Convenção ABF tem dia de novidades, cases e networking

Convenção ABF tem dia de novidades, cases e networking - Contou com lançamento do aplicativo “Quero uma Franquia”, balanço do Projeto Franquias Brasil.

Convenção ABF do Franchising 2015 contou em seu 2º dia com lançamento do aplicativo “Quero uma Franquia”, balanço do Projeto Franquias Brasil, homenagens e muito mais

Novidades, resultados, cases e muito networking movimentaram a Convenção ABF 2015 na tarde do segundo dia do evento.

Juarez Leão, fundador e presidente da consultoria Leão Business Upgrade e diretor de Treinamento e Eventos da ABF fez um balanço do Projeto Franquias Brasil.
Realizada em parceria com o SEBRAE, a ação está capacitando por meio do curso Entendendo Franchising milhares de potenciais franqueados e franqueadores por todo o País. Desde fevereiro, quando foi lançado, até setembro, o projeto já formou 4.323 alunos, 17% mais do que a meta inicialmente prevista, de 3.120 pessoas, no período, em 126 turmas de 79 cidades e 19 estados. O curso é ministrado por uma equipe de 40 instrutores da ABF, que foram homenageados por contribuírem decisivamente para o sucesso do projeto.

O evento foi também palco da entrega do 1º Troféu Franquias Brasil, oferecido ao estado com maior média de estudantes e à cidade com maior turma de alunos. Na categoria Estado, o vencedor foi o SEBRAE Piauí, com média de 65 alunos. O troféu foi entregue a João Augusto Pérsico, representante da unidade do SEBRAE. Já Itapipoca (Ceará) sagrou-se vencedora entre as cidades. O município de 116 mil habitantes alcançou a média recorde de 145 alunos por turma. Leandro Lopes da Silva recebeu o troféu como representante local.

Ângela Manzoni, diretora de Educação da entidade, apresentou o inédito aplicativo “Quero uma Franquia” (link). Disponível nos sistemas Android e IOS, o app é um jogo online que objetiva ensinar a qualquer pessoa tudo o que ela precisa saber antes de abrir o próprio negócio.

A presidente da ABF, Cristina Franco, subiu ao palco para homenagear Humberto Ribeiro, professor visitante da Cornell University, pesquisador na área de Empreendedorismo e Comércio Exterior do Setor Terciário, e em Serviços Urbanos e Cidades Inteligentes.
A Associação homenageou, ainda, instituições financeiras que aderiram ao FAMPE Franquias (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas). Cristina Franco entregou as honrarias ao Bradesco, representado pelo diretor João Carlos Gomes da Silva e ao Santander, cujo representante foi o diretor superintendente Otávio Neto.

No intervalo da programação, os congressistas aproveitaram para fazer networking e visitar a Expo ABF para conhecer produtos e serviços dos fornecedores da indústria do franchising.

Desafios logísticos
Moderado por Juarez Leão, o debate “Gestão Estratégica para os Desafios da Logística” trouxe os cases do Giraffas e da Portobello Shop, representadas respectivamente pelos diretores Alexandre Guerra e José Gonçalves Junior.

A rede de fast food sediada em Brasília possui atualmente 530 pontos de venda (PDVs), sendo dez unidades nos Estados Unidos. Segundo Guerra, no Brasil, 90% dos insumos da rede são centralizados e distribuídos pela franqueadora. Já na América, tudo é comprado localmente. “A gestão de custos, com a eficiência de toda a cadeia nos Estados Unidos, é igual ou até maior do que no Brasil”, comparou.

Com 145 lojas em 27 estados e 115 cidades, a Portobello é uma empresa multicanal composta por revenda, engenharia, exportação (realizada para 28 países) e a Portobello Shop, “grande diferencial” da companhia, afirma o diretor. De acordo com Gonçalves Junior, “a franquia tem que se preocupar com a venda, a franqueadora com a entrega; a franquia, com a operação, a Portobello com a gestão”.

Doutores da Alegria participam do Franchising do Futuro
Pelo segundo ano consecutivo, a Convenção ABF contou com o “Franchising do futuro”, atividade voltada aos filhos dos franqueados e franqueadores participantes do evento.

Comandadas por Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria, as crianças se reuniram para assistir a uma apresentação dos palhaços “Doutorzinho e Baju” que cantaram e encantaram aos pais e filhos presentes.

Após o show e muitas risadas, as crianças se separaram em equipes e juntas pensaram e apresentaram ideias para melhorar o futuro.
As diretoras regionais da ABF, Danyelle Van Straten (Minas Gerais) e Fabiana Estrela (Sul), participaram com seus filhos.

Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta