professor emérito do Centro de Informática da UFPE e Pesquisador Sênior do ISI-TICS – Senai, Recife.

É fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, professor titular aposentado do Centro de Informática da UFPE e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife até 2014. Foi fellow e faculty associate do Berkman Center – Harvard University de 2012 a 2015 e professor associado da Escola de Direito da FGV-Rio de 2014 a 2017.

Além disso, Silvio é membro dos conselhos Magazine Luiza, CI&T e Capes.


 

 

Tânia Zanin

Graduada em Língua e Literatura Inglesa/PUC-SP, em Direito/FMU e especializada em Mediação e Arbitragem pela FGV e IMAB. Atua há 29 anos no Franchising, desenvolvendo trabalhos nas  áreas Jurídica, Operacional e de Capacitação. É sócia do escritório Zanin Advogados e  do Zanin  Gestão de Franquias que atende diversas Redes em gestão e suporte jurídico/empresarial. Atuou como coordenadora do Comitê  Mulheres do Franchising ABF e  como  Membro da Comissão de Ética da ABF. Atualmente integra a Comitê de Admissão da ABF e a  Comissão de Franchising da OAB. Palestrante de diversos temas inerentes ao Sistema de Franquias.

 


 

 

Wilson Poit

Empreendedor, especialista e mentor de pequenas e médias empresas, Wilson Poit fundou a Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária, incorporada em 2012 a inglesa Aggreko.

É Empreendedor Endeavor desde 2002 e recebeu em 2009 o Prêmio “Empreendedor do Ano” da Ernst&Young (EY). Participou de duas gestões municipais na Prefeitura de SP tendo liderado a condução do Plano Municipal de Desestatização, programa referência em todo Brasil.

Participou de Conselhos de Administração de grandes empresas, foi Consultor de Soluções em Energia e também de Políticas Públicas de Desestatização para Municípios de todo Brasil.

Atualmente Wilson Poit é o Diretor-Superintendente do Sebrae SP, eleito pelo conselho deliberativo em abril de 2019.